O que é a Síndrome de Burnout?
A Síndrome de Burnout é identificada em pessoas com exaustão emocional, causada pela pelo excesso de trabalho. Segundo a OMS, “o burnout é resultante de um estresse crônico no trabalho que não foi administrado com êxito” e pode ser caracterizado através de 3 elementos principais:
- Despersonalização ou cinismo: desenvolvimento de sentimentos negativos em relação às pessoas do ambiente profissional, inclusive endurecimento afetivo;
- Esgotamento emocional ou exaustão: incapacidade de produzir mais diante do cansaço físico e emocional extremo;
- Baixa realização pessoal ou ineficácia: perda de confiança nas suas próprias realizações.
Continue a leitura para saber quais são os sintomas e como evitar o burnout nas empresas:
As principais consequências da Síndrome de Burnout são: nervosismo, sofrimentos psicológicos e problemas físicos, como dor de barriga, cansaço excessivo e tonturas.
O estresse e a falta de vontade de sair da cama ou de casa, quando constantes, podem indicar o início da doença. Confira a seguir mais alguns dos diversos sintomas que a Síndrome de Burnout pode causar:
- Cansaço excessivo, físico e mental.
- Dor de cabeça frequente.
- Alterações no apetite.
- Insônia.
- Dificuldades de concentração.
- Sentimentos de fracasso e insegurança.
- Negatividade constante.
- Sentimentos de derrota e desesperança.
- Sentimentos de incompetência.
- Alterações repentinas de humor.
- Isolamento.
- Fadiga.
- Pressão alta.
- Dores musculares.
- Problemas gastrointestinais.
- Alteração nos batimentos cardíacos.
Esses sintomas normalmente surgem de maneira leve, mas podem piorar ao longo dos dias, fazendo com que muitas pessoas acreditem que é apenas estresse, uma virose, ou um “nervoso” passageiro.
Para evitar que a situação evolua para um quadro mais grave, é indispensável buscar apoio profissional ao notar qualquer sinal, mesmo que pequeno. Afinal de contas, pode ser algo passageiro, mas também pode ser o início da Síndrome de Burnout.
A síndrome, quando não é tratada, pode evoluir para casos de depressão, transtornos de ansiedade e até mesmo doenças físicas.
Como evitar e amenizar a Síndrome de Burnout dentro das empresas?
Listamos a seguir algumas das atitudes que podem ser tomadas dentro da sua empresa para evitar o burnout, e já adiantamos que a principal delas é a pausa para descanso no meio do expediente! Confira:
Pausas para descanso
O ritmo frenético de algumas empresas pode ser extremamente prejudicial. Tarefas repetitivas e maçantes, por exemplo, são muito exaustivas, e se tivermos que executar imediatamente outra tarefa que exija mais intelecto ou criatividade, pior ainda, visto que ainda estaremos sobrecarregados com a anterior e nosso desempenho será prejudicado. Portanto, você precisa de uma pausa para limpar sua mente e se preparar para continuar o trabalho.
Se os funcionários ficarem sobrecarregados, a capacidade criativa será reduzida e, consequentemente, perderão a flexibilidade da inovação. Logo, as pausas para descanso oferecem uma boa oportunidade para os funcionários relaxarem suas mentes e reorganizarem suas ideias. Como resultado, eles podem voltar mais bem preparados para pensar em mais soluções ou para encontrar maneiras criativas de resolver os problemas do dia-a-dia.
Melhorar o clima organizacional
Outro ponto que merece atenção é a questão do clima organizacional. Em um ambiente onde todos transpiram e trabalham sem parar, fica evidente que em algum momento o nível de estresse contagiará todo o grupo. Gradualmente, valores e códigos de conduta serão esquecidos. Feito! Foi criado o cenário perfeito para termos um clima organizacional negativo na empresa. Normalmente, as empresas com problemas de clima organizacional se deparam com alta rotatividade, improdutividade e uma série de outros problemas.
O ideal nesse cenário é criar um ambiente agradável através de reuniões, pesquisas de satisfação, momentos de descanso, conforto, etc. para estimular a equipe positivamente e reduzir a incidência de quadros de burnout.
Incentivos e metas
Um profissional que se sente valorizado dentro da empresa dificilmente desenvolverá problemas relacionados ao burnout.
Um bom plano de carreira, bônus e recompensas para os profissionais, por exemplo, estimulam positivamente sua equipe.
Estipular metas que, quando alcançadas, são recompensadas de alguma maneira (seja financeira, elogios, etc) é um bom começo!
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