O assunto “feedback” pode assustar algumas pessoas, visto que o termo pode ser muitas vezes relacionado a críticas em relação ao trabalho ou postura dos colaboradores na empresa.
Porém, a prática não funciona dessa maneira. Na verdade, o feedback permite uma comunicação eficiente com seus colaboradores, tornando-se uma excelente ferramenta para os gestores.
Por isso, quando utilizado de forma correta, o feedback aumenta a produtividade, engajamento, motivação e até mesmo a confiança do colaborador. Além do mais, o objetivo principal dessa prática é desenvolver cada vez mais o profissional, reconhecer seu trabalho e frisar a importância do seu trabalho e seus objetivos na empresa no geral.
Logo, a prática do feedback é positiva não apenas para o colaborador, mas também para toda a empresa, pois os resultados dos colaboradores são muito melhores quando eles sabem se estão produzindo da forma correta.
Desconstrua a ideia de abordagem negativa
Como mencionamos anteriormente, o termo feedback muitas vezes acaba sendo confundido com puxões de orelha e broncas por parte dos gestores.
Quando visto dessa forma, esse momento se torna desconfortável não apenas para quem ouve, mas também para quem fala. Além de criar um ambiente de tensão, os funcionários têm a autoestima diminuída por terem apenas suas falhas evidenciadas, e até mesmo aqueles que são mais confiantes sobre seu desempenho, podem acabar frustrados.
Dessa maneira, gestores com essa perspectiva passam a evitar esse momento com os profissionais da sua equipe.
Há alguns anos, essa não seria uma questão tão relevante. Porém, a geração atual que está adentrando ao mercado de trabalho está acostumada a receber e dar informações a todo momento, principalmente em função da internet.
Então, é realmente muito importante realizar uma boa avaliação de desempenho de cada empregado, e aproveitar o momento para alinhar expectativas, objetivos, metas e demonstrar ao profissional que a empresa se importa com o seu desenvolvimento.
Benefícios de uma boa cultura de feedback
Para que uma reunião de feedback seja eficiente, o gestor deve:
- Reconhecer os bons resultados e ações do colaborador;
- Apontar os pontos de melhoria, sem culpabilizá-lo pelos erros;
- Se dispor para ajudar a superar os desafios e sugerir alternativas e soluções;
- Respaldar opiniões com métricas e dados, tanto as positivas quanto as negativas;
- Dar a oportunidade para o colaborador também falar, e ouví-lo atentamente.
Com essas dicas, o colaborador consegue saber o que está fazendo bem, em que pontos precisa melhorar, e o que a empresa espera dele, além de também se sentir ouvido e valorizado.
Assim sendo, é muito melhor manter o planejamento estratégico da equipe e acompanhar sua evolução, corrigindo os pontos de falha de maneira assertiva.
E é por isso que para realizar o feedback, é necessário ter inteligência emocional, e entender que apesar de nem sempre ser uma tarefa muito agradável, ela é fundamental para o crescimento da empresa.
Quando todos estão alinhados e unidos, um ajuda no desenvolvimento do outro, e isso colabora para que a empresa a ofereça um serviço cada vez melhor, retendo talentos na equipe.
Como fazer um feedback construtivo?
Quando bem pensado e executado, o feedback consiste na avaliação de desempenho + empatia.
Portanto, pergunte-se: como você desejaria receber um feedback? Seus erros devem ser evidenciados de forma rude ou abordados como pontos de melhoria nos quais seu gestor está disposto a ajudá-lo?
Uma pesquisa da Northwestern University demonstra que as sessões de feedback podem até mesmo ajudar a aliviar alguns dos medos dos funcionários, como o de saber se suas ações têm impacto nas metas da empresa e como seu desempenho será avaliado, por exemplo.
Então, confira a seguir mais algumas dicas de como fazer uma boa avaliação de desempenho e obter bons resultados no desenvolvimento profissional de seus colaboradores:
Planeje-se antes da conversa
Para planejar as reuniões de feedback, você precisa antes realmente conhecer o trabalho do colaborador. Por isso, é super importante que você mantenha a atenção no dia a dia, fazendo anotações o que te chama a atenção durante os dias de trabalho, tanto positiva quanto negativamente, buscando manter um equilíbrio entre os dois.
Para validar suas observações e decidir o que vale ser abordado, confira se:
- As considerações estão alinhadas com a cultura organizacional da empresa;
- Os pontos levantados possuem evidências e dados para maior compreensão;
- Traz benefícios para o desenvolvimento profissional do colaborador.
Tendo tudo isso em vista, vale ressaltar que para cada colaborador deve ser criado um roteiro diferente para o feedback.
Outro detalhe importante é estipular a periodicidade dos feedbacks – mensais, quinzenais, semanais – considerando o momento ideal para se fazer uma comparação de desenvolvimento.
Mantenha o colaborador em uma posição confortável
Como já citamos, situações como reuniões de feedback já podem ser estressantes por si só, deixando os colaboradores receosos, mas existem algumas simples ações que podem amenizar a tensão.
Primeiramente, escolha um local privado e calmo, onde o empregado possa se sentir mais acolhido e menos exposto. Não expor seu colaborador em frente à equipe é fundamental, principalmente se o feedback for negativo.
Em segundo lugar, não inicie o diálogo de maneira abrupta, prefira ir aos poucos abordando naturalmente os assuntos sobre desempenho, pois isso alivia as possíveis inquietações do profissional, buscando estabelecer uma relação de confiança e segurança.
Tenha dados em mãos
Isso é importante tanto para o feedback positivo quanto para o negativo. Afinal, você mostra para o colaborador os fundamentos de suas observações, como o colaborador foi avaliado, e o que deve ser mantido ou melhorado.
Mostrar os resultados positivos do colaborador faz com que ele se sinta mais motivado e valorizado e entenda melhor o seu papel dentro da equipe e da empresa como um todo.
Em contrapartida, apontar os dados negativos o ajuda a entender quais são as motivações para eventuais falhas, fazendo com que o funcionário saiba de forma clara o que precisa desenvolver e otimizar.
Como entregar um feedback positivo
É hora de valorizar e reconhecer o esforço do colaborador através de dados que comprovem os seus resultados, como citado no tópico anterior.
Esteja atento para não demasiadamente intenso, a fim de não constranger o profissional por não saber responder à forma como o elogio foi feito.
Embora o feedback exija seriedade, você pode ser descontraído de maneira calma, mas sem deixar de ter confiança e sempre mantendo a objetividade em suas observações.
Mas você tem que ser honesto, certo? Portanto, esse é um dos momentos em que é preciso ter muito tato e apontar apenas o que é realmente bom, e não apenas para deixar o funcionário feliz.
… E também o feedback de melhoria
Apontar os erros de alguém nunca é fácil. Por outro lado, ao evitar esse momento e se esquivar dessa conversa com o funcionário, você perde a oportunidade de melhorar a sua carreira e permite que os problemas se repitam.
Uma das dicas mais importantes nesse momento é evitar o tom acusatório. Por exemplo, ao invés de dizer coisas como “você fez isso”, procure dizer “eu notei isso enquanto fazia tal coisa”. Dessa forma, você reduz a culpa do funcionário e mostra que entende que todos precisam melhorar algo agora. Incluindo você.
Além disso, é importante focar apenas no comportamento individual. A comparação de comportamento e desempenho entre colegas é ineficaz, pois só gera uma competição doentia dentro da equipe e uma sensação de incerteza sobre sua importância na empresa.
E funcionários inseguros geralmente não são muito produtivos, certo?
Direcione o colaborador para o desenvolvimento
Um ponto importante de se ressaltar, é como as atitudes do gestor refletem nos resultados individuais na empresa.
Nesse sentido, uma das melhores práticas para ter colaboradores motivados e engajados, é não focar somente nos pontos de melhorias, mas também mostrar os caminhos possíveis para desenvolver os aspectos apresentados.
Assim, você demonstra para a sua equipe que se interessa no crescimento do colaborador, e que não apenas espera bons resultados, e sim ajuda a alcançá-los.
Como gestor, é importante ter em mãos um plano de melhorias, com estratégias eficazes e dicas para que o colaborador consiga se guiar, se engajar ainda mais ao seu trabalho e ter motivação para atingir as metas.
Também é importante evitar cobrar da sua equipe resultados de objetivos que não foram apresentados. Esse é mais um ponto que demonstra a importância de realizar anotações no dia a dia.
Dessa forma, a empresa consegue utilizar o potencial do profissional da melhor forma possível.
O feedback deve ser uma via de mão dupla
Não devemos nos esquecer de que o gestor também é um membro da equipe. Por isso, você também deve ouvir os feedbacks dos demais colaboradores sobre você e sobre a empresa.
Além disso, tente entender quais são os objetivos do funcionário, além de quais são suas necessidades no ambiente de trabalho.
Dessa forma, o funcionário se sente ouvido e você obtém o insight para sempre gerenciar as pessoas da maneira mais eficaz!
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