fbpx

4 dicas para fazer um controle de despesas eficiente!

Compartilhe:

Em muitos meios em que estamos inseridos e em diversas situações, devem ser considerados mecanismos ou estratégias para um eficiente controle de despesas. Seja em famílias, empresas ou até mesmo no governo, muitas vezes existem gastos não essenciais que podem atrapalhar e fazer com que as contas não batam no final do mês.

Logo, manter a saúde financeira e garantir o sucesso de sua empresa requer o controle de todas as despesas que são efetuadas. Mas, afinal, qual a melhor maneira de fazer isso? Acompanhe a seguir nosso artigo e confira 4 dicas para fazer um controle eficiente dos gastos do seu negócio!

Como controlar suas despesas pode facilitar sua vida pessoal e profissional
Como controlar suas despesas pode facilitar sua vida pessoal e profissional

1. Fundo de emergência e/ou controle de despesas

Manter um fundo de reserva para emergências é tão importante que deveria ser obrigatório em todas as empresas. Ter esse dinheiro guardado, pode ser difícil no começo, mas essa “poupança” pode ser o que salvará seu negócio no futuro, caso haja qualquer imprevisto ou caso você queira investir em algo.

Parte do que se é produzido deve ser guardada para fins de continuidade do seu negócio. Com um fundo de emergência, você não precisará recorrer a um empréstimo diante de uma demanda inesperada, por exemplo. Ou, caso realmente queira realizar um empréstimo, dessa forma terá muito mais margem de negociação. Considere, por exemplo, uma rescisão contratual com a qual você não contava — seu fundo poderá sustentar e reduzir possíveis danos.

2. Planejamento financeiro

planejamento financeiro de uma empresa nada mais é do que um conjunto de procedimentos e controles que visam elaborar e implementar o seu orçamento. Ao mesmo tempo, é necessário definir as metas que devem ser atingidas. A elaboração do planejamento financeiro e do controle de despesas de sua empresa pode estar voltada para o curto, o médio e o longo prazo. Para planejar, é preciso:

  • Entender o ciclo financeiro: como/quando entra e sai dinheiro da empresa;
  • Conhecer os custos envolvidos o processo de produção: os recursos consumidos e os gastos necessários para produzir ou prestar serviço;
  • Definir o orçamento: identificar os valores que serão gastos e os que serão recebidos.

Sabendo disso, faça projeções e procure identificar os períodos de maiores demandas para dimensionar as reservas necessárias. Assim como deve-se considerar os períodos de maiores ofertas e se preparar para não perder nenhuma oportunidade de negócio.

3. Investimento em tecnologia

Utilizar planilhas financeiras e aplicativos que auxiliam na contabilidade até podem ser eficazes em uma ou outra atividade. Todavia, o que mais terá o poder de contribuir com um controle financeiro verdadeiramente eficiente é a utilização de tecnologia na gestão do seu negócio. Implemente, por exemplo, um controle de ponto eficiente, otimizado, online e que seja capaz de alcançar todo o seu pessoal. Com isso, será muito mais fácil fazer uma gestão completa eliminando todo o trabalho manual e a burocracia. Tempo é dinheiro e, desse modo, a tecnologia que faça-o gastar menos viabiliza o controle mais eficiente.

4. Reduzir despesas

Parece – e é – óbvio, mas para começar a controlar as despesas, realmente pense no que pode ser reduzido. Basta identificar suas despesas fixas e variáveis e considerar reduzi-las, avaliando cada uma. Resumidamente, é mais fácil economizar em despesas variáveis, embora você também possa encontrar pontos de redução em despesas fixas.

Agora que já conferiu nossas dicas, você está pronto para começar a pensar em implantar um controle de despesas eficiente! Conheça a Sonoda Ponto e comece a economizar em sua empresa!

Que tal receber uma notificação sempre que lançarmos um novo artigo ou atualização? Assine nossa Newsletter agora.

0 resposta em “4 dicas para fazer um controle de despesas eficiente!”

Assine nossa Newsletter agora