O que é a Síndrome de Burnout e como evitá-la?

Compartilhe:

O que é a Síndrome de Burnout?

A Síndrome de Burnout é identificada em pessoas com exaustão emocional, causada pela pelo excesso de trabalho. Segundo a OMS, “o burnout é resultante de um estresse crônico no trabalho que não foi administrado com êxito” e pode ser caracterizado através de 3 elementos principais:

  1. Despersonalização ou cinismo: desenvolvimento de sentimentos negativos em relação às pessoas do ambiente profissional, inclusive endurecimento afetivo;
  2. Esgotamento emocional ou exaustão: incapacidade de produzir mais diante do cansaço físico e emocional extremo;
  3. Baixa realização pessoal ou ineficácia: perda de confiança nas suas próprias realizações.

Continue a leitura para saber quais são os sintomas e como evitar o burnout nas empresas:

Síndrome de Burnout pode ser um grande problema dentro das empresas

As principais consequências da Síndrome de Burnout são: nervosismosofrimentos psicológicos e problemas físicos, como dor de barriga, cansaço excessivo e tonturas.

O estresse e a falta de vontade de sair da cama ou de casa, quando constantes, podem indicar o início da doença. Confira a seguir mais alguns dos diversos sintomas que a Síndrome de Burnout pode causar:  

  • Cansaço excessivo, físico e mental.
  • Dor de cabeça frequente.
  • Alterações no apetite.
  • Insônia.
  • Dificuldades de concentração.
  • Sentimentos de fracasso e insegurança.
  • Negatividade constante.
  • Sentimentos de derrota e desesperança.
  • Sentimentos de incompetência.
  • Alterações repentinas de humor.
  • Isolamento.
  • Fadiga.
  • Pressão alta.
  • Dores musculares.
  • Problemas gastrointestinais.
  • Alteração nos batimentos cardíacos.

Esses sintomas normalmente surgem de maneira leve, mas podem piorar ao longo dos dias, fazendo com que muitas pessoas acreditem que é apenas estresse, uma virose, ou um “nervoso” passageiro.

Para evitar que a situação evolua para um quadro mais grave, é indispensável buscar apoio profissional ao notar qualquer sinal, mesmo que pequeno. Afinal de contas, pode ser algo passageiro, mas também pode ser o início da Síndrome de Burnout.

A síndrome, quando não é tratada, pode evoluir para casos de depressãotranstornos de ansiedade e até mesmo doenças físicas.

Como evitar e amenizar a Síndrome de Burnout dentro das empresas?

Listamos a seguir algumas das atitudes que podem ser tomadas dentro da sua empresa para evitar o burnout, e já adiantamos que a principal delas é a pausa para descanso no meio do expediente! Confira:

Pausas para descanso

O ritmo frenético de algumas empresas pode ser extremamente prejudicial. Tarefas repetitivas e maçantes, por exemplo, são muito exaustivas, e se tivermos que executar imediatamente outra tarefa que exija mais intelecto ou criatividade, pior ainda, visto que ainda estaremos sobrecarregados com a anterior e nosso desempenho será prejudicado. Portanto, você precisa de uma pausa para limpar sua mente e se preparar para continuar o trabalho.

Se os funcionários ficarem sobrecarregados, a capacidade criativa será reduzida e, consequentemente, perderão a flexibilidade da inovação. Logo, as pausas para descanso oferecem uma boa oportunidade para os funcionários relaxarem suas mentes e reorganizarem suas ideias. Como resultado, eles podem voltar mais bem preparados para pensar em mais soluções ou para encontrar maneiras criativas de resolver os problemas do dia-a-dia.

Melhorar o clima organizacional

Outro ponto que merece atenção é a questão do clima organizacional. Em um ambiente onde todos transpiram e trabalham sem parar, fica evidente que em algum momento o nível de estresse contagiará todo o grupo. Gradualmente, valores e códigos de conduta serão esquecidos. Feito! Foi criado o cenário perfeito para termos um clima organizacional negativo na empresa. Normalmente, as empresas com problemas de clima organizacional se deparam com alta rotatividade, improdutividade e uma série de outros problemas.

O ideal nesse cenário é criar um ambiente agradável através de reuniões, pesquisas de satisfação, momentos de descanso, conforto, etc. para estimular a equipe positivamente e reduzir a incidência de quadros de burnout.

Incentivos e metas

Um profissional que se sente valorizado dentro da empresa dificilmente desenvolverá problemas relacionados ao burnout.

Um bom plano de carreira, bônus e recompensas para os profissionais, por exemplo, estimulam positivamente sua equipe.

Estipular metas que, quando alcançadas, são recompensadas de alguma maneira (seja financeira, elogios, etc) é um bom começo!

Gostou desse conteúdo? Fique por dentro do nosso blog para mais artigos como esse! 🙂

Que tal receber uma notificação sempre que lançarmos um novo artigo ou atualização? Assine nossa Newsletter agora.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Assine nossa Newsletter agora