fbpx

EPIs na sua empresa: como lidar com a crise econômica?

Hebert H. Martins

Hebert H. Martins

Assistente de Marketing, Redator, Editor de conteúdo, Criador de conteúdo e apaixonado pela cultura pop.
Compartilhe:
EPIs são ferramentas importantes para o bom funcionamento de qualquer negócio, em meio à crise econômica que temos passado devido à outra crise: a pandemia do covid-19, economizar com EPIs é um ato necessário em empresas de todos os portes
EPIs são ferramentas importantes para o bom funcionamento de qualquer negócio

Após a implantação de uma das plataformas mais relevantes na área de segurança e saúde ocupacional, o mercado de equipamentos de proteção passou por mudanças significativas.

Como gerenciar os EPIs na sua empresa especialmente em meio à crise econômica

Hoje, o sistema permite que profissionais de segurança do trabalho, funcionários e prestadores de serviços envolvidos com EPIs (Equipamentos de Proteção Individual) obtenham informações técnicas que proporcionem maior segurança na compra de EPIs.

A plataforma, chamada ConsultaCA.com, tem como objetivo permitir que você pesquise informações técnicas sobre EPIs inicialmente. Diante da crise pandêmica, este sistema é um excelente centro de conexão entre compradores, profissionais e fornecedores.

Nos últimos sete anos, com mais de um milhão de usuários direcionados, a equipe da ConsultaCA.com conseguiu descobrir alguns dos problemas associados à EPI em uma ampla variedade de negócios. Continue lendo para algumas ideias sobre o assunto!

Qual é a sua importância?

1 – Os profissionais de saúde e segurança no trabalho têm papel fundamental na implementação da legislação trabalhista. Seu objetivo é manter a integridade física e a saúde dos trabalhadores.

2 – Tornar-se gerente de investimentos e custos relacionados a SST, em especial os EPIs, que representam mais de 70% dos custos de segurança do trabalho em muitas empresas.

Se você está se perguntando, eu ofereço um diagnóstico muito simples:

1 – Você sabe quanto usou em EPI para calcular as despesas mensais do seu negócio, ou quanto você investiu no ano passado?

2 – Você já criou ou planejou despesas com a SST da sua empresa?

Por que se preocupar com os custos corporativos de EPI?

As preocupações com as despesas do negócio devem ser atualizadas constantemente. No entanto, o custo é um fator muito importante na composição do preço dos produtos.

A segurança no emprego é um custo muito relevante porque se trata de mão de obra indireta, mão de obra que não está diretamente envolvida na produção.

Na verdade, isso significa que, se um especialista em segurança no local de trabalho não estiver interessado em gastos e planejamento, ele pode perder o controle. A falta de controle financeiro pode levar à redução de custos e melhorias limitadas para a indústria, inclusive por meio da aquisição de EPI e serviços de segurança.

Como promover uma gestão eficaz de EPI?

Vamos dividí-los em três elementos:

Imprevistos no trabalho

Um dos maiores desafios na gestão eficaz dos EPIs são os registros de entrega e seus locais de armazenamento. A complicação mais comum a respeito disso está relacionada ao uso de formulários de registro físico.

Este método de registro do EPI não é apenas demorado para os profissionais, mas também envolve principalmente riscos de apagamento ou perda.

Melhorias: O item 6.6.1 Parágrafo “h” e Portaria SIT 107 de 25 de Agosto de 2009 obrigam os empregadores a registrar as entregas de EPIs aos empregados por meio de livros, formulários ou sistemas eletrônicos.

Nesse sentido, qualquer uma das menções acima pode ser de uso legal para você. Porém, com o sistema de cadastro eletrônico de EPIs, as informações ficam seguras num banco de dados e podem ser visualizadas a qualquer hora, em qualquer lugar, sem contar que permitem economizar tempo.

Planejamento

Muitos problemas podem ser evitados com a adoção de planos simples, como o monitoramento do consumo e a definição de indicadores de gastos. Alguns deles são: consumo massivo de EPIs, falta de controle sobre o uso dos equipamentos e custos imprevisíveis no orçamento.

Você pode investir nas habilidades do trabalhador, melhor EPI e até mesmo na indústria e em recompensas para funcionários mesmo com um baixo orçamento.

Custo

Gerenciar seu estoque de EPIs e planejar suas compras é fundamental para evitar uma necessidade urgente.

O custo, raramente calculado por especialistas envolvidos na obtenção de EPIs, é o dano causado pela interrupção do trabalho devido à falta de equipamentos de proteção adequados.

Portanto, é importante desenvolver um plano de ação para evitar que tais situações gerem variações orçamentárias.

Fornecedor de EPI

A escolha de um fornecedor confiável de EPI é um fator fundamental para uma boa gestão. Ajuda a gerir despesas, reduzir custos, otimizar tempo e divertir-se, por exemplo, consultores, promoções, conselhos técnicos, etc.

Existem várias plataformas de busca gratuitas de EPIs que permitem cadastrar sua solicitação de equipamento e encontrar fornecedores em todo o país.

Substituição do EPI do funcionário

Este é um fator importante, pois você precisa saber o período de troca do dispositivo. Usar o EPI por mais tempo do que o esperado pode resultar na perda de proteção e deixar os funcionários vulneráveis.

Como mudar: se sua empresa tem um pequeno número de funcionários, você pode fazer isso com uma planilha simples. Porém, caso seja um grande número de funcionários, é difícil gerenciar todas essas informações.

Nesse caso, é possível utilizar um sistema de controle e gestão de EPIs que proporcione segurança jurídica, previdenciária e economia de tempo.

Mesmo com as diretrizes acima, você ainda precisa definir outras ferramentas de gerenciamento que possa adotar para melhorar ainda mais as rotinas do gerente de SST.

Por favor lembre-se. Ao implementar as ferramentas certas, os departamentos podem melhorar a produtividade, o controle e o gerenciamento da equipe. Otimize seu tempo!

Ficou com alguma dúvida? Fale com nosso suporte agora.

Que tal receber uma notificação sempre que lançarmos um novo artigo ou atualização? Assine nossa Newsletter agora.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Assine nossa Newsletter agora