fbpx

Qualidade de vida no trabalho, entenda sua importância!

Hebert H. Martins

Hebert H. Martins

Assistente de Marketing, Redator, Editor de conteúdo, Criador de conteúdo e apaixonado pela cultura pop.
Compartilhe:
Veja neste artigo sobre a qualidade de vida no trabalho, entenda sua importância para o bom funcionamento e maior lucratividade do seu negócio
Qualidade de vida é um assunto abrangente porém de fundamental importância para qualquer negócio que sonhe alto.

Qualidade de vida no trabalho e como isso impacta diretamente o funcionamento e alcance do seu negócio.

Máquinas não são como pessoas. Elas nunca estarão na plenitude de sentimentos e desejos. Dependemos das pessoas, da sua capacidade de escolher o caminho através de um raciocínio único e pessoal. As plantas crescem em ambientes favoráveis ​​com ventilação, água e alimentos adequados para seu bem-estar. Por que, então, você acha que as pessoas não precisam dessa qualidade de vida no trabalho?

Pessoas felizes produzem mais e melhor. Organizações que compreenderam que os seres humanos não podem ser tratados como máquinas avançadas e evoluídas no tempo e no espaço. É a odisseia da produtividade constante, de empresas que conseguem reter seus talentos e não precisam se esforçar para encontrar bons profissionais. Mas devemos seguir o exemplo de empresas de tecnologia e criar ambientes de videogame, com enormes telas, espaço para jogos e descanso para reter os melhores talentos e máxima produtividade?

Sim e não. A resposta a esta pergunta dependerá de conhecer o ambiente de trabalho mais produtivo da sua empresa. Então, vamos dar uma olhada em alguns pontos para entender melhor a importância da qualidade de vida no trabalho:

Aumentar a produtividade

O que faz seus funcionários produzirem mais e melhor? Qual é a natureza do trabalho de seus funcionários? Se é um negócio de criação, marketing, conteúdo web, você tem que estimular a criatividade. A mente deve encontrar um ambiente confortável e tranquilo que lhe permita “pensar fora da caixa”.

Se for um negócio cuja atividade principal é a venda, o ambiente deve motivar a perseverança, fazer coisas diferentes, gerar empatia, compreender diferentes pontos de vista e abrir a mente para novas e diferentes formas de pensar. O foco principal, o ambiente deve induzir concentração, repouso mental temporário, tentando aliviar a mente do estresse causado por longas horas de concentração em planilhas, relatórios e balanços.

Você começou a entender a importância do seu ambiente de trabalho?

Treinamento para o inesperado

Pessoas autogerenciadas encontram soluções eficazes com mais facilidade. Para que isso aconteça, a mente tem que se livrar das pequenas reclamações que apenas limitam o raciocínio, engessando seu colaborador e impedindo-o de pensar em temas mais importantes e produtivos para o seu negócio.

Gerar funcionários autogerenciados é um bom começo para a criação de “geradores de soluções” que estarão dispostos a colaborar, fornecendo soluções e sugestões para aumentar a produtividade, lucratividade, redução de custos e otimização de ativos. Nublar as mentes dos funcionários com solicitações que apenas os submetem a verificações sérias significa que eles não precisam fazer nada além do que fazem na descrição de suas funções.

Tenha cuidado, você pode estar tratando seus recursos humanos como máquinas!

Canais de comunicação

Saber ouvir seus colaboradores mostra, além de respeito, uma mensagem clara de que você se preocupa com o que eles pensam e que sua empresa os valoriza como pessoas capazes de contribuir com a organização. Recursos humanos não gostam de ser tratados como maquinário ou como números.

Portanto, se você deseja resultados que os números por si só não podem fornecer, ouça as pessoas. É incrível como podemos ficar surpresos quando começamos a ouvir diferentes opiniões e pontos de vista. Seu negócio fará voos que você nunca sonhou, sua jornada de trabalho não será mais pesada e estressante e sua equipe terá prazer em trabalhar em seu negócio, especialmente para seus clientes.

Agora, se até mesmo o tempo interfere no desempenho dos funcionários, quão mais pode o clima organizacional promover ou inibir a produtividade de seus funcionários?

Comece a ouvir seus funcionários, suas expectativas, sugestões e reclamações. Sim, é melhor ouvir reclamações diretamente da fonte do que fomentar uma rede de intrigas e fofocas dentro de sua empresa. Coloque seus funcionários do mesmo lado que você: do lado da produtividade e do aumento de resultados. Felizmente, é um caminho sem retorno.

Benefícios da qualidade de vida no trabalho

Como vimos, a importância da qualidade de vida no trabalho manifesta-se nas várias iniciativas que podem ser tomadas na empresa para a sua construção. Os benefícios são para todos na empresa e estendem-se aos familiares. Nesse sentido, vale destacar as principais vantagens que podem ser obtidas quando a qualidade de vida faz parte do objetivo do negócio.

Estimule a criatividade

A criatividade dos funcionários é uma das características responsáveis ​​pela capacidade de gerar propostas de melhoria contínua. É também a chave para as soluções necessárias em situações de demanda contingente, por exemplo. Portanto, a preocupação com a qualidade de vida pode proporcionar um ambiente propício ao desenvolvimento da capacidade criativa dos colaboradores.

Alinhamento com os valores corporativos

Os valores de uma empresa estão consolidados na sua missão e na sua visão de futuro. No entanto, sua internalização deve interessar a todos e não apenas à alta direção. À medida que a qualidade de vida se torna mais importante no local de trabalho, incentive o alinhamento dos funcionários aos valores corporativos. Uma afinidade maior com esses valores está começando a surgir.

Maior eficácia de liderança

Melhora a qualidade de vida e favorece as relações interpessoais no trabalho. Portanto, permite desenvolver um terreno fértil para o aprimoramento de líderes no relacionamento com as equipes, que, por sua vez, devem aprimorar sua abordagem para consolidar a importância da qualidade de vida no trabalho. Acima de tudo, significa deixar de lado brigas do passado e aperfeiçoar relacionamentos com base na harmonia de objetivos comuns.

Redução do número de acidentes de trabalho

A sensação de estar em um ambiente de trabalho melhor e mais saudável aumenta a autoestima. Seguindo esse impulso, surgem reflexões sobre a preocupação com a saúde e segurança no trabalho, que se intensificam, isso é possível porque, ao investir na qualidade de vida, a própria empresa também assume essa preocupação como parte de seus valores.

Redução de doenças ocupacionais

Pelo mesmo motivo apontado para a redução de acidentes, as doenças ocupacionais também diminuem em um ambiente melhor. Nesse sentido, sabe-se que muitas doenças são resultado de imprudências, bem como de condições emocionais desastrosas acumuladas ao longo dos anos.

Redução do absenteísmo

A insatisfação dos colaboradores com as condições do ambiente de trabalho é a principal responsável pelas faltas observadas. Ao trabalhar por uma vida melhor no ambiente de trabalho, a empresa rompe o ciclo das relações negativas, valorizando o colaborador e reduzindo o absenteísmo.

Rotatividade reduzida

Uma empresa que não leva em conta a importância da qualidade de vida no trabalho tem bons motivos para ter uma rotatividade maior. Afinal, se o funcionário pode ir para um lugar melhor, por que não … Pelo contrário, valorizar o ambiente de trabalho é um dos motivos importantes para permanecer na empresa. O efeito na qualidade de vida é muito forte.

Melhor desempenho e produtividade

Todos os benefícios mencionados acima levam a um melhor desempenho dos funcionários e impulsionam o crescimento da produtividade. A experiência mostra que colaboradores mais felizes produzem muito mais e melhor, por isso você viu que a importância da qualidade de vida no trabalho deve ser considerada com particular atenção, principalmente pelos benefícios que ela traz para todos no ambiente de trabalho.

Ficou com alguma dúvida? Fale com nosso suporte agora.

Que tal receber uma notificação sempre que lançarmos um novo artigo ou atualização? Assine nossa Newsletter agora.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Assine nossa Newsletter agora