fbpx

Controle de ponto para pequenas empresas

Compartilhe:

Uma boa gestão do controle de ponto é extremamente importante para qualquer empresa, seja grande ou pequena. Como já falamos diversas vezes em outros artigos, até mesmo o menor erro em uma folha de ponto de um funcionário pode acarretar em enorme prejuízo financeiro ou pior: em processos trabalhistas. Por isso, hoje vamos falar um pouco hoje sobre o como o controle de ponto para pequenas empresas é eficaz!

Um bom controle de ponto é essencial tanto para grandes empresas quanto para as micro ou pequenas empresas.
Um bom controle de ponto é essencial tanto para grandes empresas quanto para as micro ou pequenas empresas.

Como o controle de ponto pode ajudar uma empresa nas questões jurídicas?

A rotina dentro da maioria das empresas é de correria e alta demanda, o que pode tornar complicado o acompanhamento dos horários exatos de entradas, intervalos e saídas dos colaboradores. Apesar disso, é importante não deixar essas atividades de lado, uma vez que a marcação de ponto é uma obrigatoriedade da CLT e também afeta diretamente as finanças da empresa, através das horas extras, por exemplo.

O controle de ponto é obrigatório por lei para empresas com mais de 20 funcionários, ou seja, pequenas empresas também precisam realizar essa gestão!

Além da questão jurídica, quais as vantagens do controle de ponto para pequenas empresas?

As vantagens do controle de ponto são muitas. Vamos listar as principais a seguir:

Otimização de tempo

Através da gestão de controle de ponto, a equipe de Recursos Humanos consegue economizar tempo, podendo, assim, priorizar outras atividades, já que não perderá mais tempo fazendo contabilidade das horas trabalhadas, por exemplo.

Segurança jurídica

Com o controle de ponto em dia, a empresa se mantém protegida de possíveis erros de cálculos de horas extras ou jornadas que ultrapassem o limite permitido, por exemplo, o que evita ações trabalhistas.

Auxílio na gestão de pessoas

Controlar as jornadas de trabalho dos colaboradores com facilidade através de um sistema de controle de ponto garante, além de uma ajuda extra no fim do mês para o fechamento das folhas de pagamento, uma grande contribuição no acompanhamento da rotina de trabalho da equipe. Trabalhar com gestão de pessoas pode ser cansativo e detalhado, mesmo em pequenas empresas, por isso é tão importante controlar bem as faltas, planejar as férias e folgas da equipe.

Redução das possíveis falhas

Alguns métodos de controle de ponto (como o digital), oferecem menos possibilidades de erros, uma vez que os cálculos são realizados todos automaticamente pelas plataformas.

Autonomia

Com um controle de ponto eficaz os colaboradores desenvolvem mais autonomia, uma vez que sabem se há a necessidade de pagar horas ou se possuem banco de horas para folgas, por exemplo.

Conheça o nosso sistema de controle de ponto!

O sistema de controle de ponto automatizado da Sonoda Ponto é o que há de mais eficiente para pequenas ou grandes empresas! Entre em contato conosco e saiba mais 🙂

Que tal receber uma notificação sempre que lançarmos um novo artigo ou atualização? Assine nossa Newsletter agora.

0 resposta em “Controle de ponto para pequenas empresas”

Assine nossa Newsletter agora