fbpx

Por que a felicidade e satisfação do funcionário importam?

Compartilhe:

A felicidade e a satisfação dos funcionários têm se tornado cada vez mais uma preocupação das organizações. Isso se deve à sua importância para a obtenção de vantagens competitivas e para o crescimento do negócio. Investir na felicidade e satisfação dos colaboradores eleva uma empresa a um outro patamar comercial, empresarial, cultural e socioambiental.

A motivação é a base para a felicidade e satisfação dos funcionários em seu ambiente de trabalho, assim como um ambiente corporativo saudável. Isso afeta diretamente sua vida pessoal. Por isso, quando a empresa investe seu tempo e recursos para dar satisfação aos seus colaboradores, obtém retorno de curto prazo e consegue reter seus talentos.

Você sabe de que outras maneiras a empresa pode se beneficiar da satisfação dos funcionários? Leia e descubra!

Como estão os níveis de felicidade e satisfação dos colaboradores na sua empresa? Você se importa com isso? Pois deveria!
Como estão os níveis de felicidade e satisfação dos colaboradores na sua empresa? Você se importa com isso? Pois deveria!

Produtividade aumentada

Os colaboradores satisfeitos com a empresa se engajam mais no trabalho e também buscam o próprio crescimento.

Assim, a energia que um funcionário motivado transmite para o meio em que está inserido e contribui para o crescimento dos demais trabalhadores, permitindo à empresa alcançar melhores resultados por meio do aumento da produtividade.

Redução de custos e rotatividade

Quando os funcionários estão satisfeitos com a empresa e seu trabalho, será difícil para eles optar por trabalhar na competição. Essa retenção criada pela motivação implica na redução do turnover e traz crescimento e prosperidade pela redução de custos.

A rotatividade gera custos de desligamento, recrutamento e seleção, admissão, treinamento e integração, além da percepção dos demais colaboradores de verem mais um colega partindo. Portanto, prefira investir na felicidade e na satisfação dos funcionários. Para assim não ter tantos custos quanto os citados acima e não perder os talentos de sua equipe.

Funcionários mais comprometidos

Os investimentos da empresa em capital humano, quando realizados de forma adequada, responsabilizam os colaboradores pelo retorno do investimento realizado. Esses planos de motivação também demonstram respeito pelos colaboradores e reconhecimento da importância dos recursos humanos para a empresa.

Dessa forma, os funcionários se sentem mais envolvidos e dispostos a fazer bem o seu trabalho. E também a dar bons resultados para a organização.

Melhor clima organizacional

O clima organizacional pode ser entendido como a satisfação do funcionário com o ambiente em que está inserido e o relacionamento com os demais colegas. Os profissionais passam boa parte do dia na empresa.

E para isso, eles precisam se sentir confortáveis ​​e seguros nesse ambiente para poder trazer bons resultados. Um bom clima organizacional contribui para o engajamento dos funcionários, o trabalho em equipe, a conduta ética, maior motivação e reduz o estresse.

Maior qualidade operacional

Funcionários da empresa motivados e satisfeitos tendem a buscar o próprio crescimento por meio de cursos de treinamento e desenvolvimento. Isso torna o profissional mais capaz e mais criativo na execução de seu trabalho visto que este colaborador terá mais conhecimento para executar suas tarefas o que facilita sua execução e agiliza quaisquer processos que sejam.

Esse treinamento também permite que o funcionário aprimore o atendimento ao cliente, pois reduz erros na execução da função e apresenta desempenho superior ao de funcionários desmotivados.

Como vimos, as organizações podem se beneficiar da felicidade e satisfação dos funcionários de várias maneiras.

As ações de motivação e retenção dos funcionários exigem mais investimento de tempo por parte dos gestores do que investimento financeiro. Ou seja, trazem grande retorno sobre os resultados do negócio e o melhor: a maioria das ações não acarreta despesas.

São exemplos de ações voltadas à satisfação dos colaboradores: feedback regular, comunicação interna eficaz, benefícios sociais atrativos, salários compatíveis com o mercado, premiação por bons resultados, treinamentos, etc.

Você está pronto para investir na felicidade e na satisfação de seus colaboradores para alcançar bons resultados? Então comece a agir desde já!

Gostou do conteúdo? Siga nosso blog para ficar por dentro de mais artigos como esse!

Que tal receber uma notificação sempre que lançarmos um novo artigo ou atualização? Assine nossa Newsletter agora.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Assine nossa Newsletter agora