fbpx

Gamificação como ferramenta de engajamento interno

Hebert H. Martins

Hebert H. Martins

Assistente de Marketing, Redator, Editor de conteúdo, Criador de conteúdo e apaixonado pela cultura pop.
Compartilhe:
Engajamento interno é um desafio em toda organização, e quem é que não gosta de desafios? Então confira o artigo para ver como a gamificação pode ajudar sua empresa a alcançar o próximo nível com colaboradores ou funcionários engajados e mais produtivos.
Engajamento interno é um desafio em toda organização, e quem é que não gosta de desafios?

O engajamento interno é uma ferramenta essencial para as empresas avaliarem o desempenho e o comprometimento dos funcionários com o objetivo geral de uma organização. E há muitas maneiras de ajudar nesse processo de engajamento. A gamificação é uma delas.

As habilidades dos funcionários e os sistemas de classificação incentivam sua participação e têm um impacto direto em seus egos. Essa ferramenta tem tudo para incentivar e animar os colaboradores quando utilizados para fins de engajamento.

Você está procurando uma maneira de engajar seu quadro de funcionários? Leia o artigo para dicas sobre ferramentas e métodos para implementar gamificação internamente.

O que é gamificação?

Gamificação é derivada da palavra “game” e significa literalmente jogo. Em um mundo de jogos, entende-se que os sistemas ou ferramentas permitem aos usuários avaliar e subir de nível na dinâmica da competição / jogo.

E embora essa gamificação possa ser aplicada de maneiras diferentes, na maioria dos casos ela tem objetivos comuns. Sendo eles:

Funcionários mais engajados

A motivação para o engajamento interno é um dos principais objetivos da gamificação. Isso acontece naturalmente porque os funcionários estão emocionalmente envolvidos na competição. Ou seja, você entende para onde precisa ir, o que precisa fazer para chegar lá e quais ações precisa tomar para atingir seus objetivos.

O compromisso é manter os colaboradores na dinâmica e envolvidos no jogo.

Maior produtividade de toda a organização

A produtividade é um dos objetivos da gamificação para as empresas. Por exemplo, os funcionários poderiam buscar fazer o registro de ponto no trabalho com mais precisão.

Assim, os gestores e gestores de sua área podem ter uma visão mais sistemática do comprometimento e da motivação de cada funcionário.

Colaboradores mais focados e concentrados

A abordagem de gamificação é o resultado das etapas criadas neste universo. Seja o objetivo final gerar uma preocupação do funcionário, desde que as etapas para alcançá-lo estejam claras. Dessa forma, cada pessoa pode se monitorar e participar das atividades individualmente e ficar mais focada.

Tomada de decisão

Essa determinação está diretamente relacionada à motivação dos colaboradores para atingir esse objetivo final. Os objetivos podem incluir metas gerais que requerem a conclusão de um projeto ou a participação contínua de todos.

De qualquer forma, com uma estrutura semelhante à gamificação, é possível ver o final do jogo, então fica fácil para a pessoa se manter ativa e motivada e decidir completar o leque de atividades que a farão alcançar o objetivo final.

A gamificação é diferente dos jogos?

A gamificação vem de “game”, da competição e da estrutura do jogo, mas com intenções diferentes. Embora os jogos sejam apenas para fins de entretenimento, a gamificação aplica mecanismos à realidade do jogador, incluindo uma variedade de propósitos.

E quando aplicados à realidade do negócio, esses objetivos podem estar diretamente ligados ao desempenho individual de cada colaborador.

Quais são os tipos de gamificação?

Gamificação analógica

A gamificação analógica usa materiais físicos para conseguir isso. É muito semelhante a jogos de tabuleiro, cartas e dinâmicas um-a-um que incluem a ideia deste jogo em segundo plano.

Por exemplo, as equipes de tecnologia usam cartões para votar na importância das atividades mensais ou semanais.

Dentro do sprint, pode haver diferentes categorias de importância e prioridade de atividade, neste exemplo citado acima onde é um caso em que a gamificação é usada para votar na prioridade e na dificuldade do projeto da equipe.

Gamificação digital

Já a gamificação digital traz todo um universo online que permite aos funcionários participarem remotamente. A gamificação digital usa ferramentas e plataformas digitais com uma infraestrutura pronta para uso.

Ou, para empresas que precisam de sua própria interface, podem desenvolver seu próprio ambiente digital, que é muito mais complicado.

Aqui, o acesso à plataforma pode ser feito por meio de um dispositivo móvel, um computador desktop ou um tablet.

Os elementos mais comuns na gamificação

Narração

Contação de histórias é apenas uma técnica para contar uma história. E no mundo dos games, principalmente nos RPGs (RPGs), a densidade da história e do universo é muito bem construída.

A história é um meio muito importante para criar toda a trajetória do personagem e do jogador. Ela explica como os problemas do jogo começam, o que acontece no clímax e o que acontece se houver um resultado.

Desafios e resultados

Desafios e conquistas alimentam o jogo. Estes podem variar desde pequenas tarefas diárias dos funcionários até uma determinada frequência ou execução de uma ação.

E os resultados são obtidos a partir da realização dessas tarefas.

Medalha (distintivo)

Uma medalha ou prêmio é o resultado das conquistas de um jogador / usuário. Eles sempre podem ser feitos conforme vemos o progresso no mundo do jogo.

Habilidade

Um pouco de competição de leve não faz mal a ninguém! E ainda na empresa? Que bom! Agora às vezes ressentido com a competição, em um ambiente onde a competição é uma das bases de uma dinâmica a se desenvolver, pode ser uma ótima ferramenta para atrair e entreter a todos.

Além disso, na gamificação, a competição pode ocorrer no nível de cada funcionário. Pessoas mais avançadas receberão diferentes recompensas. Ou seja: uma competição saudável e que não deixa de ser interessante.

Avatar

Avatar é um personagem do jogo. Eles têm sua própria história ou podem ser escritos à medida que o jogo se desenrola.

Classificação

A classificação é uma forma de medir o crescimento de cada participante do jogo. Existem diferentes tipos de classificações que medem o sucesso. Mas depende do objetivo do jogo e de como você mede o progresso do jogador.

Feedback

O feedback imediato para cada usuário é uma ótima ferramenta para trazer todos para o mundo dos jogos. Ajuda a apontar erros e acertos. Dessa forma, os usuários podem entender o que fazer, o que podem fazer e o que não podem.

Moedas e loja online

As coins ou moedas são um dos tipos de recompensas que os usuários podem receber ao conquistar níveis no jogo. Elas também podem atuar como moeda de troca do jogo para obter vantagens e outras ferramentas especiais.

Os jogos que têm moedas virtuais geralmente têm uma pequena loja onde você pode resgatá-los.

Como implementar a gamificação?

Para implementar a gamificação, primeiro você precisa entender se jogar é significativo para o seu público. Em geral, as pessoas estão interessadas em jogos e competições saudáveis, mas é importante analisar se o método pelo qual a gamificação é aplicada é acessível a todos os funcionários.

Depois de verificar a necessidade de gamificação, você precisa planejar e descobrir a melhor forma de alcançá-la.

E aí, prontos para uma boa e velha competição amigável?

Ficou com alguma dúvida? Fale com nosso suporte agora.

Que tal receber uma notificação sempre que lançarmos um novo artigo ou atualização? Assine nossa Newsletter agora.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Assine nossa Newsletter agora