fbpx

Testes de perfil comportamental podem auxiliar as empresas

Se você já ouviu falar alguma vez sobre teste de perfil comportamental, já sabe que existem vários. Esses testes têm como objetivo identificar e agrupar pessoas com determinados traços de personalidade e comportamentos. Ou seja, através dos testes de perfil, é possível identificar quais são as tendências de atitudes frente a diferentes situações que os indivíduos podem enfrentar no dia a dia.

Atualmente diversas empresas utilizam dos testes comportamentais a seu favor, seja em entrevistas de emprego, seja com funcionários que já estão inseridos. Isso acaba sendo uma grande vantagem, já que, dessa forma, é fácil encontrar qual personalidade pode acrescentar na empresa ou não.

Testes comportamentais podem auxiliar as empresas a conquistar bons colaboradores

Embora seja fácil encontrar diversos tipos desses testes espalhados por toda a internet, é necessário ficar de olho, já que nem sempre são verdadeiros. Os testes de perfil comportamental confiáveis são apenas aqueles que têm fundamento, geralmente feitos por profissionais da área da psicologia ou psiquiatria.

Como vimos acima, várias são as ramificações dos testes de perfil, e hoje falaremos sobre o mais utilizado no ambiente corporativo: Águia, Gato, Lobo e Tubarão.

Qual a importância dos testes de perfil comportamental?

William Edward “Ned” Herrmann foi um dos pioneiros na exploração da compreensão do cérebro como um sistema de quatro quadrantes. Ned passou cerca de 30 anos de sua vida pesquisando o modelo de aprendizagem e os recursos do pensamento criativo.

Através de seus estudos, Herrmann chegou à conclusão que os indivíduos possuem quatro perfis comportamentais básicos. Apesar de todos terem um pouco de cada, existe a dominância de um deles. É esse perfil dominante que influencia as maneiras de pensar e os comportamentos.

A compreensão do perfil é fundamental para conhecermos nosso próprio comportamento, dificuldades e talentos. Saber como funcionamos é necessário para construirmos um caminho em que reconhecemos os pontos fracos e sabemos utilizar de nossos pontos fortes.

Quando falamos de equipes, então, a questão é ainda mais importante. Reconhecendo suas deficiências, é mais fácil encontrar pessoas que consigam suprir as suas necessidades e agregar para a realização de um bom trabalho.

Perfis comportamentais

Conhecendo os perfis comportamentais propostos por Ned Herrman e, posteriormente, sob nomes de animais, por José Roberto Marques.

Lobo – perfil analítico

Característica principal: “fazer o certo”.

O perfil do lobo está sempre analisando e quantificando. É lógico, crítico e realista. Gosta muito de números, entende de dinheiro, sabe como as coisas funcionam. Prefere trabalhar sozinho, realizar, analisar dados, lidar com aspectos financeiros, montar as coisas, fazer algo funcionar, resolver problemas difíceis. São pessoas muito objetivas, logo, são perfeitas para atividades de execução, com prazos definidos.

Para esse tipo de pessoa, a palavra de ordem é objetividade. A comunicação com esse tipo de profissional deve ser feita de forma direta e rápida. Com reuniões objetivas e com pauta definida.

  • Pontos fortes: Pensar em longo prazo e cumprir com regras e responsabilidade.
  • Pontos a melhorar: Dificuldade de se adaptar às mudanças pode impedir o progresso.
  • Valores: Ordem e Controle
  • Comportamento na equipe: Tem um caráter formal, é crítico, decisivo, analítico, informado e isolado.
  • Comportamentos mais comuns: Reage de forma não emocional, é direto (a) e objetivo (a), apresenta ideias bem articuladas em formato lógico, usa dados e informações para ilustrar suas ideias, tem precisão técnica, gosta de criticar, tem facilidade para debates e exige fatos precisos.
  • Profissões mais comuns: Juiz, Analista de Tecnologia da Informação, Gerente, Técnico Financeiro, Cientista pesquisador, químico, presidente da empresa, engenheiro, corretor de bolsa de valores, executivo financeiro.

Gato – perfil relacional

Característica principal: “fazer junto”.

O indivíduo dessa classificação comportamental é geralmente curioso, brincalhão, empático, gosta de ensinar, é expressivo, emocional, fala muito… Preza muito a harmonia, visto que visualiza a união como uma ferramenta de trabalho positiva. Para o perfil gato, conseguir que os outros trabalhem bem juntos é uma vitória.

Gosta de resolver questões de clientes, expressar ideias, desenvolver relacionamentos, fazer parte de uma equipe, convencer as pessoas, perceber o ambiente.

Todo líder precisa ter o seu lado relacional desenvolvido, pois isso é fundamental para exercer influência sobre seus liderados.

  • Pontos Fortes: Trabalhar em equipe e comunicação aberta.
  • Pontos a melhorar: Esconder conflitos e manipular através dos sentimentos.
  • Comportamento na equipe: Emocional, vulnerável, compreensivo, humanista, instintivo.
  • Comportamentos mais comuns: Reage de forma espontânea, usa empatia e apresenta bom relacionamento, é informal nos relacionamentos, gosta de imaginar como as pessoas vão reagir às suas ações, quer que os sentimentos dos outros sejam respeitados, tem consideração com todos da equipe.
  • Profissões comuns: Assistente social, Psicólogo, Educador, Orientador, Gerente de Marketing, Secretária, Vendedor, Assessor, Gerente de cooperativas, Gerentes de pessoas.

Águia – perfil experimental

Característica principal: “fazer diferente”.

De forma geral: tem insights, imagina, especula, corre riscos, é impetuoso, quebra regras, gosta de surpresas, percebe oportunidades. É o tipo de profissional que adora correr riscos, se desafiar, inventar soluções, desenvolver uma visão, fazer projetos, causar mudanças, fazer experiências, vender ideias.

A pessoa com essa personalidade preza muito pelo seu espaço. Tem facilidade em lidar com o futuro. A palavra de ordem desse perfil é inovação.

Esse profissional é quem está sempre trabalhando com os olhos no futuro. Está sempre procurando o que há de novo e o que se pode “reinventar”. Essas pessoas devem assumir atividades que buscam inovação e mudanças de paradigma.

  • Pontos Fortes: Provocar mudanças radicais e antecipar o futuro.
    Pontos a melhorar: Falta de atenção para o presente, impaciência e rebeldia.
  • Valores: Criatividade e Liberdade
  • Comportamento na equipe: Jogador, gosta de surpresas, mente aberta, imprevisível, inconformado.
  • Comportamentos mais comuns: Reage pensando no assunto, percebe o global, gosta de liberdade para explorar ideias, prefere tarefas frequentes e espontâneas, usa metáforas, tem preferência por informações visuais, traça objetivos a longo prazo, está ligado(a) ao cenário geral, tem iniciativa, usa a imaginação, apresenta bom humor, é pouco detalhista.
  • Profissões mais comuns: Cientista, Empreendedor, Artista, Músico, Empresário (Técnico), Presidente de Empresa, Gerentes ligadas à área de planejamento, Gerente de empresas de entretenimento.

Tubarão – perfil controlador

Característica principal: “fazer rápido”.

Quem é do perfil comportamental tubarão é especialista em tomar providências, estabelecer procedimentos, ser organizado e confiável, pontual, planejador. Gosta de cumprir cronogramas, construir coisas, estar no controle, de ambiente organizado, fazer tarefas burocráticas, colocar ordem nas ações, planejar, estabilizar, administrar.

Sua palavra é segurança. Possui habilidades diferenciadas em definição, controle e execução de processos. Tem facilidade de lidar com muita informação e um senso de organização bem aguçado. Desmotiva-se com atividades repetitivas.

  • Pontos fortes: Fazer com que os processos ou projetos aconteçam e conseguir parar com a burocracia.
  • Pontos a melhorar: Relacionamento complicado e fazer do jeito mais fácil.
  • Valores: Resultados.
  • Comportamento na equipe: Previsível, Tradicional, Organizado, Reservado, Pontual.
  • Comportamentos mais comuns: Reage de forma cuidadosa, é detalhista, trabalha com cronogramas e agendas, usa plano de ação, acompanha resultados, tem procedimentos bem definidos, gosta de riscos baixos, gosta de comunicações formais, é pontual e exige pontualidade, é organizado (a) e exige ordem.
  • Profissões mais comuns: Juiz, Gerente Contábil, Administrador, Supervisor, Corretor de Imóveis, Contador, Militar, Instrutor, Gerente de operações e Enfermeiro Chefe.

Qual seu perfil comportamental e como você pode ajudar em sua empresa?

Quer saber qual sua classificação comportamental? Nós da Sonoda Ponto priorizamos muito a inovação e a precisão no mercado de trabalho, logo, estamos constantemente em busca de pontos em que podemos melhorar e agregar.

Além de diversas ferramentas que disponibilizamos em nosso site para auxiliar os recursos humanos, como a calculadora de horas e o teste de QI, a Central do RH disponibiliza também o teste de perfil comportamental, fundamentado e regularizado pelo Instituto Brasileiro de Coaching (IBC).

Gostou do artigo? Nos siga para conferir mais e compartilhe alguém que pode se interessar!

Que tal receber uma notificação sempre que lançarmos um novo artigo ou atualização? Assine nossa Newsletter agora.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Assine nossa Newsletter agora