fbpx

Relógio de Ponto – Quanto custa ter? Compensa?

Existem várias maneiras de verificar o ponto. Neste artigo, falaremos sobre o Registrador Eletrônico de Ponto (REP): um sistema físico, normalmente localizado nas premissas da empresa, no qual os funcionários registram a entrada e a saída do trabalho (jornada) por meio de biometria, senha ou cartões e se o relógio de ponto compensa ser adotado pela sua empresa ou não.

Neste artigo compreenda o investimento financeiro que é ter ou não um relógio de ponto na sua empresa, avalie se é uma ação compensatória e veja onde sua empresa pode economizar e investir em segurança.
Neste artigo compreenda o investimento financeiro que é ter ou não um relógio de ponto na sua empresa, avalie se é uma ação compensatória e veja onde sua empresa pode economizar e investir em segurança.

Quanto custa um relógio? Como funciona?

O controle de jornada de trabalho é obrigatória para empresas com mais de 20 empregados, de acordo com a lei nº. 13 874. Um controle de tempo bem executado evita muitos problemas e processos de trabalho, garantindo uma melhor organização em relação à jornada de trabalho dos funcionários.

O relógio pode parecer a opção mais simples e barata, mas não exatamente. O preço de compra de um relógio eletrônico pode variar amplamente. Os mais simples variam de R $ 400 a R $ 900. Esses dispositivos costumam ter uma saída USB para exportação de dados – que é obrigatório perante o MTE, e também há pelo menos um leitor de código de barras para ler o crachá do funcionário e registrar seu tempo.

Um REP de nível médio tem uma série de outros recursos, como biometria, tela sensível ao toque, impressora e wi-fi, que permitem que o REP conecte-se diretamente ao software de processamento de pontos, que é usado para fazer alterações nos pontos marcados, em particular neste, casos de erros e omissões.

E quanto custa um relógio com essas características? O valor varia entre R $ 1.000 e R $ 1.700.

Relógios mais avançados têm ainda mais recursos do que um relógio comum, como o sistema de presença diretamente no dispositivo. Também podem contar com um sistema anti-violação, o que dificulta a superação de seus recordes – o sistema de pontos online já vem equipado com esse recurso, o que facilita todo o processo.

Esses aparelhos mais avançados podem passar de R $ 2.000.

Manutenção

Além do custo inicial de implantação, é importante levar em consideração os custos de manutenção e aquisição da bobina térmica para emissão dos comprovantes na hora de estudar se o relógio de ponto compensa. E vale lembrar também que, se a empresa for grande, é necessário adquirir mais de um equipamento para evitar filas nas chegadas, saídas e intervalos.

Burocracia

O REP não garante tempo para as equipes de RH e departamento de pessoal, que ainda podem sofrer atrasos no processamento de dados e toda a burocracia associada ao fechamento de contracheques.

Todos esses processos geralmente podem criar horas extras para os funcionários da equipe no início e no final do mês. Ao contrário do relógio de ponto digital, que permite ao RH ou DP extrair informações de viagem diretamente do equipamento e em tempo real.

Calculadora de despesas

Equipes remotas e home office

Outro ponto importante é que esse tipo de ferramenta não permite que o funcionário registre o ponto onde quer que esteja. Portanto, esse serviço não ajudaria mais a controlar viagens de home office ou a ter equipes remotas.

Nesse caso, o sistema de pontos online é o mais adequado. Nele, os funcionários podem discar o horário diretamente no celular e o sistema já conta com serviço de geolocalização, para garantir a segurança do processo.

Segurança

O REP biométrico é muito mais seguro e confiável do que a marcação manual, mas quando não está conectado à nuvem, as informações podem ser perdidas. Se o aparelho apresentar algum problema e apagar as informações da jornada de trabalho, isso causará dores de cabeça e despesas adicionais com advogados.

O REP vale a pena?

Agora que vimos quanto custa um relógio e quais despesas adicionais o dispositivo pode gerar, podemos ver que o barato pode sair mais caro. Embora seja uma opção mais segura do que o controle de tempo manual, está sujeita a falhas.

Além disso, os recursos humanos devem verificar cada registro, o que leva tempo e deixa margem para erros na compilação dos dados profissionais.

Uma das alternativas para empresas que precisam de um relógio, mas também querem a segurança de ter suas informações do dia de trabalho salvas na nuvem, é importar os dados para sistemas digitais de ponto e atendimento como o Sonoda Ponto.

O software Sonoda Ponto, por exemplo, se comunica com todos os relógios homologados pelo Ministério do Trabalho e Emprego e permite que os dados sejam importados para o sistema de forma muito conveniente. Dessa forma, a empresa não corre o risco de perder as informações dos pontos de cada funcionário devido à instabilidade ou indisponibilidade do sistema.

Sistema de registro de ponto online

A presença online ou digital é a melhor e mais abrangente opção para empresas que precisam de um sistema que atenda às necessidades de RH e DP.

Ao contrário do relógio eletrônico, o sistema Sonoda Ponto não possui custos de instalação ou manutenção, pois cada funcionário utiliza seu smartphone ou computador / tablet fornecido pela empresa. E se a empresa quiser usar o mesmo aparelho de ponto para todos os colaboradores, também temos a praticidade de atender às exigências da portaria 373 referente a batimento de ponto de forma digital.

Com o sistema de registro de jornada online, a empresa pode oferecer diversas formas de registrar o ponto dos funcionários, agrupar todas as informações da jornada de trabalho na nuvem, extrair essas informações em poucos cliques para horário de fechamento e cálculo de holerites , bem como para evitar problemas com processos trabalhistas.

Cada vez que o funcionário bate seu ponto via QR code, Reconhecimento facial ou pelo aplicativo no celular ou computador, ele é registrado no sistema. Além disso, o sistema é totalmente transparente, permitindo ao funcionário acompanhar seus pontos.

Mudar de um relógio eletrônico para um método online traz muitos benefícios para sua empresa e seus funcionários.

Gostou desse artigo? Acompanhe nosso blog para mais artigos como esse!

Que tal receber uma notificação sempre que lançarmos um novo artigo ou atualização? Assine nossa Newsletter agora.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Assine nossa Newsletter agora