fbpx

Turnover: o que é e qual seu impacto direto nas empresas?

Compartilhe:

Em RH, o turnover ou rotatividade é o nome dado ao fluxo de entradas e saídas de funcionários em uma empresa. Esse índice é calculado a partir da relação entre o desligamento e a admissão de novos colaboradores. Neste texto expandiremos sobre o assunto tema: turnover e seu impacto na empresa.

Antes de tudo, vamos pensar no termo “renovação”, que é justamente o significado dessa métrica.

Ela indica a porcentagem de substituições de antigos funcionários por novos, em um determinado período de tempo. Isso revela a capacidade da empresa em reter os colaboradores e em ser atrativa para eles e para os consumidores.

Sendo assim, você deve saber que é mais barato reter funcionários do que contratar novos, certo? E as pessoas não tendem a querer fazer parte de uma empresa que não consegue manter funcionários por muito tempo.

Como o turnover pode influenciar em sua empresa

Como saber se a minha empresa tem um turnover?

Todas as empresas têm uma taxa de rotatividade, até porque, a única forma de não possuir, seria a empresa deixar de existir. Porém, altas taxas indicam problemas: podendo ser uma má administração, falta de infraestrutura, remuneração abaixo da média e possível baixa motivação profissional ou falta de perspectiva de crescimento na empresa.

Também não é bom um turnover muito baixo. Segundo artigo da Forbes, “Este é um exemplo extremo de um desafio comum nas organizações: a inércia do pensamento de grupo – um termo que descreve como a pressão para se conformar em um grupo pode interferir no pensamento crítico individual, resultando em decisões erradas.”

Sendo assim, a empresa precisa ficar atenta e aplicar mecanismos que avaliem os impactos de determinadas ações para identificar o que funciona ou não na rotina de trabalho.

As consequências são diversas:

  • Seus impactos são sentidos diretamente na produtividade dos colaboradores, seu nível de satisfação e no lucro do estabelecimento;
  • Investir na retenção de profissionais talentosos é ainda mais barato do que o processo de contratação de novos;
  • Os empregados que permanecem tendem a ficar sobrecarregados com as tarefas devido à lacuna deixada pelos colaboradores que deixaram a empresa;
  • Essas mudanças constantes geram um desarranjo no clima organizacional, o que pode gerar conflitos entre colaboradores;
  • Um turnover reduzido preserva a imagem da empresa assim como o capital financeiro e intelectual.

O índice de rotatividade não é de todo ruim, mas vai depender da forma da gestão e dos objetivos da empresa no mercado. Alguns benefícios do turnover servem para mudar ou melhorar os processos e o comportamento interno a partir da investigação sobre as causas e o efeito experimentado.

Quais os tipos de turnover existentes?

Os funcionários deixam as organizações por vários motivos e não somente por insatisfação. Alguns encontram um emprego diferente, outros se aposentam e isso tudo afeta diretamente nos valores do turnover e seu impacto na empresa.

Todos esses exemplos representam a rotatividade, mas nem todos têm as mesmas implicações organizacionais. Para distinguir suas implicações, precisamos definir tipos de rotatividade.

Turnover voluntário e involuntário

A rotatividade voluntária é iniciada pelo próprio funcionário; por exemplo, um trabalhador aceita outro emprego. Já a involuntária é iniciada pela organização; a empresa demite um funcionário devido a um desempenho ruim ou a uma reestruturação organizacional.

As rotatividades voluntária e involuntária exigem técnicas de gerenciamento diferentes. Para gerenciar o turnover voluntário em sua organização, você precisa ter uma compreensão profunda de por que os funcionários saem ou permanecem na empresa em geral, bem como estratégias para gerenciar a rotatividade entre os funcionários valorizados em sua empresa.

Turnover funcional e disfuncional

Outra distinção importante é entre turnover voluntário disfuncional e funcional. O disfuncional é prejudicial à organização e pode assumir várias formas, incluindo a saída de:

Funcionários com habilidades difíceis de substituir;

Mulheres ou membros de grupos minoritários que minam com a diversidade da força de trabalho de sua empresa e as taxas de rotatividade a altos custos de reposição.

Em contrapartida, o turnover funcional acaba tendo um impacto menor e muitas das vezes positivo, já que inclui a saída de funcionários com baixo desempenho, problemáticos ou funcionários cujos talentos são fáceis de substituir.

Essa distinção entre rotatividade funcional e disfuncional é relativa e da realidade de cada empresa. O que torna um funcionário valioso e difícil de substituir varia de trabalho, organização, indústria e outros fatores. Para ilustrar, uma alta taxa de rotatividade pode ser mais disfuncional em uma indústria caracterizada por habilidades que são raras, como a de tecnologia.

Turnover disfuncional inevitável e evitável

A distinção entre o turnover evitável e inevitável é importante porque faz pouco sentido para uma empresa investir pesadamente na redução do turnover que surge por conta de razões inevitáveis.

No entanto, essa diferença pode ser imprecisa. Por exemplo: A empresa não tem controle quando um funcionário decide começar uma família. No entanto, ela pode optar por oferecer licença-maternidade remunerada e outros benefícios destinados a ajudar os pais que desejam continuar na empresa.

Seus melhores talentos não são apenas os funcionários que apresentam um alto índice de desempenho. Também devem ser considerados aqueles colaboradores capazes de engajar e motivar a equipe, os que realmente “vestem a camisa” da empresa.

Analisar o índice de retenção desses profissionais vai te ajudar a entender melhor as condições de trabalho da empresa, como: desafios capazes de provocar motivação, pacote de benefícios, qualidade da liderança, salário adequado, etc.

Resumindo:

Diante disso, analise criteriosamente os tipos de turnover e, se sua empresa sofrer com a ocorrência de algum deles, quais serão as melhores ações que podem ser tomadas para corrigir a tempo antes do cenário virar crítico. Atuando preventivamente, pode ser que você minimize os efeitos e retenha mais talentos sem sofrer com substituições ou despesas.

Agora que você já sabe um pouco mais sobre turnover conta para a gente: Como anda o turnover da sua empresa?

Gostou do artigo? Acompanhe nosso blog e fique por dentro de mais conteúdos como esse! 🙂

Que tal receber uma notificação sempre que lançarmos um novo artigo ou atualização? Assine nossa Newsletter agora.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Assine nossa Newsletter agora