fbpx

Relógio de ponto e seus benefícios

Hebert H. Martins

Hebert H. Martins

Assistente de Marketing, Redator, Editor de conteúdo, Criador de conteúdo e apaixonado pela cultura pop.
Compartilhe:
Neste artigo você entenderá que er um relógio de ponto na sua empresa é benéfico tanto para seus colaboradores como para a gestão do negócio.
Ter um relógio de ponto na sua empresa é benéfico tanto para seus colaboradores como para a gestão do negócio.

Relógio de ponto ou Registrador Eletrônico de Ponto?

O registrador eletrônico de ponto – REP – é uma das ferramentas mais importantes para o controle interno de uma empresa. Seu principal objetivo é manter um controle claro dos movimentos dos funcionários, o que é uma ótima maneira de evitar problemas para ambas as partes.

Tanto os profissionais quanto a própria empresa dependem da confiabilidade desse sistema para que seus direitos e deveres sejam respeitados de forma exemplar. Mas, mais precisamente, quais são as vantagens de um relógio?

Controle detalhado

Devido a esse propósito principal, uma das principais vantagens do relógio de ponto é o próprio controle.

A maior vantagem do relógio está no cálculo das horas mais delicadas, como horas extras, e os custos associados. Com esse recurso, não há erros. As horas são contadas com exatidão e o cálculo fica mais fácil e preciso.

Segurança para ambos os lados

Isso, é claro, traz benefícios para os funcionários que terão uma garantia muito maior de serem pagos pelas horas de trabalho.

Para as empresas, o relógio é uma forma de garantir que os funcionários trabalhem o número correto de horas. Esta é uma precaução que pode ser necessária, mas geralmente é mais uma garantia por redundância – afinal, espera-se que os funcionários lidem com sua carga de trabalho.

Além do aspecto financeiro, as horas extras e a jornada de trabalho, em geral, são um grande motivo de disputas trabalhistas entre funcionários e empresas. A má-fé pode vir de qualquer um dos lados, mas com o relógio, ambos estão confiantes de que as informações estarão corretas.

Facilidade de trabalho

Como este é um aspecto tão importante, o controle do tempo deve definitivamente ser feito. O relógio é uma maneira de fazer esse trabalho com mais rapidez e eficiência.

As micro e pequenas empresas, em particular, costumam fazer esse controle manualmente, com um livro ou caderno. Este método, embora funcione, tem várias desvantagens, especialmente quando você considera o tempo que leva para verificar as horas e a vulnerabilidade às rasuras ou alterações fraudulentas.

O trabalho é tão importante que muitas vezes pode ser necessário ter um funcionário contratado para esse fim.

O relógio é uma solução óbvia para esse problema, pois automatiza grande parte do processo. Quando usado com software de gerenciamento de tempo, esse recurso é ainda mais benéfico.

O âmbito legal

Além de todas as vantagens práticas do uso do relógio, também é necessário cumprir os requisitos da legislação. O Ministério do Trabalho e a CLT exigem que o relógio seja instalado em empresas com mais de 10 funcionários, e este deve ter uma série de especificações técnicas. Entre eles estão:

  • O relógio em tempo real tem precisão de pelo menos um minuto por ano
  • Capacidade de armazenamento interno para registros de pontos por até 1440 horas em caso de falta de energia
  • Uma exibição de tempo
  • Recurso para impressão de comprovante de batimento
  • Método de armazenamento permanente
  • Porta para coleta de dados fiscais em caso de auditoria

Portanto, você precisa ter muito cuidado com o dispositivo que será escolhido.

Por causa dessas vantagens, investir em um relógio tem resultados muito positivos. As informações fornecidas pelo aparelho agora são muito mais confiáveis, proporcionando segurança dos dois lados. A verificação da carga horária é realizada com muito mais detalhes e, ao mesmo tempo, com menos trabalho.

Ficou com alguma dúvida? Consulte nosso suporte agora.

Que tal receber uma notificação sempre que lançarmos um novo artigo ou atualização? Assine nossa Newsletter agora.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Assine nossa Newsletter agora