fbpx

Quais as vantagens do aplicativo de controle de ponto?

Compartilhe:

Como funciona o controle de ponto por aplicativo?

Antes de escolher o melhor app de controle de ponto, você tem que saber como funciona na prática:

O controle de ponto por aplicativo funciona através de um sistema de ponto online que é capaz de captar as marcações e informações do registro de ponto dos colaboradores.

O app é como se fosse o meio físico do controle de ponto online, assim como o relógio de ponto é o meio físico do ponto eletrônico.

Para que ele funcione, só é preciso que o software seja desenvolvido para dispositivos móveis, utilizando a tecnologia em nuvem. O aplicativo é apenas uma parte deste grande software de ponto, que pode ser dividido em três partes, sendo:

  • Registro de ponto 
  • Tratamento de ponto 
  • Gestão de ponto 

Mas vale lembrar que apenas os sistemas mais completos são assim. De qualquer forma, funcionam de forma parecida, por meio de um sistema desenvolvido para funcionar em um dispositivo móvel

Sistema de Ponto Web
Sistema de Ponto Web

Como se posiciona a CLT a respeito do controle de ponto por aplicativo?

O controle de ponto por aplicativo passou a ser aceito pela legislação trabalhista com a entrada da portaria 373, uma portaria que permitia o uso de sistemas alternativos de controle de ponto, disciplinava esses sistemas e trazia regras importantes para sua adoção, como, por exemplo, a obrigatoriedade da permissão de sindicatos ou a realização de acordos coletivos.

Porém, atualmente, com a nova portaria 671, que revogou as portarias anteriores a ela, como a 1510 e 373, ficou mais fácil ainda utilizar-se do aplicativo de ponto.

O aplicativo de ponto aparece na CLT no artigo 74, parágrafo 2° que diz: 

“Art. 74. O horário de trabalho será anotado em registro de empregados. 

§ 2º Para os estabelecimentos com mais de 20 (vinte) trabalhadores será obrigatória a anotação da hora de entrada e de saída, em registro manual, mecânico ou eletrônico, conforme instruções expedidas pela Secretaria Especial de Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, permitida a pré-assinalação do período de repouso.”

Quando a redação da lei diz “anotação da hora de entrada e de saída, em registro manual, mecânico ou eletrônico”, isso inclui o aplicativo de registro de ponto, que é um meio eletrônico de fazer a marcação de ponto. 

Uma empresa só poderá adotar o controle de ponto alternativo, se autorizado por acordo coletivo ou convenção coletiva de trabalho.

Além disso esse sistema deve observar algumas regras como:

  • Estar disponível no local de trabalho;
  • Permitir a identificação de empregador e empregado; 
  • Possibilitar a extração eletrônica e impressa do registro fiel das marcações realizadas pelo empregado;
  • Não permitir restrições à marcação do ponto;
  • Não fazer marcação automática do ponto;
  • Não exigir autorização prévia para marcação de hora extra;
  • Não permitir a alteração ou eliminação dos dados registrados pelo funcionário.

Agora que já falamos um pouco sobre a questão legislativa, vejamos por que esse tipo de controle de ponto é melhor do que o meio tradicional!

REP e controle de ponto por aplicativo: principais diferenças

A primeira diferença que podemos observar entre o REP e o controle de ponto por aplicativo é a modernidade. Por ser desenvolvido para apps, esses softwares geralmente mais fáceis e apresentam uma interface mais interativa, intuitiva e amigável do que os sistemas tradicionais.

Não obstante, o ponto por aplicativo é um sistema único separado em partes, ao contrário dos sistemas tradicionais, que são geralmente dois sistemas diferentes: o do relógio de ponto e o de tratamento dos pontos.

O relógio de ponto necessita estar integrado a um sistema de ponto para poder funcionar, afinal, ele por si só é apenas uma máquina que capta os horários. 

Além dessas diferenças em suas funcionalidades, podemos mencionar: 

  • Mobilidade;
  • Acompanhamento em tempo real;
  • Fechamento da folha de ponto rápido;
  • Redução de custos;
  • Otimização de tempo.

Mobilidade

Como mencionado anteriormente, os aplicativos de ponto eletrônico funcionam através de um sistema em nuvem, consequentemente, é totalmente móvel. 

Ao contrário do REP que precisa estar fixo em um único lugar, o ponto por aplicativo pode funcionar de qualquer lugar. Essa é, inclusive, a ideia principal desse tipo de sistema. Essa mobilidade permite com que as empresas tenham mais flexibilidade e agilidade. 

Acompanhamento em tempo real

Como é um sistema único dividido em etapas diferentes, o app para registro de ponto permite o acompanhamento em tempo real.

Quando o colaborador marca o ponto, a equipe de RH da empresa não precisa sincronizar ou extrair os pontos do dispositivo utilizado, essa informação é automaticamente reconhecida pelo sistema e já aparece na folha de ponto online do colaborador. 

Fechamento da folha de ponto rápido

Como as informações chegam de forma automática à folha de ponto do colaborador, a empresa economiza o tempo de extração dos pontos, um dos maiores problemas do relógio de ponto.

Além disso, o sistema já realiza o cálculo da jornada instantaneamente, de acordo com a jornada de trabalho pré-cadastrada para o colaborador. Dessa forma, no final do mês, a empresa não precisa extrair os pontos, passá-los para outro sistema e realizar o tratamento… as informações já estão prontas, diminuindo o tempo de tratamento de ponto.

Redução de custos

Com o aplicativo de ponto, não é necessário mais de um relógio de ponto caso a empresa seja muito grande. Os aplicativos podem ser instalados em diferentes dispositivos móveis de acordo com as regras da empresa. 

Além do mais, só de não precisar se locomover para captar os pontos já se economiza, sem contar diversas outras economias relacionadas a manutenção, aparelhos, sistemas complementares e muitos outros fatores… 

Otimização de tempo

Já que tudo pode ser feito por meio do aplicativo, desde o registro até a gestão de jornada, consequentemente sua empresa vai conseguir economizar um ótimo tempo.

Vantagens de utilizar o melhor app de controle de ponto do mercado

Para escolher um bom aplicativo de ponto, o primeiro passo é conhecer as suas funcionalidades. Isso porque o app não é somente um meio de registrar o ponto, e sim uma ferramenta que é capaz de melhorar o crescimento da sua empresa. 

Além do básico, que é o registro de ponto em si, devem ser verificadas quais as demais funcionalidades desse sistema.

Lembre-se que esse modelo de controle de ponto funciona por meio de um software e ele deve ser prático, funcional e trazer benefícios para sua organização.

Algumas funcionalidades que você pode buscar nesse sistema são:

  • Diversos meios de registrar o ponto; 
  • Cálculos automáticos;
  • Gestão de banco de horas e escalas;
  • Segurança;
  • Sistema intuitivo;
  • Capacidade de gestão

Outra característica muito importante que você deve buscar antes de escolher o seu novo sistema é saber se ele é adequado às regras da legislação, inclusive a nova LGPD, pois, como o sistema terá dados dos seus colaboradores é importante que esses dados estejam seguros.

Conheça a Secullum!

Secullum Ponto Web

De tudo o que falamos a respeito sobre aplicativos de ponto, o Secullum é destaque!

O Secullum é um sistema de ponto 100% Web e seguro, criado para facilitar a rotina de quem precisa gerenciar a folha de ponto e não tem tempo a perder.

Com ele, você:

  • Cria e configura rapidamente turnos, escalas e banco de horas;
  • Controla a jornada de colaboradores externos ou em home office;
  • Envia a folha de ponto para assinatura remotamente;
  • Gerencia a folha de ponto de várias filiais de um único lugar;
  • Acompanha tudo em tempo real por indicadores;
  • Visualiza rapidamente a decomposição de cálculos;
  • Pode utilizar o recurso de geolocalização no registro de ponto;
  • Utiliza o recurso de reconhecimento facial;
  • Pode receber atestados;
  • Emitir relatórios personalizados e muito mais!

Nós do Sonoda Ponto prezamos muito pelo crescimento da sua empresa! Agora que já sabe sobre aplicativos de registro de ponto, saiba mais sobre as vantagens do Secullum e faça com que sua empresa esteja sempre em ascensão!

Que tal receber uma notificação sempre que lançarmos um novo artigo ou atualização? Assine nossa Newsletter agora.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Assine nossa Newsletter agora