fbpx

Período de experiência: Saiba como fazer o desligamento

Hebert H. Martins

Hebert H. Martins

Assistente de Marketing, Redator, Editor de conteúdo, Criador de conteúdo e apaixonado pela cultura pop.
Compartilhe:
Veja neste artigo que o momento de fazer um desligamento nunca é agradável, porém existem dicas de como torná-lo mais suave para sua equipe e para a pessoa, em especial neste artigo dentro do contrato do período de experiência. Confira alguns toques indispensáveis e que irão ajudar.
O momento de fazer um desligamento nunca é agradável, porém existem dicas de como torná-lo mais suave para sua equipe e para a pessoa, em especial neste artigo dentro do contrato do período de experiência.

Qual é o momento certo para desligar um funcionário em período de experiência?

Quando um profissional firma um contrato com a empresa, o período probatório é o mais conturbado e ao mesmo tempo é o que vai determinar se seu desempenho é compatível com o que a empresa espera dele, pois é neste primeiro momento: o período de experiência, onde são consolidadas as mais imprescindíveis informações sobre comportamento, personalidade, maturidade emocional e profissional, entre outros pontos.

Porém, nem sempre as coisas saem conforme o planejado e após inúmeras tentativas, a decisão mais difícil de tomar é demitir o funcionário, e em algumas situações o próprio talento exige a renúncia.

Então, os recursos humanos da empresa sabem o que fazer nesses casos? Neste texto iremos pontuar e esclarecer as dúvidas sobre desligamento durante o período de julgamento e os principais pontos de observação, para que o processo corra bem e sem perturbações. Não perca a leitura!

Estágio em Direito do Trabalho

No momento da contratação, o trabalhador assina em princípio um contrato de experiência que deve ter a duração máxima de 90 dias, podendo a empresa optar por parcelá-lo em 2 períodos (45/45 dias, 30/60 dias, etc.).

Esta medida está prevista no artigo 451º da CLT e, caso o empregador não proceda a qualquer intervenção durante este período, automaticamente após 90 dias, o contrato é renovado por prazo indeterminado, estando o trabalhador efetivo na sua função.

O tempo de experiência deve ser documentado na carteira de trabalho do colaborador, na página de notas gerais, no prazo de 48 horas após a admissão, obrigatoriamente.

Durante este período, o talento será avaliado pelo seu gestor e colegas, bem como a oportunidade de avaliar a empresa e se a função que desempenham corresponde ao que foi informado durante o processo de seleção.

Quando uma das partes não cumpre o que foi estabelecido e se sente prejudicada de uma forma ou de outra, a solução é a rescisão do contrato.

Cálculo da resolução durante o período experimental

Dependendo do motivo do desligamento, a investigação tem seus pontos de atenção que devem ser respeitados, para que nem a empresa nem o profissional sejam prejudicados.

Quando a empresa desliga o funcionário

Caso a organização não deseje manter o funcionário e opte por encerrar o relacionamento antes do término do contrato de experiência, deverá arcar com os seguintes custos:

  • saldo salarial;
  • 13 ° proporcional;
  • licença proporcional + 1/3 constitucional;
  • Retirada do FGTS + multa de 40%;
  • remuneração correspondente a metade da remuneração a que teria direito até ao termo do contrato de experiência.

Desligamento por parte do funcionário

Caso o profissional não deseje permanecer na empresa e solicite a demissão nesse período, seus direitos serão os seguintes:

  • saldo salarial;
  • 13º salário proporcional;
  • Licença proporcional + licença constitucional.

Rescisão do contrato de experiência por justa causa

Nas situações em que o trabalhador cometa negligência grosseira e seja despedido por justa causa, terá direito aos seguintes valores:

  • saldo salarial;
  • Recolhimento do FGTS, mas sem direito ao saque.

Cláusula assecuratória

Presente em alguns contratos, rege o direito de retirada mútua, operando da seguinte forma:

se uma das partes rescindir o contrato, a outra terá o direito ao aviso prévio por conta do contrato, pois serão aplicáveis ​​todas as regras relativas à rescisão do contrato permanente, nos termos do artigo 481º da CLT.

O profissional responsável pelo cálculo da rescisão deve estar atento aos contratos que prevejam indenização em caso de rescisão pelo empregado, a fim de cobrir os danos decorrentes da rescisão.

O mesmo valor que seria pago em caso de rescisão antecipada pelo empregador. O período experimental deve ser uma fase de integração e aprendizagem desenvolvida pela empresa e pelo funcionário.

Dessa forma, será construído um importante vínculo de lealdade e envolvimento de talentos. Por isso, investir na qualidade do recrutamento e seleção e na gestão eficiente dos processos evita o período de experimentação em detrimento dos interessados, tornando cada vez mais inútil a rescisão contratual.

Agora que explicamos como calcular a rescisão em caso de rescisão do contrato de período de experiência, ficou com alguma dúvida? Fale com nosso suporte agora.

Que tal receber uma notificação sempre que lançarmos um novo artigo ou atualização? Assine nossa Newsletter agora.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Assine nossa Newsletter agora