fbpx

Como o plano de carreira da sua empresa gera motivação no trabalho?

Hebert H. Martins

Hebert H. Martins

Assistente de Marketing, Redator, Editor de conteúdo, Criador de conteúdo e apaixonado pela cultura pop.
Compartilhe:
Compreenda através deste artigo a correlação entre plano de carreira e motivação, veja como um afeta o outro e saiba a importância de ter um plano de carreira bem definido para sua empresa.
Plano de carreira e motivação, entenda como estes dois elementos estão entrelaçados.

Use o plano de carreira na sua empresa para gerar motivação no trabalho

Alguns gestores ainda têm dúvidas ou resistência em traçar um plano de carreira para seus funcionários. As causas dessas dúvidas devem-se aos custos de execução desses projetos, mas também à dificuldade de mensurar a rentabilidade econômica da ação para a empresa.

Apesar das dificuldades iniciais, a implantação de um plano de carreira transforma positivamente o ambiente das organizações e traz grandes resultados.

Descubra a seguir como funcionam os principais tipos de planos de carreira e descubra como geram motivação no trabalho!

Quais são as vantagens de um plano de carreira?

Por tempo de casa

Nesta categoria de plano, há aumento de cargos e salários de acordo com o tempo de serviço do funcionário na empresa, empoderando os funcionários mais velhos. Exemplo: Um funcionário ingressa na empresa com salário inicial de R $ 1.200,00, para o cargo de técnico 1. Após 2 anos, é automaticamente promovido ao cargo de técnico 2, com salário de R $ 1.450,00, e assim sucessivamente. .

Por avaliação de desempenho

Nessa metodologia, os colaboradores são avaliados por um comitê de desempenho ou superior hierárquico, que define os critérios para a mudança de cargo. Pontualidade, afastamento do trabalho, interação com os colegas e qualidade do serviço prestado são alguns dos fatores que podem aparecer nesta avaliação.

Por objetivos alcançados

Nessa situação, a empresa pode definir os objetivos a serem alcançados pelos colaboradores, individualmente ou em grupos, influenciando na progressão dos cargos de acordo com eles. Ao fazê-lo, a organização pode definir os benefícios decorrentes do plano de carreira. No entanto, se as metas forem muito difíceis de atingir, os funcionários podem ficar insatisfeitos e pensar que nunca irão progredir e isso pode causar um efeito contrário ao esperado para a empresa.

Como o plano de carreira ajuda a motivar a equipe?

Entusiasmo para atingir objetivos.

A carreira é, sem dúvida, um dos principais motivadores no trabalho. Com efeito, sabendo claramente o que é necessário para ser reconhecido e obter benefícios econômicos, o colaborador sente-se entusiasmado com o cumprimento dos objetivos traçados. Também podemos observar uma melhoria na qualidade do trabalho produzido.

Melhoria do clima organizacional

O plano de carreira oferece maior segurança aos colaboradores, o que melhora o clima organizacional da empresa. Além disso, os funcionários que se sentem bem no trabalho geram melhores resultados de produtividade e, como resultado, maiores lucros para a empresa.

Retenção de talentos

O plano de carreira permite que seus funcionários saibam com antecedência quais cargos podem alcançar, quanto tempo vai demorar e que valores salariais receberão no futuro. Também podemos dizer que é fundamental reter talentos. Por ter clareza quanto a melhorias no emprego a longo prazo, o funcionário acaba não aceitando convites de outras empresas.

Como desenhar um plano de carreira eficaz?

Defina critérios claros para promoção.

Em primeiro lugar, como já dissemos, é fundamental que os funcionários saibam exatamente o que precisam fazer para crescer no negócio, certo? É precisamente por isso que devemos primeiro estabelecer os critérios de promoção.

Também examinamos alguns dos critérios que você pode usar, como tempo de casa, avaliação de desempenho e metas alcançadas. Dependendo da situação, é interessante combinar todos esses requisitos. O mais importante aqui é que o profissional entenda o que é preciso para entrar no negócio.

Realize avaliações periódicas

É claro que, para que o plano de carreira seja mais justo, é importante que o gestor faça avaliações periódicas. Desta forma, é possível verificar se todos os critérios de promoção são de fato cumpridos dentro do tempo estipulado.

Além disso, as avaliações são essenciais não apenas para acompanhar os resultados e definir o profissional certo a ser promovido, mas também para motivar os funcionários. Afinal, é uma forma de mostrar que o gerente está presente e realmente se preocupa com os resultados que os funcionários obtêm.

Faça feedback constante

O plano de carreira também pode ser visto como um “programa” da empresa. Isso significa que não só o funcionário, mas também os próprios gestores, podem participar dos objetivos individuais. Como você faz isso? O caminho está no feedback.

Em essência, o feedback é um momento chave para alcançar o alinhamento entre a administração e os profissionais. É com essas ações que podemos corrigir posturas e ensinar a melhor forma de realizar as tarefas.

Além disso, ao realizar feedbacks, também podemos estimular os colaboradores que caminham na direção certa a continuarem com bom desempenho. No final das contas, todos se sentem um pouco mais próximos de completar o que sonham, neste caso, progredir.

Estabeleça canais de comunicação

Sem dúvida, uma boa comunicação é essencial em um plano de carreira. Os funcionários devem se sentir à vontade para fazer perguntas e revelar suas verdadeiras intenções na empresa. Dessa forma, podemos ajudá-lo a desenvolver sua perspectiva profissional.

Isso é muito importante quando os gerentes estão comprometidos em ajudar os funcionários a encontrar seu caminho. Tanto dentro como fora da empresa. Além de ajudar na motivação, investir em comunicação certamente cria maior harmonia na organização. Claro, para isso deve ser considerada uma prioridade.

Invista em treinamento

Para finalizar, é fundamental lembrar a importância de investir em treinamento. Os funcionários não devem apenas ser capazes de realizar suas tarefas do dia a dia, mas também assumir os cargos gerenciais que desejam.

Com o treinamento, podemos preparar os profissionais para saberem aos poucos exatamente o que precisam para se promover. Afinal, os chefes precisam ter um conhecimento profundo dos processos de negócios e, mais importante, inspirar outros funcionários. Dessa forma, com o conhecimento certo, seu funcionário estará pronto para assumir o novo papel de um verdadeiro líder.

Ficou com alguma dúvida? Fale com nosso suporte agora.

Que tal receber uma notificação sempre que lançarmos um novo artigo ou atualização? Assine nossa Newsletter agora.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Assine nossa Newsletter agora