Clima organizacional: entenda o que é e veja como isso afeta os seus negócios
Você já sentiu que algo estava errado com a empresa apenas por causa da atmosfera do local de trabalho? Isso pode ser um mau sinal para o clima organizacional. Este indicador de satisfação dos funcionários revela o “estado de espírito” da organização e afeta diretamente o bem-estar e a produtividade dos funcionários.
O tópico está se tornando cada vez mais relevante para as empresas, à medida que as pessoas se tornam o foco das estratégias de negócios. Os resultados de uma organização só podem ser alcançados de forma eficaz se os funcionários estiverem envolvidos em suas demandas.
Dessa perspectiva, é fundamental entender o que é o clima organizacional, como medi-lo e quais estratégias aplicar para melhorá-lo. Essas informações são importantes para proprietários de empresas e profissionais de RH. Ou seja, para os maiores responsáveis pela gestão de pessoas e pelo desempenho dos profissionais.
Mas como você mede e melhora algo que parece tão intangível? Neste artigo, você aprenderá desde a noção de clima organizacional até as ferramentas e estratégias para se colocar em prática.
O que é o clima organizacional?
Clima organizacional é a percepção coletiva de uma empresa em geral. É um retrato da relação entre os colaboradores e a organização, que afeta o ambiente de trabalho e se reflete diretamente na motivação da equipe.
Essa visão do ambiente de negócios e as interações que ocorrem dentro dele podem ser positivos e negativos. Tudo depende de como funciona.
Ou seja, um bom clima organizacional pode contribuir para diversas variáveis na empresa, assim como um mau clima organizacional pode influenciar essas mesmas variáveis.
Alguns dos principais fatores levados em consideração para a formação dessa percepção coletiva são:
- Transparência da liderança e da empresa;
- Relacionamento com os colegas de equipe;
- Satisfação em relação ao salário e demais remunerações;
- Qualidade do ambiente de trabalho;
- Organização de demandas no volume de trabalho.
Além disso, outros elementos ainda podem influenciar o clima organizacional. Em uma situação de crise, por exemplo, a forma como a empresa aborda o problema externa e internamente faz diferença na impressão e reação dos colaboradores ao acontecimento.
Qual a importância do clima organizacional?
Um ambiente de trabalho agradável e um bom relacionamento interpessoal afetam a motivação dos funcionários. Dessa forma, os resultados da empresa também acabam sendo influenciados.
Com efeito, para atuar de forma eficiente, oferecendo o melhor em cada solicitação, os colaboradores devem estar satisfeitos com o lugar a que pertencem.
Além da produtividade e do engajamento da equipe, o clima organizacional também afeta o recrutamento de novos talentos e a reputação externa da organização.
Os maiores embaixadores de qualquer empresa são seus funcionários. A felicidade de trabalhar por dentro é o processo mais eficaz para atrair profissionais e aumentar a competitividade da organização no mercado.
Quais são as vantagens de ter um bom clima organizacional?
Investir no desenvolvimento do clima organizacional só traz benefícios para a empresa. As principais vantagens oferecidas são:
- Ganho de produtividade e comprometimento;
- Aumento das taxas de atração e retenção de talentos;
- Redução de custos;
- Melhor reputação corporativa.
Como melhorar o ambiente de trabalho?
Agora que você sabe o que é clima organizacional e sua importância para a gestão de pessoas e do próprio negócio, é hora de colocar a mão na massa.
A teoria é inútil se não for colocada em prática, então você aprenderá 4 dicas práticas para melhorar o clima organizacional da sua empresa.
1. Realizar uma pesquisa
A pesquisa de clima organizacional é fundamental para dar o primeiro passo nesse processo. Essa ferramenta estratégica de recursos humanos coleta diversas informações dos colaboradores sobre seu meio ambiente e seu relacionamento interpessoal com os demais integrantes da equipe.
Essa pesquisa pode ser feita física ou virtualmente, por meio de um formulário com perguntas relacionadas que abordam os temas:
- Satisfação com compensação;
- Impressões na comunicação entre funcionários e com a gestão;
- Bem estar no trabalho;
- Carga de trabalho e distribuição de solicitações;
- Percepções gerais de desenvolvimento pessoal.
As respostas coletadas fornecem dados valiosos para a liderança e recursos humanos da empresa. Muitas das declarações dos funcionários podem ser usadas para entender os pontos fortes e fracos do clima organizacional e, portanto, servir de base para o desenvolvimento de um plano de ação eficaz.
2. Fornecer um ambiente de trabalho funcional e agradável
Ao pensar em um cenário de trabalho presencial, a empresa deve estar atenta a todos os detalhes que possam afetar o bem-estar do escritório. Cadeiras e mesas confortáveis com ar condicionado e iluminação no ambiente.
No caso do trabalho remoto, onde a maioria dos profissionais trabalha em casa, existem outras alternativas. Uma opção é a empresa fornecer equipamentos de trabalho, como cadeiras confortáveis e apoios para os pés que contribuem com a ergonomia.
Existe ainda a possibilidade de oferecer um subsídio mensal, pago com o salário, para que os próprios colaboradores adquiram os equipamentos necessários à construção de um ambiente de trabalho adequado em casa.
3. Mantenha a comunicação aberta e transparente
Construir diálogos é essencial para garantir que os funcionários trabalhem em harmonia entre si e com os líderes de equipe. Incentivar a escuta ativa, reuniões de alinhamento e feedback são alternativas para manter uma boa comunicação.
Essas ações ajudam a garantir que informações importantes sejam comunicadas e fornecem uma oportunidade para os funcionários fornecerem feedback a seus líderes sobre processos, rituais e demandas de negócios.
4. Foco no desenvolvimento do funcionário
Uma das tarefas mais importantes das empresas é treinar e qualificar seus funcionários. Investir na equipe é investir em troca da própria organização.
Profissionais educados e em constante evolução se sentem mais motivados e engajados em seus negócios.
Além disso, é uma forma de valorizar os colaboradores e a importância de seu papel nos processos de negócios.
O ativo mais valioso de qualquer organização são seus funcionários. Portanto, é importante garantir as melhores condições de trabalho para que os colaboradores possam trabalhar com alto desempenho, sem descuidar da saúde e do bem-estar.
Agora que você sabe o que é o clima organizacional e a sua importância, comece a se preparar para a pesquisa de clima e não deixe de colocar as recomendações em prática no seu negócio!
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