fbpx

O que é e como funciona o REP-C

Compartilhe:

O REP-C é um dos equipamentos de extrema importância na hora de registrar o ponto. O registro de jornada dos funcionários é uma das rotinas mais importantes dentro de uma organização, visto que ele é a base para o fechamento da folha de pagamento.

O REP-C é o famoso relógio de ponto, equipamento responsável por registrar e armazenar dados de entrada, horários de almoço, saída, atrasos e descanso dos colaboradores.

Ao longo dos anos, seguindo a evolução das tecnologias e das leis, o controle de jornada se tornou mais flexível, trazendo novas alternativas às empresas, porém, também acabou gerando questões sobre quais normas e regras as organizações devem seguir para estar de acordo com a lei.

Hoje discutiremos sobre um dos REPs mais comuns do mercado: o REP-C.

Marcação do ponto através do Registrador de Ponto Convencional
Marcação do ponto através do Registrador de Ponto Convencional

O que é um REP-C, afinal?

O REP-C em si é a sigla para “Registrador de Ponto Convencional”. Ele também é conhecido popularmente como relógio de ponto e geralmente é utilizado nas organizações para o registro da jornada dos colaboradores. 

O relógio de ponto é instalado dentro das empresas, e é por meio desse ponto físico que são registradas as entradas e saídas e os atrasos e intervalos dos colaboradores. Ou seja, ele é o grande responsável por monitorar e gerir a jornada de trabalho dos funcionários. 

Vale ressaltar que, de acordo com o artigo 74 da CLT, empresas que possuem mais de 20 funcionários são obrigadas, por lei, a registrarem suas jornadas:

§ 2º Para os estabelecimentos com mais de 20 (vinte) trabalhadores será obrigatória a anotação da hora de entrada e de saída, em registro manual, mecânico ou eletrônico, conforme instruções expedidas pela Secretaria Especial de Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, permitida a pré-assinalação do período de repouso. 

Como surgiu esse modelo de REP?

O uso do Registro Eletrônico de Ponto (REP) foi aprovado a partir da antiga Portaria nº 1.510, de 21 de agosto de 2009.

Naquele momento, a ideia do governo era que ele funcionasse como um equipamento fiscal, facilitando o controle de jornada e possíveis fiscalizações do Ministério do Trabalho. Essa portaria descrevia o REP como:

Registrador Eletrônico de Ponto – REP é o equipamento de automação utilizado exclusivamente para o registro de jornada de trabalho e com capacidade para emitir documentos fiscais e realizar controles de natureza fiscal, referentes à entrada e à saída de empregados nos locais de trabalho.

Porém, em 2021, o governo sancionou a portaria 671, que revogou todos os detalhes previstos na de nº 1510. A partir da 671, foram definidas novas regras e normas que empresas e colaboradores deveriam seguir relacionados ao registro de jornada.

Como um REP-C funciona?

O REP-C funciona exatamente como o seu nome sugere: um registrador de ponto físico. Através do aparelho, o funcionário faz sua marcação de ponto e os dados são armazenados em sua memória interna.

Posteriormente, o RH precisa exportar esses dados para realizar o tratamento de ponto. É importante lembrar, porém, que alguns REP-C exportam essas informações automaticamente para o sistema em que está interligado. 

Esse modelo também emite um comprovante quando o colaborador registra o ponto, para que o profissional tenha controle sobre sua jornada.

O que mudou no REP-C com a portaria 671?

A nova portaria extinguiu duas outras portarias – 1510 e 373 – que também abordavam questões relacionadas ao registro de ponto.

A proposta dessa nova portaria é facilitar o registro de ponto e a gestão de dados e deixar as normas mais claras.

Algumas dessas mudanças feitas pela portaria 671 relacionadas ao controle de jornada de trabalho estão:

  • Oficialização de três modelos de REP: REP-A, REP-C e REP-P (antes da norma eram apenas dois); 
  • Obrigação da emissão de comprovante de registro de ponto, independentemente do formato (eletrônico ou impresso);
  • Eliminação da necessidade de acordos coletivos para o uso de sistemas alternativos;
  • Extinção arquivos como AFDT (Arquivo Fonte de Dados Tratados) e ACJEF (Arquivo de Controle de Jornada para Efeitos Fiscais) e criação de um novo padrão fiscal;
  • Espelho de ponto mais detalhado.

Como ficam os relógios de ponto mais antigos?

Os relógios de ponto antigos continuam homologados, pelo menos por enquanto. As empresas possuem até 1 ano para adequar os seus relógios de ponto antigos de acordo com a portaria 671.

Porém, o registro de ponto já conta com regras a serem seguidas que estão valendo desde o dia 10 de fevereiro de 2022. Já os programas de tratamento têm até o dia 8 de novembro de 2022 para entrarem em conformidade com as exigências da portaria.  

Vale lembrar que qualquer inadequação às regras da portaria pode ser motivo de processos trabalhistas.

Vantagens e desvantagens do REP-C

Com o grande avanço das tecnologias trazendo uma grande eficácia no controle de ponto, os modelos mais antigos acabaram ficando para trás em relação a automatização desse processo, que é um dos mais burocráticos do setor de RH/DP.

Vantagens

Ao contrário do que muitos pensam e por mais que esse seja um sistema mais antigo em comparação aos modelos digitais, existem algumas vantagens em adotá-lo:

Segurança
O REP-C é o único modelo que necessita ser aprovado pelo INMETRO, segundo a portaria 671.

Esse é um dos fatores pelo qual o REP-C é visto no mercado como um dos modelos de registro que pode oferecer a maior segurança jurídica no controle de jornada, seja para a empresa como para os colaboradores.

Robustez
Ao contrário dos modelos mais antigos, o REP-C é capaz de executar simultaneamente uma série de processos – impressão de registros, armazenamento de informações, apoio na gestão de horas – sem ter bloqueios ou travamentos.

Desvantagens

Apesar de algumas vantagens citadas acima, o modelo REP-C conta também com algumas desvantagens no dia-a-dia da empresa, principalmente nos quesitos mobilidade e custo-benefício.

Necessidade de um segundo sistema
O REP-C é o aparelho capaz de armazenar os dados. No entanto, a gestão dessas informações tem que ser feita em outro sistema. Dessa forma o registro de jornadas tem uma grande desvantagem em relação a modelos online, que centralizam esse processo.

Já que existe essa necessidade de mais um sistema, a empresa além de acabar perdendo tempo, precisa realizar um investimento maior para conseguir armazenar e realizar a gestão dos dados.

Manutenções onerosas
Por ser um relógio físico, as manutenções tendem a ser mais onerosas para as empresas, podendo haver necessidade da troca de uma peça ou do próprio equipamento e também acaba sendo mais caro para agendar um técnico especializado para verificar e realizar a manutenção do aparelho.

Diferente de um ponto digital, por exemplo, que é um software alocado em nuvem e que pode ser reparado a distância pela empresa que cedeu o serviço.

Gastos com infraestrutura
Outro ponto de desvantagem a ressaltar é que o REP-C é um aparelho que necessita ser instalado de forma física na empresa, o que também requer um investimento considerável por parte da companhia.

Falta de mobilidade
Ao contrário de um sistema de ponto online, que pode ser acessado remotamente pelo colaborador e pela empresa, o REP-C não é móvel.

O aparelho tem que estar instalado na sede da organização, sem poder movê-lo de seu lugar fixo, prejudicando os registros de jornada em que o colaborador está executando seu trabalho a distância, fora das proximidades da empresa.

Gostou do artigo? Fique por dentro do nosso blog!

Que tal receber uma notificação sempre que lançarmos um novo artigo ou atualização? Assine nossa Newsletter agora.

0 resposta em “O que é e como funciona o REP-C”

Assine nossa Newsletter agora