fbpx

Funil de Recrutamento e suas 5 principais etapas

O Funil de Recrutamento é uma estratégia que visa auxiliar as empresas a alcançarem os melhores candidatos para suas vagas. Similar ao Funil de Vendas, o Funil de Recrutamento divide o processo seletivo em etapas, facilitando a gestão do processo e a tomada de decisão.

O Funil de Recrutamento, também conhecido como Funil de Recrutamento e Seleção, consiste em uma representação visual das etapas do processo seletivo, permitindo uma análise minuciosa de cada uma das fases, desde a atração até a contratação.

Como funciona o Funil de Recrutamento?

Para compreender o seu funcionamento, pode-se fazer uma analogia com um funil de cozinha, o qual apresenta uma parte superior (conhecida como topo) significativamente maior em relação à sua base, a parte inferior.

Em processos seletivos ou de vendas, a primeira fase deve contar com um número elevado de pessoas para aumentar as chances de encontrar o candidato ideal. No entanto, é importante ressaltar que não basta qualquer pessoa. É necessário criar uma segmentação que atraia os candidatos que apresentem um perfil semelhante ao perfil ideal para a vaga em questão. Para tanto, o RH precisa realizar um mapeamento de funções e descobrir o perfil comportamental mais adequado.

Com essas informações e a utilização de ferramentas e meios de divulgação eficientes, os candidatos alinhados serão atraídos para o processo seletivo. Durante as etapas, a empresa pode mostrar um pouco de sua cultura, envolvendo ainda mais os pretendentes.

Conforme o processo avança, menos candidatos permanecem, porém, eles tendem a ser os mais adequados à vaga. Ao final do funil, permanecerão apenas aqueles que atendem ao maior número de requisitos, aumentando as chances de a empresa contratar um profissional coerente com a cultura organizacional.

3 fases do funil:

Topo do Funil – Fase 1:

Essa é a fase inicial do processo, que abrange um número maior de pessoas e se concentra na conscientização e na consideração, sendo uma fase de atração.

Transpondo para o contexto do funil de recrutamento e seleção, são as etapas em que a empresa divulga a vaga disponível, os candidatos descobrem a oportunidade e começam a pesquisar sobre a empresa. Nessa fase, a missão é atrair os melhores talentos e realizar uma triagem adequada dos currículos, atividades que podem ser facilitadas com o uso da tecnologia.

O recrutamento preditivo, por exemplo, é uma técnica que utiliza People Analytics e Big Data para encontrar os melhores currículos, enquanto o ATS é uma ferramenta de triagem. Ambas tecnologias podem ser utilizadas para tornar essa fase mais eficiente.

Meio do Funil – Fase 2:

Essa fase é composta pelos testes e entrevistas realizados com os candidatos após a triagem inicial.

Existem diversas práticas de recrutamento externo que podem ser adotadas, e não é necessário se prender a apenas um modelo. Os testes técnicos podem ser realizados remotamente para avaliar a capacidade técnica do candidato. Além disso, é possível realizar avaliações do perfil comportamental, testes de compatibilidade cultural, dinâmicas de grupo e entrevistas.

Fundo do Funil – Fase 3:

A fase final do processo seletivo é composta pelas etapas de decisão e contratação efetiva. O objetivo é escolher o candidato mais capacitado e alinhado às necessidades da empresa para o cargo em questão.

Quando as etapas anteriores foram bem executadas, há uma grande possibilidade dos candidatos que chegaram até o final do processo serem os mais adequados para a vaga.

Após a escolha, que é realizada pelo RH em conjunto com o gestor da área, a empresa faz a proposta de emprego e o candidato pode aceitá-la e se tornar parte da equipe.

Benefícios ao implementar o Funil de Recrutamento:

O funil de recrutamento traz diversos benefícios para as empresas e para o planejamento do setor de RH. A seguir, destacamos alguns desses benefícios:

1. Atração de talentos:

Com um processo de recrutamento bem estruturado, é mais fácil atrair profissionais qualificados para a vaga. Isso ajuda a manter um clima organizacional saudável, além de contar com colaboradores motivados e engajados.

2. Assertividade na contratação:

O funil de recrutamento oferece maior precisão no processo de seleção, permitindo o uso de diferentes ferramentas e análises para escolher o candidato ideal para a vaga.

3. Facilita a tomada de decisão:

Todo o processo de construção e análise do funil de recrutamento conta com recursos de mensuração e comparação de dados, tornando mais fácil a escolha do candidato mais alinhado aos objetivos propostos.

4. Otimização de recursos:

A rotatividade de funcionários é um dos principais gastos em uma empresa. Com um funil de recrutamento, as chances de encontrar um profissional que combine perfeitamente com os objetivos da empresa aumentam, minimizando custos com turnover e permitindo que a empresa invista mais em seus funcionários.

5. Melhoria contínua:

O funil de recrutamento permite que o RH identifique quais etapas foram mais efetivas e quais precisam ser aprimoradas para que o processo seja cada vez mais assertivo. Isso gera melhorias contínuas no processo como um todo e ajuda a reduzir os custos para a empresa.

A seguir, apresentamos as etapas do Funil de Recrutamento:

  1. Atração: a primeira etapa do Funil de Recrutamento é atrair os candidatos para a vaga. Essa etapa envolve a criação de uma descrição clara e objetiva da vaga, bem como a divulgação em canais de comunicação apropriados, como sites de emprego, redes sociais e anúncios online.
  2. Triagem: na etapa de triagem, os candidatos são analisados para verificar se atendem aos requisitos básicos da vaga, como formação, experiência e habilidades. Essa etapa pode ser feita manualmente ou com a ajuda de softwares de triagem de currículos.
  3. Entrevista: nesta etapa, os candidatos são entrevistados para avaliar se possuem as competências técnicas e comportamentais necessárias para a vaga. É importante definir previamente as perguntas a serem feitas e os critérios de avaliação para garantir a imparcialidade do processo.
  4. Seleção: após as entrevistas, os candidatos que se destacaram são selecionados para a próxima fase. Nessa etapa, é importante que a empresa avalie os candidatos em relação aos objetivos e valores da organização.
  5. Contratação: a última etapa do Funil de Recrutamento é a contratação. Nesta fase, a empresa deve apresentar a proposta de emprego ao candidato selecionado e, se houver aceitação, providenciar a documentação necessária para formalizar a contratação.

Nesse artigo vimos que o Funil de Recrutamento pode ser uma ferramenta muito útil para otimizar o processo seletivo e garantir a contratação dos melhores candidatos para a vaga. Ao seguir as etapas do funil, a empresa consegue estruturar melhor o processo e tomar decisões mais assertivas em relação aos candidatos. Além disso, a utilização do Funil de Recrutamento pode trazer mais transparência ao processo seletivo, o que pode melhorar a imagem da empresa para os candidatos.

Gostou do conteúdo? Fique por dentro do nosso blog para mais artigos como esse!

Que tal receber uma notificação sempre que lançarmos um novo artigo ou atualização? Assine nossa Newsletter agora.

0 resposta em “Funil de Recrutamento e suas 5 principais etapas”

Assine nossa Newsletter agora