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Técnica SMART: o que ela pode fazer pela sua empresa?

Hebert H. Martins

Hebert H. Martins

Assistente de Marketing, Redator, Editor de conteúdo, Criador de conteúdo e apaixonado pela cultura pop.
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SMART é uma técnica de administração, confira na íntegra tudo que ela pode fazer pelo seu negócio. Veja ainda como você pode aprimorar os processos do seu negócio com esta técnica de administração que tem se tornado cada vez mais popular nas empresas.
SMART é uma técnica de administração, confira na íntegra tudo que ela pode fazer pelo seu negócio.

Por que eu deveria usar a técnica SMART no meu negócio?

Definir uma meta de sucesso é importante tarefa de liderança para qualquer empresa. Dessa forma, você pode manter todos os seus colaboradores mais alinhados e comprometidos com os resultados do negócio. É por isso que é importante usar a técnica SMART.

O nome SMART vem de um acrônimo de cinco palavras em inglês, são elas: specific, measurable, attainable, relevant e time-based. Em português, essas palavras podem ser entendidas como: específicas, mensuráveis, alcançáveis, relevantes e temporais.

Neste artigo, definimos cada uma dessas partes da técnica em detalhes. Vamos mergulhar um pouco mais fundo em todos os conceitos, descrevendo um guia passo a passo para definir sua meta SMART específica e entender como ela pode contribuir para o sucesso de seu negócio.

Confira!

Técnica SMART: o que considerar

Em primeiro lugar, é importante entender a diferença entre meta e objetivo. Os objetivos são mais amplos e complexos, geralmente de longo prazo. As metas são mais específicas e de curto prazo e costumam servir como um guia passo a passo para alcançá-las.

Além disso, também é importante entender que cada meta deve ser desenvolvida com base em dados reais da empresa e do mercado. Portanto, sempre procure dados atuais e realistas para criar metas alcançáveis.

Uma meta SMART tem várias vantagens, em particular, ajuda você a refinar sua força de trabalho, focar no que é realmente importante, mitigar despesas potenciais e maximizar os resultados de negócios.

Técnica SMART: exemplos práticos

Conforme mencionado, existem cinco características principais para o desenvolvimento de uma meta de sucesso. Agora veja como trabalhar cada um deles:

Specific (Específica)

Uma meta deve ser clara o suficiente para que todos os funcionários a entendam.

Quanto mais detalhada for a meta, melhor será para os envolvidos. Em seguida, defina claramente: o que, como, quando e quem deve realizar cada tarefa.

Measurable (Mensurável)

Uma meta mensurável é uma meta que pode ser medida em termos de finanças ou resultados.

Para definir uma meta com essa característica, é importante definir os números a serem alcançados ou definir bons indicadores-chave de desempenho.

Attainable (Alcançável)

Se uma meta não for considerada alcançável, é provável que nenhum funcionário tenha interesse em alcançá-la.

Portanto, é importante desenvolver metas com base nos resultados já alcançados pela empresa ou por seus colaboradores.

Relevant (Relevante)

É importante que a meta seja genuinamente relevante para o crescimento do negócio.

Do contrário, é melhor você nem acreditar. Cada meta deve ser um passo importante em direção aos objetivos maiores desejados pela empresa.

Time-base (Temporal)

Cada meta deve ser temporária, ou melhor, ter um determinado período para sua realização.

Quando isso não acontece, a equipe de trabalho provavelmente se esquece. Portanto, estabeleça suas metas com prazos curtos, de preferência mensais – o ideal é que sejam semanais.

Estas são as principais características. Acima de tudo, é importante considerar a tecnologia neste processo. Imagine, por exemplo, que seu objetivo é limitar o número de faltas. Nesse caso, um sistema de marcação de ponto pode ser um importante aliado, facilitando o cálculo das faltas e a definição de bons indicadores de desempenho.

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