fbpx

Qual o momento de demitir ou afastar um funcionário?

Compartilhe:

Qual o momento de demitir um funcionário? Uma das questões mais difíceis de lidar no dia-a-dia do mundo corporativo é a demissão. Obviamente ninguém gosta de ser demitido ou de ver alguém sendo demitido pela empresa e nem sempre esse desligamento ocorre devido a crises, cortes coletivos ou algo relacionado.

Muitas vezes a demissão é relacionada ao próprio funcionário, à sua maneira de trabalhar e como ele se comporta perante as normas da empresa. Confira a seguir algumas dicas para auxiliar nesse momento tão delicado.

Definir o momento certo de um afastamento ou demissão é crucial para a organização da empresa

Deixar de seguir as normas da empresa

Não há dúvidas que todas as empresas possuem suas normas internas e filosofias de trabalho, e, consequentemente, os funcionários têm de se adaptar.

Porém, em muitos casos, o funcionário não consegue ou sequer se esforça para alinhar-se com a cultura da empresa.

Manter um funcionário que não segue as normas pode gerar intrigas entre os colaboradores, além de permitir que a pessoa em questão dite as regras da sua conduta, algo que pode ser muito prejudicial em um ambiente em que todos devem possuir os mesmos direitos.

Baixo rendimento

A produtividade no trabalho, ou melhor dizendo, a falta dela, é, sem dúvidas, um dos grandes fatores que leva a demissão de um funcionário. O baixo rendimento deve ser bem analisado, já que nem sempre o problema é do funcionário, mas sim dos gestores e da elaboração dos processos.

Caso realmente seja observado que o funcionário está num ritmo de trabalho inferior ao esperado, o ideal é primeiro tentar ter um diálogo a respeito e dar uma chance para que melhore; caso a conversa não surta efeito, realmente torna-se necessário o desligamento do empregado.

Incapacidade de se adaptar

Ao longo do tempo, as empresas podem mudar bastante, desde uma mudança estrutural até uma modernização de todos os processos. Alguns funcionários podem reagir mal às mudanças e isso pode ser um problema.

As modernizações e adaptações devem sempre ter o intuito de trazer melhorias para o ambiente de trabalho e, para que funcionem adequadamente, os colaboradores precisam fazer parte desse processo. Caso algum funcionário tenha dificuldade de adaptar-se e queira ficar estagnado nos antigos mecanismos, talvez seja preciso que o gestor tente alertá-lo da necessidade de se adequar à nova realidade. E, novamente, se mesmo com o aviso não houver mudanças, infelizmente o contrato de trabalho deve ser encerrado.

Dificuldade em se relacionar com as pessoas da empresa

Em muitos casos, dificuldade de um colaborador em se relacionar com os demais pode causar uma impressão desagradável. Para evitar que isso aconteça e que boas relações sejam mantidas dentro da empresa, o funcionário deve se esforçar para tentar, pelo menos, se entrosar. Caso não haja esse esforço, o ambiente pode ficar com um péssimo clima, e assim começam a aparecer problemas de comunicação e produtividade.

Mais uma vez, vale reforçar que uma conversa a respeito do assunto pode resolver esse problema, mas se não há mudança, está no momento de demitir o funcionário.

Esses são apenas alguns dos sinais que os gestores devem observar para tomar a decisão de demitir um funcionário. Claro que o bom senso e a análise da empresa como um todo também são super relevantes nesse momento.
Gostou desse artigo? Compartilhe com outros gestores!

Que tal receber uma notificação sempre que lançarmos um novo artigo ou atualização? Assine nossa Newsletter agora.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Assine nossa Newsletter agora