fbpx

Saiba tudo sobre o REP-A

Compartilhe:

Se você bate o ponto na sua empresa, as chances de você já ter feito o registro das suas horas através de um REP-A (Registrador Eletrônico de ponto alternativo) alguma vez, são altas.

O REP-A traz um maior controle para o registro de ponto, sendo mais seguro, torna o fechamento da folha mais simples e com menos erros.

Nesse artigo te mostraremos o que é o REP-A e o que mudou com a aprovação da portaria 671.

REP-A é um registrador eletrônico de ponto alternativo

O que é um REP?

Antes de explicarmos o que é REP-A, vamos falar sobre o que é REP. O REP (ou Registrador de Ponto Eletrônico) é um equipamento utilizado pelas empresas para que os funcionários marquem a hora de entrada e saída, ida e volta do almoço e fim de expediente.

Na grande maioria das organizações, o equipamento é localizado na entrada da empresa, para que o registro seja feito logo que o colaborador chegar e assim que sair.

Assim, fica mais fácil para o RH e o gestor conseguirem acompanhar as informações relacionadas a jornada de trabalho de cada colaborador.

Além disso, as informações registradas no ponto eletrônico, ficam salvas, evitando fraudes ou erros.

Em 2009, com a Portaria 1510, o antigo Ministério do Trabalho e Emprego criou algumas diretrizes que as organizações deveriam seguir, como:

  • Impressão do comprovante do registro de horas;
  • Não restringir o período de marcação;
  • Inviolabilidade da memória.

O ponto pode ser marcado de várias maneiras:

  • Através da biometria;
  • Cartão magnético (crachá);
  • Senha.

Quais são as formas de marcação de ponto existentes?

Agora que já discutimos sobre o que é REP e sua importância para a gestão do ponto, vamos falar sobre as diversas maneiras que os colaboradores podem utilizar para fazer a marcação de horas.

Existem três formas legais previstas pelas normas trabalhistas nas quais os registros podem ser feitos:

Registro Manual
Essa é a forma mais antiga, mais econômica, mas também a que tem maiores chances de erro de marcar o ponto.

O registro manual é feito através da marcação das horas em um livro do ponto, no qual o próprio colaborador preenche à caneta ou lápis as horas conforme a sua jornada de trabalho; logo, ele pode preencher com as informações incorretas, esquecer de bater ponto, entre outras ocorrências.

Sem contar que, quanto maior o tamanho da empresa, mais difícil fica de fazer a gestão do ponto e o fechamento da folha.

Registro Mecânico
Esse é o famoso relógio de ponto: o empregador insere o cartão e a máquina registra os horários.

Esse modelo é um pouco mais simples, todavia é ainda muito burocrático e difícil de gerir as informações. Assim como o registro manual, também dá muita margem para erros.

Registro eletrônico
O ponto eletrônico é a forma mais moderna, confiável e segura de registrar as horas.

Os registros podem ser feitos em diferentes equipamentos e as informações são enviadas em tempo real para uma central de controle que armazena os dados.

Esse modelo permite, também, que os colaboradores tenham acesso a um comprovante de marcação, assim, torna-se possível identificar algum erro imediatamente.

Ainda, como esse modelo, a organização terá as informações salvas por vários anos e não arrisca perdê-las como nos modelos anteriores.

O que é REP-A?

Até pouco tempo atrás, os trabalhadores CLT não possuíam tantas alternativas para fazer a marcação do ponto. A forma mais comum era registrar o cartão na máquina.

Ao passar dos anos, o relógio de ponto eletrônico começou a surgir no mercado, método no qual o trabalhador pode utilizar sua impressão digital ou senha para fazer o seu registro de ponto. 

Entretanto, posteriormente foi preciso inovar e encontrar um processo menos burocrático, mais prático e mais seguro.

Assim, surgiu o REP-A (Registrador de Ponto Eletrônico Alternativo), denominado anteriormente apenas por controle de ponto alternativo. Foi uma alternativa para os colaboradores registrarem o horário de entrada e de saída utilizando computadores, celulares ou até mesmo tablets.

O REP-A é um sistema que possui o software responsável por arquivar as informações relacionadas às horas trabalhadas dos colaboradores; não obstante, essa ferramenta também é utilizada para auxiliar os gestores no acompanhamento das horas extras, negativas, faltas ou atrasos dos profissionais.

Atualmente, esse modelo de ponto é consolidado pela Portaria 671, documento que substituiu a antiga portaria 373 que falava sobre o ponto alternativo. 

Como funciona o REP-A?

O REP-A é um sistema mais fácil e mais completo, principalmente por organizações com várias sedes, profissionais que se deslocam com frequência, trabalhadores em home office, entre outros casos.

As informações do sistema de ponto são integradas a outros softwares. Além disso, assim que o colaborador bate o ponto, os dados são enviados para um painel em tempo real para o gestor.

REP-A: O que diz a lei

Os pontos eletrônicos foram regulamentados pela portaria nº 671. Através dessa nova norma, ampliaram-se as regras de registro de ponto e as maneiras que os funcionários podem realizar as marcações.

A lei determina também que os equipamentos façam o registro fiel do horário de entrada e saída dos colaboradores.

O uso do REP-A nas empresas deve ser autorizado mediante convenção ou acordo de trabalho da categoria. Para isso ele deve:

  • Permitir identificar o empregado e o empregador;
  • Possibilitar a extração eletrônica ou impressa dos registros do ponto.

A portaria ainda determina que:

§ 2º O REP-A somente poderá ser utilizado durante a vigência da convenção ou acordo coletivo de trabalho autorizador, sendo vedada a ultratividade conforme o § 3º do art. 614 do Decreto-Lei nº 5.452, de 1943 – CLT.

Portanto, se o acordo ou a convenção determinar, a empresa não poderá mais seguir com o uso do REP-A.

Principais vantagens do REP-A

Trazer o REP-A para as empresas é extremamente vantajoso, tanto para os colaboradores quanto para a organização em si.

Algumas das vantagens ao adotar o REP-A são:

Mobilidade
Através do REP-A, os colaboradores que trabalham remotamente ou precisam viajar, por exemplo, conseguem fazer o registro do ponto à distância.

Assim, os colaboradores conseguem ter mais mobilidade de locomoção, visitar clientes, trabalhar em home-office, etc, sem deixar de registrar sua jornada fora das dependências da empresa.

Redução de custos
Como mencionamos anteriormente, O REP-A é um software, logo, não exige que as organizações precisem se preocupar em gastar com equipamentos e manutenções, por exemplo.

Dessa forma, o investimento financeiro é menor sendo feito apenas uma vez.

Vale ressaltar que esse sistema também minimiza os erros do RH, fazendo com que a organização tenha menos gastos.

Praticidade com o fechamento da folha de pagamento
Outra grande vantagem desses novos equipamentos é a simplicidade da folha de fechamento.

Isso porque o RH não precisa esperar o final do mês chegar para ter acesso às informações dos colaboradores, já que com através do software todas as informações necessárias podem ser acessadas a qualquer momento.

Sem contar que a folha de ponto é preenchida de forma online a cada marcação de horário do trabalhador, otimizando o esforço dos profissionais do RH que não terão tanto trabalho no fechamento da folha.

Como escolher o melhor REP-A?

Existem vários softwares de REP-A no mercado, por isso antes de escolher, as empresas devem avaliar os sistemas e encontrar o que melhor atende as necessidades do negócio.

É importante optar por ferramentas que tornem a gestão de ponto mais simples e rápida de ser feita, dessa forma, é mais vantajoso investir em sistemas mais automatizados.

Para escolher o REP-A ideal é recomendável que a organização leve em consideração os seguintes aspectos:

  • Facilidade no uso;
  • Atendimento;
  • Funcionalidades que o sistema oferece;
  • Cumprimento das normas previstas pela portaria 671.


No geral, caberá à empresa identificar qual o REP-A que mais se adequa às suas necessidades e a dos colaboradores.

Quais são as regras para o uso do REP-A?

A portaria 671 trouxe algumas regras novas em relação ao uso do REP-A nas organizações. Dessa forma ficam proibidas as seguintes situações:

  • Alterar ou eliminar dados que tenha sido registrado pelos colaboradores;
  • Restringir o horário de marcação do ponto;
  • Fazer marcação automática do ponto, salvo o horário de almoço;
  • Exigir autorização para marcação do ponto.

Para as empresas que buscam um RH mais eficiente e autônomo, certamente devem automatizar o processo de registro de ponto.

Gostou do conteúdo? Acesse nosso blog para mais artigos como esse!

Que tal receber uma notificação sempre que lançarmos um novo artigo ou atualização? Assine nossa Newsletter agora.

0 resposta em “Saiba tudo sobre o REP-A”

Assine nossa Newsletter agora