fbpx

Saúde mental do funcionário: como o RH pode ajudar?

Hebert H. Martins

Hebert H. Martins

Assistente de Marketing, Redator, Editor de conteúdo, Criador de conteúdo e apaixonado pela cultura pop.
Compartilhe:
Compreenda neste artigo a importância da saúde mental no local de trabalho e como isso impacta direta e indiretamente a empresa e o meio ambiente corporativo
Do burnout ao suicídio, confira todos os males que uma saúde mental negligenciada podem acometer os colaboradores

A saúde mental do colaborador é algo de extrema importância para toda empresa visto seu impacto direto no seu bom funcionamento.

Prazos apertados, alta competitividade, objetivos a serem alcançados, demandas excessivas fazem parte do dia a dia de muitos profissionais. Esse tipo de rotina é extremamente prejudicial à saúde dos funcionários e pode até afetar a produtividade da empresa. Dessa realidade surge a pergunta: como os recursos humanos podem ajudar a manter a saúde mental dos funcionários?

Sabemos que as empresas não são constituídas apenas por valores financeiros, mas também por valores humanos. E, como todo mundo, os funcionários da empresa estão sujeitos a uma exaustão física e mental que muitas vezes é esquecida.

É fundamental que os profissionais de RH estejam atentos e tomem medidas preventivas. Para se ter uma ideia, um total de 1.719 pessoas nos Estados Unidos cometeram suicídio no trabalho entre 2003 e 2010. Esse número já mostra a importância de se atentar para a saúde mental dos funcionários.

Qual a importância de cuidar da saúde mental dos funcionários?

Segundo pesquisas da multinacional Regus, 60% dos funcionários consideram seu trabalho prejudicial à saúde mental. Isso porque a correria do dia a dia, pressões constantes, metas e prazos têm gerado insatisfação, estresse, ansiedade, depressão e até síndrome de burnout em casos extremos ainda levando o colaborador a cometer suicídio.

Esta enfermidade é a prova viva de que o problema é real e deve ser vigiado. A síndrome de burnout é um transtorno mental caracterizado por um estado de tensão emocional e estresse causado por condições estressantes de trabalho.

Além do interesse humano que envolve o bem-estar físico e social desse ser humano, que muitas vezes passa boa parte do dia no trabalho, existe também o interesse que afeta diretamente os resultados da empresa.

Isso porque, quando um funcionário está psicologicamente abalado, a produtividade definitivamente diminui e, como resultado, os resultados do negócio podem ser afetados. Daí a grande importância de desenvolver as competências dos colaboradores, para que se sintam bem no ambiente organizacional.

Mas as consequências não param por aí, muitos outros efeitos negativos podem surgir com essa carga emocional.

Consequências da má saúde mental dos funcionários para a empresa

Embora os efeitos dos danos à saúde mental sejam sentidos pelos próprios funcionários, muitas vezes eles também são decisivos no desenvolvimento de queixas. Na verdade, em muitos casos, as tarefas são divididas em equipes que dependem umas das outras.

Portanto, algumas consequências surgem dentro do ambiente organizacional, tais como:

Fraco desempenho da equipe

Para qualquer trabalho, a saúde mental é muito importante. Afinal, está diretamente relacionado à atenção e ao foco do funcionário.

Com a saúde mental prejudicada, os profissionais podem não fornecer bons documentos e isso pode até mesmo frustrá-los ainda mais. Portanto, esse problema pode afetar a produtividade e a motivação da equipe. Ele pode se sentir desvalorizado e nem mesmo se comprometer em obter resultados.

Taxa de rotatividade (turnover)

Um dos sinais aos quais os recursos humanos devem estar atentos é o aumento do turnover, ou seja, o turnover da empresa. Isso pode significar que algo está errado com os funcionários.

A partir daí, cabe ao gestor de RH averiguar como os funcionários estão se sentindo, se estão insatisfeitos ou se há algo de errado com eles para desencadear esse comportamento que muitas vezes pode estar relacionado ao problema de saúde mental.

É importante estar sempre de olho nesse índice, afinal, aumentar o turnover também significa perda de capital intelectual, inteligência, controle de processos, conexões internas e com os clientes, até oportunidades de negócios. .

Aumento do absenteísmo

Com o sentimento de frustração aliado à baixa produtividade e a um estado psicológico comprometido, os funcionários podem se abster do ambiente de trabalho ou se atrasar com mais frequência. Esse tipo de comportamento é conhecido como absenteísmo.

Entre as consequências desse tipo de comportamento estão o compromisso entre qualidade e produtividade, o não cumprimento dos prazos e, consequentemente, a insatisfação do cliente e a sobrecarga dos demais membros da equipe.

Ações que os recursos humanos podem realizar para melhorar a qualidade de vida dos funcionários

Já sabe da importância de zelar pela boa saúde mental dos colaboradores, por isso veja como encontrar soluções para ultrapassar este problema!

Felizmente, existem maneiras de reverter ou melhorar esta situação e de fornecer um ambiente muito mais favorável para a produtividade e o bem-estar de todos.

Promova um ambiente aberto e confortável

Um excelente ponto de partida para garantir a saúde mental dos colaboradores é proporcionar um ambiente de trabalho com horários mais flexíveis e gestores compreensíveis aos problemas.

Nesse caso, é fundamental um modelo de gestão transparente e condescendente que valorize o desenvolvimento profissional e pessoal de cada profissional.

Este tipo de administração deve observar sinais de riscos psicossociais relacionados a ambiente de trabalho (como desmotivação, irritabilidade, diminuição da produtividade, estresse excessivo, fadiga e dificuldade de concentração) e tomada de medidas específicas para combatê-los.

Portanto, os profissionais tendem a se sentir valorizados e estimulados a buscar um crescimento constante.

Monitoramento do bem-estar do funcionário

Com a manutenção de uma boa qualidade de vida no trabalho, o desempenho dos funcionários em seus negócios começa a melhorar e, com isso, a desmotivação, o estresse e os sinais de insatisfação com o trabalho são reduzidos. Ao reduzir esses aspectos negativos, aumentam as chances de haver melhora na saúde mental dos funcionários.

Entre as alternativas que podem ser utilizadas está a prática do feedback contínuo, que consiste em informar os colaboradores sobre seu desempenho profissional ao longo do tempo. Essa prática consiste em elogiar bons resultados e mostrar pontos que podem ser melhorados.

Além disso, há também uma avaliação de desempenho que avalia as competências técnicas e comportamentais dos colaboradores. E a partir daí, relacione-os com a cultura da empresa. Este ciclo de avaliação pode ser realizado periodicamente para analisar a evolução do desempenho e o desenvolvimento de competências.

Para melhorar ainda mais as estratégias mencionadas, o PDI, Plano de Desenvolvimento Individual, pode ser um excelente aliado. Com ele é possível criar ações para desenvolver as diferentes competências de um colaborador com clareza, concentração e identificação. Portanto, a motivação e o comprometimento desse profissional são estimulados.

Portanto, é fundamental ficar de olho na equipe, buscando avaliar seu bem-estar, levando em consideração problemas pessoais, emocionais, físicos e socioambientais.

Na análise dos resultados é necessário promover ações específicas de mitigação com base nas situações atuais.

Investir na estratégia de gestão da saúde

A gestão da saúde e da qualidade de vida na empresa exige uma análise completa do perfil de saúde de seus colaboradores.

A partir dos resultados obtidos é possível deduzir quais problemas de saúde têm maior impacto nos custos e na rotina empresarial. Assim, torna-se mais fácil planejar e implementar estratégias assertivas que, de fato, promovam os resultados esperados.

Algumas alternativas seriam recorrer a ações de massagem, psicologia organizacional, ioga, relaxamento, entre outras metodologias eficazes para o assunto. A partir daí os benefícios vêm rapidamente: mais foco, organização e menos estresse no trabalho.

Lembre-se que esse tipo de abordagem deve ser constante e não apenas ações isoladas. Afinal, manter um padrão de atendimento com seu empregador é essencial para evitar problemas futuros.

Conclusão

Como você deve ter notado, o impacto da negligência no atendimento à saúde mental do funcionário tem consequências para todas as partes envolvidas no processo variando desde episódios de burnout, crises de ansiedade entre outros problemas podendo acarretar até mesmo em suicídio. Portanto, é fundamental que as empresas valorizem cada vez mais a preocupação com o bem-estar dos colaboradores.

Para isso, o setor de Recursos Humanos deve promover ações e criar estratégias para que os colaboradores se sintam saudáveis ​​e motivados para a realização de suas atividades diárias. Portanto, quando um funcionário precisar de ajuda, ele saberá que pode contar com a empresa.

Ficou com alguma dúvida? Consulte nosso suporte agora.

Que tal receber uma notificação sempre que lançarmos um novo artigo ou atualização? Assine nossa Newsletter agora.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Assine nossa Newsletter agora