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People Analytics, quais as primeiras etapas para usar a ferramenta

Hebert H. Martins

Hebert H. Martins

Assistente de Marketing, Redator, Editor de conteúdo, Criador de conteúdo e apaixonado pela cultura pop.
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Neste artigo você irá ver quais são os primeiros passos para já começar a trabalhar com a ferramenta de people analytics e qual o impacto e importância que têm para o seu negócio ter um melhor funcionamento e maior lucratividade.
People Analytics, o que é e como aplicar o conceito no dia-a-dia

Veja as primeiras etapas para começar a trabalhar com People Analytics

No contexto atual, assistimos a uma mudança constante e acelerada no funcionamento do mundo do trabalho. Acompanhando esse ritmo, os profissionais de RH também devem investir continuamente em seu aprimoramento e treinamento e também no uso de recursos cada vez mais tecnológicas como é o caso do exemplo deste artigo, a ferramenta de people analytics.

Uma das áreas mais promissoras para a região é a análise de pessoas – ou people analytics. Neste artigo vamos falar sobre o conceito dessa tendência, mostrar sua metodologia e o que os profissionais de RH precisam desenvolver para trabalhar com esse tema.

O que é a análise de pessoas?

A tradução do People Analytics seria análise de pessoas, que dá uma pista sobre o assunto. Essa abordagem inclui a coleta, organização e análise de informações de funcionários em sua organização, realizada por meio de software para otimizar as funções de recursos humanos. Em seguida, os dados devem ser transformados em informações e, em seguida, em conclusões.

O matemático e empresário britânico Clive Humby disse certa vez: data is the new oil (em interpretação livre: os dados são o novo petróleo). Ou seja, no futuro do trabalho, ter dados e saber utilizá-los produtivamente será uma das grandes vantagens competitivas do mercado.

Além disso, investir nessa tendência gera decisões mais assertivas, pois a tomada de decisão é baseada em dados e não em opinião. De acordo com Nigel Dias, CEO da 3N Strategy, “People Analytics significa que você pode conversar com seu parceiro de negócios – seja qual for a sua pergunta, nós o ajudaremos a responder com as informações certas no momento certo. “

Como funciona people analytics?

De acordo com um relatório do LinkedIn Global Talent Trends 2020, o processo passo a passo para trabalhar com People Analytics é o seguinte:

1- Coleta

Nesse ponto, o objetivo é que os dados sejam coletados de forma organizada. Se o seu RH nunca trabalhou com o People Analytics antes, pode levar algum tempo para reunir as informações existentes até agora, mas vale a pena!

2- Manutenção

O objetivo neste momento é organizar e atualizar os dados. Quando você termina esse trabalho, é normal sentir uma sensação de alívio por ter organizado seus dados da maneira que faz sentido para sua organização.

3- Análise

Então é hora de gerar informações por meio do que foi coletado e organizado. Para fazer isso, você precisa entender quais perguntas o RH deseja fazer aos dados. Em organizações com alta rotatividade, a questão pode ser “o que está causando esse número de rotatividade?”

4- Agir

Depois que os processos acima forem concluídos, o objetivo deve ser levar essas informações para a solução de problemas. Nesse sentido, é fundamental entender o caminho que deve ser percorrido entre onde você está e para onde deseja ir.

5- Letras maiúsculas

Finalmente, os insights devem ser usados ​​como uma vantagem competitiva. Ou seja, quando todas as etapas estiverem concluídas, é hora de fazer melhorias no processo, tentando adquirir cada vez mais complexidade no processo de people analytics.

Habilidades de um profissional na análise de pessoas

Agora que você conhece as etapas para investir nessa tendência, vamos entender as habilidades que um profissional de RH precisa para trabalhar com People Analytics.

Em primeiro lugar, é necessário atualizar-se para trabalhar com o tema. Existem vários cursos voltados para a gestão de pessoas com ênfase em dados, mas uma forma de se atualizar com rapidez e facilidade é o EX Academy, uma iniciativa educacional sobre o tema da experiência do funcionário no contexto do futuro do trabalho.

Além das habilidades técnicas, ou seja, qualificações formais e conhecimento do assunto, é essencial que os profissionais de RH tenham competências transversais para trabalhar com People Analytics no dia a dia.

Segundo Christiane Berlinck, Diretora de Recursos Humanos da IBM Brasil, as competências buscadas são:

  • Capacidade de pensar criticamente;
  • Saber como reunir as informações certas ou fazer as perguntas certas na hora certa para as pessoas certas.
  • Gerar informações a partir desses dados, a fim de criar correlações em meio a um grande volume de informações;
  • Saber “contar histórias” a partir desses dados, nossa querida narrativa.

Como trabalhar na prática com Análise de Pessoas?

Como já mencionado, o primeiro passo para trabalhar esse tema é a aquisição de dados. Na maioria das empresas, isso pode ser um desafio, especialmente se não houver suporte para a coleta de dados de forma estruturada e baseada em métodos. Usando os produtos da Pin People como o software de gerenciamento de experiência de colaborador, você pode fazer as perguntas certas às pessoas certas no momento certo.

Além do negócio que atua com envio de pesquisas personalizadas, a mágica começa após a coleta de dados: com resultados em tempo real. Com uma poderosa plataforma analítica, você pode ver os dados de diferentes perspectivas, criando insights sobre eles e incentivando a tomada de decisões mais assertivas.

Métricas incríveis, ter dados para parceiros de negócios e executivos é essencial. Por isso a Pin People oferece um recurso muito poderoso: a possibilidade de mostrar uma “fotografia” da organização em tempo real e sem os preconceitos que podem surgir se os dados não forem extraídos corretamente.

Finalmente, todas essas entradas e saídas criam uma enorme vantagem competitiva para qualquer empresa precisamente porque aqueles que usam Pin People conhecem seu pessoal por meio de dados e não por informações obtidas através de boatos ou opiniões infundadas.

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