fbpx

Cargos e salários: como a empresa deve se planejar?

Um bom planejamento de carreira é extremamente importante para qualquer negócio, já que atrai profissionais talentosos e competentes, melhorando consideravelmente o desenvolvimento e aumentando a produtividade da empresa.

Como montar um plano de cargos e salários? Discutiremos a seguir!

O plano de cargos e salários contribui para o desenvolvimento e a produtividade da empresa.
O plano de cargos e salários contribui para o desenvolvimento e a produtividade da empresa.

Importância do plano de cargos e salários

O plano de carreira desenvolvido pela empresa descreve cada cargo ocupado e as questões salariais e benefícios a ele associados. Além disso, estabelece padrões de desenvolvimento e promoção de carreira que demonstram a igualdade dessas opções. Tudo isso é muito atraente para qualquer trabalhador, pois todos procuram uma empresa onde possam crescer profissionalmente, ter bons salários e benefícios e garantir que as coisas que envolvem os funcionários sejam tratadas com transparência. Como resultado, seu negócio ganha um diferencial estratégico no recrutamento e retenção de talentos.

Como implementar o plano

O primeiro passo para criar um plano de cargos e remuneração é investigar os atuais padrões de contratação da empresa: cargos disponíveis, remuneração real, benefícios disponíveis, políticas de reconhecimento e promoção profissional, entre outros. Com isso, você pode planejar e organizar a transição entre o modelo antigo e o modelo que pretende implementar. Em seguida, é necessário definir exatamente qual é a atribuição de cada função em um programa de trabalho comum. Além de definir a hierarquia para cada cargo. Este processo é importante para abordar questões de crescimento e promoção futuros e para identificar diferenças salariais.

Pesquisa de salários

Não basta apenas estruturar cargos e planos de carreira. Também é importante garantir que os salários pagos aos funcionários estejam dentro da média do mercado. Adotar remuneração compatível com outras empresas ajuda a reter talentos e recompensa os funcionários de forma justa pelo desempenho. Depois de realizar uma pesquisa de remuneração, é hora de determinar a remuneração para cada função. Não há obrigação de pagar o mesmo valor que outras empresas ou oferecer rendimentos mais altos. Outras estratégias poderiam ser utilizadas, como oferecer benefícios que compensem as diferenças salariais com outras empresas. Além disso, é divertido ter uma política de aumento progressivo de salários – você pode motivar e recompensar seus funcionários mesmo que não haja promoções. Esse crescimento incremental pode ser baseado em horas trabalhadas, cumprimento de metas ou outras métricas.

Política do plano de cargos e salários

Com a coleta de informações e a pesquisa salarial prontas, é hora de preparar suas políticas de plano de cargos e salários. Essas definições devem ser documentadas (físicas e digitais) e definir claramente o que é necessário para que um funcionário seja promovido. Além dos aumentos salariais incrementais, também é possível definir mudanças funcionais em termos de anos de serviço, cumprimento de metas e objetivos, crescimento da empresa e outras variáveis.

Divulgação

Com tudo pronto, é hora de divulgar a existência de um plano de cargos e salários para seus funcionários, permitir o acesso ao arquivo e responder a quaisquer dúvidas que possam ter sobre sua nova política. Para os profissionais que serão contratados, é importante apresentar esses materiais imediatamente durante o processo de recrutamento e seleção para que eles entendam como a empresa funciona e resolvam suas dúvidas antes de aceitar ou não uma nova vaga. Para se tornarem eficientes e competitivas no mercado, as empresas precisam de talentos promissores e profissionais com competências comprovadas.

Como pudemos ver, é importante entender como desenvolver um plano de trabalho e remuneração para que você possa reter esses funcionários em sua empresa.

Gostou deste artigo sobre como construir um plano de trabalho e remuneração na sua empresa? Confira nosso blog e fique por dentro de mais conteúdos como esse!

Que tal receber uma notificação sempre que lançarmos um novo artigo ou atualização? Assine nossa Newsletter agora.

0 resposta em “Cargos e salários: como a empresa deve se planejar?”

Assine nossa Newsletter agora