Inteligência emocional no trabalho

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A inteligência emocional no trabalho, como diferencial no mercado, vem sendo discutida mais frequentemente entre líderes e gestores de RH. Afinal, pessoas com alta inteligência emocional geram melhores resultados para as organizações.

As habilidades comportamentais ganharam ainda mais visibilidade e importância em 2020. Segundo o IBGE, 33,5% das empresas operacionais afirmaram acreditar que a pandemia da Covid-19 impactou negativamente seus negócios.

Nesta época de incerteza nos negócios, o já importante elemento humano se torna ainda mais poderoso.

Não é por acaso que o conhecimento técnico tem um papel preponderante ao lado da emoção. Afinal, um funcionário que não sabe administrar suas emoções terá resultados negativos, por mais que saiba executar suas tarefas.

Se você acredita que a inteligência emocional é a chave para o crescimento do seu negócio, veja abaixo o que significa esse conceito e o papel do RH na gestão das emoções dos colaboradores!

Pessoas emocionalmente inteligentes geram melhores resultados para uma organização.

O que é inteligência emocional?

Inteligência emocional se caracteriza como a habilidade de lidar com os sentimentos, sejam os seus próprios ou os dos outros. Ou seja, o termo se refere à maneira como administramos medo, felicidade, raiva, estresse, ansiedade, euforia, entre outras sensações.

Como essa capacidade engloba também os sentimentos de outros indivíduos, surge a importância da convivência no ambiente de trabalho e, mais especificamente, do RH.

Importância da inteligência emocional para o ambiente de trabalho

Desenvolver a inteligência emocional no trabalho significa gerir conscientemente as emoções, controlando assim os comportamentos que delas resultam.

Isso pode evitar, por exemplo, problemas relacionados ao trabalho, como estresse, síndrome de burnout e uma série de outros problemas físicos e mentais.

Quando reconhecemos nossas emoções e sentimentos, somos capazes de adaptá-los às diferentes situações. Além da automotivação, isso gera empatia no trabalho, uma vez que reconhecemos, também, as habilidades socioemocionais.

Dessa forma, promovemos interações e relacionamentos positivos, que também impactam positivamente no clima organizacional.

Benefícios da inteligência emocional no ambiente profissional

A inteligência emocional auxilia na comunicação entre o líder e o liderado. Isso ajuda a desenvolver pontos positivos e a identificar e reparar os negativos.

Confira abaixo os benefícios trazidos pela inteligência emocional:

Controle emocional

O colaborador é capaz de lidar conscientemente com suas emoções. Através disso, é possível controlar as ações, aflorar a intuição e ser mais equilibrado. Isso contribui para a tomada de decisões corretas e para o cumprimento de tarefas. 

Convívio em equipe

O respeito no ambiente de trabalho e a empatia são peças fundamentais no relacionamento interpessoal. A inteligência emocional auxilia a cultivar esses sentimentos. Afinal, o trabalho em equipe é crucial para o aumento da produtividade. 

Redução do estresse e ansiedade

O profissional consegue coordenar melhor suas ações à frente de conflitos e pressão. Com isso, a produtividade aumenta e os desafios diminuem.

Diminuição de conflitos

Controlar as emoções reduz barreiras para a compreensão de divergências e busca por solucionar conflitos das melhores maneiras.

Qual é a função do RH?

A rotina de uma empresa consiste em diversos processos, tarefas, metas a serem cumpridas, projetos, relatórios, imprevistos, e muitos outros cenários que exigem inteligência emocional no trabalho.

Por conta disso, o papel do RH é ajudar os profissionais a entenderem suas emoções e, consequentemente, aprenderem como agir em determinadas situações. Saber quais são os pilares da inteligência emocional também é muito importante:

  • Reconhecimento: É a capacidade de distinguir emoções a partir de da linguagem verbal (falas, textos, sons…) e não verbal (gestos, ações, suspiros, inquietude…);
  • Aplicação: Diz respeito à administração de emoções nas falas e ações diárias para se comunicar de maneira clara e assertiva com os colaboradores;
  • Entendimento: É preciso compreender quais são os fatores que podem alterar as emoções no ambiente de trabalho. O profissional deve entender as variações de humor e suas motivações para, então, intervir com mais assertividade e remediar conflitos;
  • Coordenação: A coordenação é a gestão das próprias emoções e das emoções da equipe. O ideal é prezar pelo controle da situação e direcionar os colaboradores para um desfecho positivo para todos.

Como desenvolver inteligência emocional no trabalho?

A inteligência emocional deriva do autoconhecimento. Dessa forma, o profissional identifica padrões de comportamento e ações que surgem da emoção e que, muitas vezes, nem são percebidos. Logo:

Pratique a autoconsciência

Para dominar a inteligência emocional, primeiramente reconheça e compreenda seus próprios sentimentos, e então, incentive os colaboradores a fazerem o mesmo. Pequenos exercícios, como fechar os olhos e analisar a situação são ótimos para a autoconsciência.

Gerencie emoções negativas

Emoções negativas podem surgir diversas vezes durante o dia. É fundamental entender o que acarreta esses sentimentos e quais são os males que isso traz para as suas relações interpessoais.

Seja estratégico

O controle emocional deve ser usado de forma estratégica. Evitar atitudes impulsivas é primordial. Assim, você se mantém no comando e utiliza da comunicação para fazer com que a equipe esteja nos conformes com a cultura da empresa.

Use técnicas de persuasão

Investir em habilidades persuasivas é essencial se você deseja gerenciar adequadamente as emoções alheias. Ao controlar as emoções durante uma conversa, há uma boa chance de conduzí-la em uma direção favorável.

Vale lembrar que persuasão não é sinônimo de manipulação. Aqui, o argumento é usado para persuadir, levando em consideração as necessidades emocionais do outro lado e buscando um acordo que seja benéfico para ambas as partes.

Seja empático

A empatia é mais do que necessária para entender as emoções dos seus colaboradores. Ao se colocar no lugar do outro e entender seus sentimentos, angústias e necessidades, você saberá como gerir a inteligência emocional no trabalho. 

Ouça atenciosamente

Ouvir atentamente as pessoas pode ajudar a entender melhor suas emoções. Um bom ouvinte consegue facilmente evitar e administrar conflitos.

Postos esses pontos, é importante mencionar que relatórios sobre comportamentos, motivações e valores da equipe são bem-vindos, pois criam empatia entre os funcionários.

Por exemplo, se um membro da equipe é calmo e monótono, ele não precisa se tornar agitado. No entanto, ele deve entender os prós e os contras de suas ações e usá-los com sabedoria.

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