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Clima organizacional: o que é e como afeta seus negócios

Hebert H. Martins

Hebert H. Martins

Assistente de Marketing, Redator, Editor de conteúdo, Criador de conteúdo e apaixonado pela cultura pop.
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Veja neste artigo o que é a definição de clima organizacional e qual o impacto que este aspecto dos colaboradores e da empresa afeta diretamente seu negócio.
Confira o que é a definição de clima organizacional e qual o impacto que este aspecto dos colaboradores e da empresa afeta diretamente seus negócios.

Clima organizacional: entenda o que é e veja como isso afeta os seus negócios

Você já sentiu que algo estava errado com a empresa apenas por causa da atmosfera do local de trabalho? Isso pode ser um mau sinal para o clima organizacional. Este indicador de satisfação dos funcionários revela o “estado de espírito” da organização e afeta diretamente o bem-estar e a produtividade dos funcionários.

O tópico está se tornando cada vez mais relevante para as empresas, à medida que as pessoas se tornam o foco das estratégias de negócios. Os resultados de uma organização só podem ser alcançados de forma eficaz se os funcionários estiverem envolvidos em suas demandas.

Dessa perspectiva, é fundamental entender o que é o clima organizacional, como medi-lo e quais estratégias aplicar para melhorá-lo. Essas informações são importantes para proprietários de empresas e profissionais de RH. Ou seja, para os maiores responsáveis ​​pela gestão de pessoas e pelo desempenho dos profissionais.

Mas como você mede e melhora algo que parece tão intangível? Neste artigo, você aprenderá desde a noção de clima organizacional até as ferramentas e estratégias para se colocar em prática.

O que é o clima organizacional?

Clima organizacional é a percepção coletiva de uma empresa em geral. É um retrato da relação entre os colaboradores e a organização, que afeta o ambiente de trabalho e se reflete diretamente na motivação da equipe.

Essa visão do ambiente de negócios e as interações que ocorrem dentro dele podem ser positivos e negativos. Tudo depende de como funciona.

Ou seja, um bom clima organizacional pode contribuir para diversas variáveis ​​na empresa, assim como um mau clima organizacional pode influenciar essas mesmas variáveis.

Alguns dos principais fatores levados em consideração para a formação dessa percepção coletiva são:

  • Transparência da liderança e da empresa;
  • Relacionamento com os colegas de equipe;
  • Satisfação em relação ao salário e demais remunerações;
  • Qualidade do ambiente de trabalho;
  • Organização de demandas no volume de trabalho.

Além disso, outros elementos ainda podem influenciar o clima organizacional. Em uma situação de crise, por exemplo, a forma como a empresa aborda o problema externa e internamente faz diferença na impressão e reação dos colaboradores ao acontecimento.

Qual a importância do clima organizacional?

Um ambiente de trabalho agradável e um bom relacionamento interpessoal afetam a motivação dos funcionários. Dessa forma, os resultados da empresa também acabam sendo influenciados.

Com efeito, para atuar de forma eficiente, oferecendo o melhor em cada solicitação, os colaboradores devem estar satisfeitos com o lugar a que pertencem.

Além da produtividade e do engajamento da equipe, o clima organizacional também afeta o recrutamento de novos talentos e a reputação externa da organização.

Os maiores embaixadores de qualquer empresa são seus funcionários. A felicidade de trabalhar por dentro é o processo mais eficaz para atrair profissionais e aumentar a competitividade da organização no mercado.

Quais são as vantagens de ter um bom clima organizacional?

Investir no desenvolvimento do clima organizacional só traz benefícios para a empresa. As principais vantagens oferecidas são:

  • Ganho de produtividade e comprometimento;
  • Aumento das taxas de atração e retenção de talentos;
  • Redução de custos;
  • Melhor reputação corporativa.

Como melhorar o ambiente de trabalho?

Agora que você sabe o que é clima organizacional e sua importância para a gestão de pessoas e do próprio negócio, é hora de colocar a mão na massa.

A teoria é inútil se não for colocada em prática, então você aprenderá 4 dicas práticas para melhorar o clima organizacional da sua empresa.

1. Realizar uma pesquisa

A pesquisa de clima organizacional é fundamental para dar o primeiro passo nesse processo. Essa ferramenta estratégica de recursos humanos coleta diversas informações dos colaboradores sobre seu meio ambiente e seu relacionamento interpessoal com os demais integrantes da equipe.

Essa pesquisa pode ser feita física ou virtualmente, por meio de um formulário com perguntas relacionadas que abordam os temas:

  • Satisfação com compensação;
  • Impressões na comunicação entre funcionários e com a gestão;
  • Bem estar no trabalho;
  • Carga de trabalho e distribuição de solicitações;
  • Percepções gerais de desenvolvimento pessoal.

As respostas coletadas fornecem dados valiosos para a liderança e recursos humanos da empresa. Muitas das declarações dos funcionários podem ser usadas para entender os pontos fortes e fracos do clima organizacional e, portanto, servir de base para o desenvolvimento de um plano de ação eficaz.

2. Fornecer um ambiente de trabalho funcional e agradável

Ao pensar em um cenário de trabalho presencial, a empresa deve estar atenta a todos os detalhes que possam afetar o bem-estar do escritório. Cadeiras e mesas confortáveis ​​com ar condicionado e iluminação no ambiente.

No caso do trabalho remoto, onde a maioria dos profissionais trabalha em casa, existem outras alternativas. Uma opção é a empresa fornecer equipamentos de trabalho, como cadeiras confortáveis ​​e apoios para os pés que contribuem com a ergonomia.

Existe ainda a possibilidade de oferecer um subsídio mensal, pago com o salário, para que os próprios colaboradores adquiram os equipamentos necessários à construção de um ambiente de trabalho adequado em casa.

3. Mantenha a comunicação aberta e transparente

Construir diálogos é essencial para garantir que os funcionários trabalhem em harmonia entre si e com os líderes de equipe. Incentivar a escuta ativa, reuniões de alinhamento e feedback são alternativas para manter uma boa comunicação.

Essas ações ajudam a garantir que informações importantes sejam comunicadas e fornecem uma oportunidade para os funcionários fornecerem feedback a seus líderes sobre processos, rituais e demandas de negócios.

4. Foco no desenvolvimento do funcionário

Uma das tarefas mais importantes das empresas é treinar e qualificar seus funcionários. Investir na equipe é investir em troca da própria organização.

Profissionais educados e em constante evolução se sentem mais motivados e engajados em seus negócios.

Além disso, é uma forma de valorizar os colaboradores e a importância de seu papel nos processos de negócios.

O ativo mais valioso de qualquer organização são seus funcionários. Portanto, é importante garantir as melhores condições de trabalho para que os colaboradores possam trabalhar com alto desempenho, sem descuidar da saúde e do bem-estar.

Agora que você sabe o que é o clima organizacional e a sua importância, comece a se preparar para a pesquisa de clima e não deixe de colocar as recomendações em prática no seu negócio!

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