Plano de carreira e sua importância para a empresa

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Hebert H. Martins

Assistente de Marketing, Redator, Editor de conteúdo, Criador de conteúdo e apaixonado pela cultura pop.
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Neste artigo será abordado sobre os benefícios para sua empresa em possuir um plano de carreira. Então confira esta seleção de informações a respeito do assunto que preparamos.
Você já conhece os benefícios para sua empresa em possuir um plano de carreira? Não? Então confira esta seleção de informações a respeito do assunto que preparamos.

O plano de carreira é um projeto estruturado para traçar a trajetória de crescimento do colaborador dentro da empresa.

O plano de carreira visa mostrar ao colaborador quais serão suas etapas de crescimento na organização, contemplando cargos, salários e a duração de cada etapa.

Além disso, é possível definir as competências e perfis necessários para cada cargo, norteando as ações de autodesenvolvimento do colaborador, que fica assim mais motivado quando tem uma visão de seu futuro na empresa.

Para ser eficaz, o plano de carreira deve ser formulado tanto para atrair talentos quanto para valorizar o funcionário a partir das oportunidades internas.

Ao oferecer oportunidades de crescimento aos colaboradores, a empresa mostra a eles que seu trabalho será recompensado, que sua função tem objetivos claros e a importância disso para a organização.

Portanto, isso tem um impacto direto no aumento da retenção de talentos, o que traz inúmeros benefícios para a empresa.

Neste artigo, você encontrará os seguintes tópicos:

Quais são as vantagens de implementar o Plano de Carreira na empresa?

A perspectiva oferecida pelo plano de carreira ajuda a projetar crescimento não só para o funcionário, mas também para a empresa, com benefícios para ambas as partes.

Para o colaborador, o plano de carreira orienta suas ações para o alcance de seus objetivos. Seja por meio de qualificações e treinamento, ou por meio do desenvolvimento de recursos, ele sabe o que se espera de seu trabalho e o que fazer para chegar onde deseja na empresa.

Além disso, o colaborador desenvolve um maior conhecimento de si mesmo, aprendendo a refletir sobre suas qualidades, pontos fortes, fracos e o que espera, por exemplo, do seu trabalho atual.

Para a empresa, os benefícios do plano de carreira são:

  • Formar gestores e especialistas qualificados com o DNA da empresa;
  • Redução de tempos e custos de recrutamento e seleção;
  • Economia com treinamento e adaptação de novos colaboradores;
  • A criação de um fluxo de crescimento na empresa;
  • Redução significativa do turnover, aumentando a retenção de talentos;
  • Aumento do interesse de candidatos qualificados pelas vagas disponíveis;
  • Maior envolvimento e motivação dos colaboradores;
  • Contribuir para o fortalecimento da cultura organizacional;
  • Aumentar a competitividade interna de forma saudável.

Quais são os tipos de planos de carreira?

Nem todo mundo quer seguir os mesmos caminhos de carreira, assim como cada empresa tem sua própria identidade e fluxo de trabalho. Em seguida, descubra os 5 tipos de Plano de Carreira mais utilizados pelas empresas.

1. Carreira horizontal

Na horizontal, não há aumento hierárquico, afinal, todos os cargos da empresa estão no mesmo nível.

Portanto, crescimento significa aumentar ou mudar as responsabilidades e deveres de sua função, bem como salários e benefícios.

2. Carreira em linha

Esse tipo de plano de carreira é muito comum, por exemplo, no serviço público. Nesse caso, a carreira segue uma linha de especialização, ou seja, as trocas entre áreas são muito raras.

Como resultado, esse tipo de carreira muitas vezes sobe automaticamente na hierarquia, na maioria dos casos por antiguidade.

3. Plano de carreira paralelo

A carreira paralela é aquela que segue um plano hierárquico diferente do comumente utilizado na empresa, como é o caso, por exemplo, dos programas de estágio.

4. Carreira em Y

Assim como o desenho da letra Y, este modelo de plano de carreira oferece ao funcionário duas opções de desenvolvimento: uma como gerente e outra como especialista.

Cada opção desempenha um papel diferente no negócio. Nesse caso, os gerentes são líderes de equipe e os especialistas tendem a liderar os projetos de forma mais técnica.

Esse formato de carreira foi pensado porque não é apenas o conhecimento da função que faz um bom administrador. Ou seja, para gerir pessoas com sucesso é necessário ter um perfil de liderança, com características que visem não só o conhecimento da área, mas também o desenvolvimento do capital humano da empresa.

Por isso, os especialistas apostam na parte estratégica e na atitude prática para o desenvolvimento do projeto, que exige mais know-how.

5. Plano de carreira em W

Como no formato anterior, a Carreira W oferece opções de gerente ou especialista, mas há uma terceira opção para o funcionário: o gerente de projeto.

Nesse caso, a função é um pouco gerencial, um pouco especialista.

Portanto, o profissional não é o responsável direto pelo desenvolvimento das pessoas, mas acompanha o desempenho das pessoas nos projetos e fornece feedback técnico.

Esse tipo de posição é mais comum em empresas de tecnologia, por exemplo.

6. Carreira na rede

No plano de carreira da rede, existem várias funções nas quais os colaboradores podem evoluir dentro da empresa. Por este motivo a ênfase está nas responsabilidades, perfis e habilidades.          

Na maioria das vezes, as carreiras podem ser versáteis, por exemplo: você pode alternar entre funções, independentemente da sua área de especialização.

Nesse caso, para decidir os cursos, é necessário avaliar a demanda, os perfis e as competências da empresa.

Portanto, uma carreira na rede é benéfica no sentido de que dá aos funcionários a oportunidade de trabalhar na função que eles amam e têm melhor desempenho, o que tem um impacto direto nos resultados financeiros da empresa.

Como preparar um plano de carreira? Descubra as 5 etapas!

O desenvolvimento de planos de carreira nas empresas está diretamente ligado à cultura organizacional e ao momento atual da empresa. Portanto, é um projeto de longo prazo e deve ter metas e objetivos bem estruturados.

Portanto, para que seja eficaz, DRHs, gerentes de equipe, especialistas e demais funcionários devem estar envolvidos. Veja o passo a passo abaixo.

Análise

Como em qualquer projeto, o primeiro passo é estudar o cenário atual de negócios, tanto interna quanto externamente.

Afinal, é importante entender como está indo a jornada do funcionário até a empresa, quais áreas estão tendo mais problemas para reter talentos e o que o funcionário pensa sobre sua carreira no momento, por exemplo.

Escute o colaborador

Na definição de um plano de carreira, devem ser levadas em consideração as expectativas dos funcionários em relação às suas funções.

Você poderá traçar quais são os perfis comportamentais e técnicos presentes na sua empresa.

Aqui estão algumas perguntas interessantes para fazer ao funcionário a fim de compreender seus objetivos:

  • Que posição você deseja preencher em alguns anos?
  • Qual é a remuneração esperada?
  • Que habilidades você deseja desenvolver?

Planejamento

Com base nas informações obtidas nas etapas anteriores, segmente as posições e defina um caminho para cada função.

Nesse sentido, o planejamento de carreira deve ser muito detalhado, ou seja, deve conter o tempo médio de trabalho em cada cargo, as faixas salariais e também os perfis e competências necessários para que o funcionário se qualifique para a promoção.

Defina seus objetivos

Defina objetivos reais e tangíveis, com base no diagnóstico da atual estrutura organizacional e nas reais expectativas dos colaboradores.

Além disso, disponibilize também o que o funcionário precisa para alcançá-los. Afinal, a empresa deve cooperar para o desenvolvimento e crescimento dos funcionários.

Comunicação

Para que todo o processo funcione conforme o esperado, a empresa deve ser transparente com o funcionário sobre sua visão de crescimento da empresa.

Por isso, tenha sempre uma linguagem clara e acessível, e sempre deixe espaço para o funcionário colocar dúvidas ou sugestões.

Dicas para a implementação de um plano de carreira eficaz

Conforme você segue as etapas acima, tente verificar se você também está seguindo o seguinte:

  • Incentive os gerentes a falar abertamente sobre carreiras com seus subordinados;
  • Priorizar sempre as pessoas da casa para as vagas disponíveis;
  • Compartilhe o processo de tomada de decisão com seus funcionários;
  • Assegurar a constituição de uma equipe de desenvolvimento do plano de carreira, com gestores, profissionais de RH e colaboradores;
  • Ter uma boa rotina de feedback entre gestores e subordinados e vice-versa;
  • Fornecer treinamento para desenvolver as habilidades dos funcionários.

Invista no capital humano do seu negócio

Capital humano é o valor atribuído ao funcionário na sua empresa e quanto mais valorizado, melhores serão os resultados.

Afinal, quando o funcionário tem objetivos e ambições, mas não vê perspectivas de desenvolvimento em sua empresa, pode desanimar e pedir demissão para conseguir um emprego.

Ou seja, o plano de carreira é um dos meios para oferecer segurança ao colaborador e, como tal, deve ser não apenas comunicado, mas também praticado e incentivado.

Qual é o plano de carreira da sua empresa?

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