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O que é absenteísmo e como evitá-lo?

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O absenteísmo é um problema sério mas que é infelizmente muito comum no meio corporativo, se tornando um verdadeiro desafio para o RH.

Quer saber o que é o absenteísmo e como evitá-lo? Venha conosco!

O absenteísmo é um padrão habitual de ausências no processo de trabalho, dever ou obrigação que prejudica diretamente a empresa.
O absenteísmo é um padrão habitual de ausências no processo de trabalho, dever ou obrigação que prejudica diretamente a empresa.

Afinal, o que é absenteísmo?

O absentismo refere-se a ausências no processo de trabalho, dever ou obrigação seja por faltas ou atrasos. Por exemplo, se um funcionário chega sempre atrasado ou vai embora antes do fim do expediente, ou se ele simplesmente não se dedica o suficiente ao trabalho e está sempre por fora das normas da empresa, ele é um praticante do absenteísmo.

Essa falta de comprometimento pode trazer diversas consequências para a empresa, como: redução de resultados, sobrecarga de funcionários regulares, prejuízos financeiros, entre outros.

Quais as principais causas do absenteísmo?

Embora muitas vezes o absenteísmo possa ocorrer sem muitas motivações plausíveis, é possível mapear algumas das suas principais causas:

Procura de novas oportunidades

Quando o funcionário está insatisfeito com seu trabalho atual, muitas vezes ele pode estar à procura de outras oportunidades de emprego enquanto ainda se encontra dentro da empresa. O absenteísmo nessa situação está tanto em utilizar-se do horário de trabalho para dedicar-se à outras atividades ao invés de focar no trabalho quanto ao sair no meio do expediente para entrevistas em outras organizações, por exemplo. Tente monitorar seus funcionários de perto para ver se isso pode acontecer.

Incompatibilidade com a cultura organizacional

Se o perfil do funcionário não estiver bem alinhado aos valores e cultura organizacional da empresa, as chances de ele se sentir desmotivado e frequentemente ausente do trabalho são enormes.

A melhor forma de reduzir o absenteísmo relacionado ao não alinhamento com a cultura organizacional é realizar processos seletivos eficazes e concisos.

Assédio moral

Profissionais que não se dão bem com os outros colegas de trabalho ou que se sentem humilhados de alguma maneira no trabalho têm muito mais probabilidade de faltar. Portanto, é importante fornecer feedback constante para sua equipe e incentivá-los a compartilhar situações desconfortáveis ​​para resolvê-las.

Carga de trabalho excessiva

A carga de trabalho excessiva afeta a produtividade e a satisfação dos funcionários, que podem atingir níveis elevados de estresse.

Portanto, monitore constantemente a capacidade de entrega de sua equipe e busque metodologias que ajudem a aumentar o desempenho.

Doença

Doenças e comorbidades são os motivos mais comuns de absenteísmo. Claro que se realmente for o caso, a questão deve ter a atenção necessária e deve haver um diálogo entre ambas as partes para alinhar melhores opções de como lidar com essa situação. Em caso de doença, seus funcionários devem ser incentivados a ir ao médico e, se possível, apresentar atestados. No entanto, muitas vezes, infelizmente, doenças “falsas” podem ser apenas uma desculpa para encobrir outras questões.

Como calcular a taxa de absenteísmo?

Existem muitos indicadores de desempenho que podem ser rastreados, e a taxa de absenteísmo é um dos principais.

O cálculo é muito simples: basta pegar o total de horas não trabalhadas, dividir pelo total de horas trabalhadas e depois multiplicar por cem. O resultado é a taxa de absenteísmo, ou seja, o percentual que ela representa na carga horária.

Vamos dar um exemplo:
  • Um funcionário teve 10 horas não trabalhadas no mês;
  • Ou seja, ela trabalhou apenas 34 horas nesse período;
  • Na fase de contabilização, é possível verificar que a taxa de absentismo deste trabalhador é igual a 29,41%.

No final desta varredura, você pode saber se o nível de frequência é o esperado ou se é necessário melhorar.

Seja qual for o resultado, é importante definir metas de melhoria.

E como reduzir a taxa de absenteísmo?

Além de afetar negativamente o dia a dia da organização, a ausência de funcionários também é um claro sintoma da falta de motivação da equipe.

Aqui estão algumas maneiras de evitá-lo:

Melhorar o clima organizacional

Engana-se o gerente que acha que o funcionário tem a obrigação de se manter 100% motivado. As condições de trabalho podem afetar diretamente o bem-estar dos funcionários.

Proporcionar um ambiente limpo e organizado com toda a infraestrutura necessária para a realização das atividades diárias é fundamental para a redução do absenteísmo.

Mas é possível ir mais longe: promover eventos de integração, como a celebração de marcos, aperitivos e aniversários do mês.

É fato que momentos de descontração promovem a integração entre os colaboradores, facilitam a empatia entre eles e, portanto, resultam em um ambiente de trabalho mais agradável e acolhedor.

Garantir a satisfação do funcionário

Cuidar do atendimento ao cliente é muito importante para o sucesso de um negócio. Igualmente importante, no entanto, é a satisfação do funcionário. Um colaborador insatisfeito com sua rotina tende a buscar maneiras de escapar dela – e uma dessas deficiências é o absenteísmo.

Se seus funcionários estiveram ausentes do trabalho por um longo tempo sem justificativa médica plausível, tente realizar uma pesquisa de satisfação. Saber que você está sendo ouvido ajuda a aumentar o engajamento e a motivação da equipe.

Siga de perto a jornada do time

Todo profissional precisa equilibrar sua vida profissional e pessoal, garantindo que ela também tenha tempo para resolver questões particulares. O problema é que muitos, no desejo de serem produtivos, acabam se dedicando muito ao trabalho e fazendo muitas horas extras.

Por esse motivo, tenha um controle mais eficaz da jornada de trabalho. O software de relógio de ponto pode ser a ajuda que falta para reduzir o absenteísmo em sua empresa.

Mantenha uma comunicação clara e eficaz

Conflito causado por falhas de comunicação é algo que causa desconforto em qualquer ambiente organizacional. Informações parciais ou tendenciosas podem levar a prazos perdidos, afetar os resultados financeiros e criar pressão desnecessária sobre os funcionários.

Portanto, mantenha sempre uma comunicação clara e eficaz dentro de sua equipe, seja por meio de reuniões informativas, painéis de mensagens ou ferramentas de comunicação online.

É importante também manter a comunicação para toda a empresa, ampliando os canais de comunicação entre as áreas. As equipes, assim, estreitam mais os laços e o diálogo.

Tenha um plano de carreira bem estruturado

A nova geração de profissionais busca a oportunidade de evoluir constantemente. Portanto, é fundamental que a empresa oriente seus colaboradores a compreender o caminho que eles precisam percorrer para atingir seus objetivos e a saber a melhor forma de direcionar suas energias.

Criar e exibir um plano de carreira bem estruturado é uma forma eficaz de manter os funcionários motivados. Isso gera um alinhamento eficaz entre os interesses pessoais e profissionais.

Combata o absentismo com feedback constante

Um bom feedback ajuda a entender o que é bom e o que deve ser melhorado na rotina de trabalho. A forma como esse feedback é fornecido ajuda a engajar a equipe, pois é uma forma de os gestores auxiliarem os colaboradores a crescerem profissionalmente.

Não existem regras rígidas e rápidas para esta conversa, mas existem algumas coisas nas quais você deve prestar atenção. O principal é o equilíbrio. Não fale apenas sobre os pontos negativos do profissional; mostra que você também vê o que ele faz pela empresa e o elogia por isso.

Incentive práticas saudáveis ​​na empresa

Encontrar hábitos mais saudáveis ​​é essencial, principalmente no que diz respeito ao atendimento dos colaboradores. Boas práticas refletem o bem-estar e a saúde de um indivíduo, bem como sua disposição de acordar todos os dias e entregar resultados prontos para uso.

Pequenos intervalos durante o dia para alongamento podem fazer uma grande diferença. Também é possível firmar parcerias com academias ou clubes esportivos, dando aos profissionais mais um motivo para manter a forma e a saúde.

Aposte em recompensas e benefícios

Um dos fatores que mais motivam os colaboradores é mostrar que eles estão sendo recompensados ​​- em termos de carreira, salário e remuneração – com base em suas realizações. E isso também reduz o número de faltas e atrasos.

Além das recompensas financeiras tradicionalmente utilizadas, existem outras que podem ser uma grande fonte de inspiração e compromisso, tais como:

  • Dias de folga remuneradas;
  • Prêmio;
  • Oportunidades de promoção;
  • Lugares de estacionamento exclusivos na garagem;
  • Almoço com o CEO.

Sentir as mudanças torna os funcionários mais leais. E, mais do que tudo, é isso que combate o absenteísmo.

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