Por que eu deveria usar a técnica SMART no meu negócio?
Definir uma meta de sucesso é importante tarefa de liderança para qualquer empresa. Dessa forma, você pode manter todos os seus colaboradores mais alinhados e comprometidos com os resultados do negócio. É por isso que é importante usar a técnica SMART.
O nome SMART vem de um acrônimo de cinco palavras em inglês, são elas: specific, measurable, attainable, relevant e time-based. Em português, essas palavras podem ser entendidas como: específicas, mensuráveis, alcançáveis, relevantes e temporais.
Neste artigo, definimos cada uma dessas partes da técnica em detalhes. Vamos mergulhar um pouco mais fundo em todos os conceitos, descrevendo um guia passo a passo para definir sua meta SMART específica e entender como ela pode contribuir para o sucesso de seu negócio.
Confira!
Técnica SMART: o que considerar
Em primeiro lugar, é importante entender a diferença entre meta e objetivo. Os objetivos são mais amplos e complexos, geralmente de longo prazo. As metas são mais específicas e de curto prazo e costumam servir como um guia passo a passo para alcançá-las.
Além disso, também é importante entender que cada meta deve ser desenvolvida com base em dados reais da empresa e do mercado. Portanto, sempre procure dados atuais e realistas para criar metas alcançáveis.
Uma meta SMART tem várias vantagens, em particular, ajuda você a refinar sua força de trabalho, focar no que é realmente importante, mitigar despesas potenciais e maximizar os resultados de negócios.
Técnica SMART: exemplos práticos
Conforme mencionado, existem cinco características principais para o desenvolvimento de uma meta de sucesso. Agora veja como trabalhar cada um deles:
Specific (Específica)
Uma meta deve ser clara o suficiente para que todos os funcionários a entendam.
Quanto mais detalhada for a meta, melhor será para os envolvidos. Em seguida, defina claramente: o que, como, quando e quem deve realizar cada tarefa.
Measurable (Mensurável)
Uma meta mensurável é uma meta que pode ser medida em termos de finanças ou resultados.
Para definir uma meta com essa característica, é importante definir os números a serem alcançados ou definir bons indicadores-chave de desempenho.
Attainable (Alcançável)
Se uma meta não for considerada alcançável, é provável que nenhum funcionário tenha interesse em alcançá-la.
Portanto, é importante desenvolver metas com base nos resultados já alcançados pela empresa ou por seus colaboradores.
Relevant (Relevante)
É importante que a meta seja genuinamente relevante para o crescimento do negócio.
Do contrário, é melhor você nem acreditar. Cada meta deve ser um passo importante em direção aos objetivos maiores desejados pela empresa.
Time-base (Temporal)
Cada meta deve ser temporária, ou melhor, ter um determinado período para sua realização.
Quando isso não acontece, a equipe de trabalho provavelmente se esquece. Portanto, estabeleça suas metas com prazos curtos, de preferência mensais – o ideal é que sejam semanais.
Estas são as principais características. Acima de tudo, é importante considerar a tecnologia neste processo. Imagine, por exemplo, que seu objetivo é limitar o número de faltas. Nesse caso, um sistema de marcação de ponto pode ser um importante aliado, facilitando o cálculo das faltas e a definição de bons indicadores de desempenho.
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