fbpx

Qualidade de vida no trabalho – qual a importância para os colaboradores e para a empresa?

Compartilhe:

Como você classifica o seu ambiente de trabalho? Alegre? Harmônico? Caótico? A resposta para a pergunta está diretamente conectada à qualidade de vida no local em que você exerce suas funções.

A intenção desse artigo é mostrar a importância da qualidade de vida no trabalho para que sejamos mais realizados, pessoal e profissionalmente. Confira!

Qualidade de vida no ambiente de trabalho
Qualidade de vida no ambiente de trabalho

Qualidade de vida no trabalho – dicas e conceitos

A Qualidade de Vida no Trabalho, ou, conhecida também por QVT, é o nível de satisfação que um colaborador tem com as funções exercidas e com o local em que trabalha. Oposto ao que várias pessoas acreditam, o contentamento de um profissional no ambiente de trabalho não é algo que diz respeito apenas a ele. Inclusive essa é uma questão que deve ser observada com atenção por parte da gestão da organização, visto que, a satisfação do funcionário está diretamente ligada aos resultados positivos que a empresa obtém ou estima obter.

As empresas só existem porque há pessoas que tornam isso possível, então, por que não investir em ter pessoas motivadas, felizes e engajadas, que podem ter seus talentos profissionais à disposição da empresa? Priorizar um alto padrão de Qualidade de Vida no Trabalho faz parte da ação conjunta entre gestores, empresários e equipe de Gestão de Pessoas. E isso inclui investir em equipamento, estimular gentileza e boa educação entre os colaboradores, para, dessa maneira, criar uma cultura organizacional amistosa e agradável.

O papel do RH

Para garantir a qualidade de vida no trabalho, a área de Recursos Humanos das empresas, o popular RH, possui papel fundamental na execução das ações. É essa equipe que representa a organização responsável por observar e garantir que todos tenham um ambiente tranquilo, com tudo o que necessitam, para exercer suas atividades diárias.

Além disso, os profissionais dessa área têm condições de adequar cargos, funções e salários e garantir que todos os colaboradores tenham condições e benefícios justos de acordo com a devida função e comprometimento com a organização.

Segurança e saúde no trabalho

Um dos pontos principais é com relação a saúde e segurança de seus colaboradores no ambiente de trabalho. É de extrema importância que a empresa garanta aos funcionários um ambiente com uma jornada de trabalho justa, salubre e controlada, equipamentos necessários, acessibilidade a portadores de deficiência física, entre outras ações.

Crescimento na carreira

Outro fator é que é possível que as empresas contribuam para o crescimento e desenvolvimento de seus colaboradores, incentivando-os a aprimorarem suas habilidades, no sentido de obterem o sucesso desejado em suas carreiras profissionais. É uma forma de fazer com que as pessoas se sintam mais valorizadas pela organização e contribuam para que esta alcance os resultados desejados.

Clima organizacional

Mais uma questão que ajuda a promover a qualidade de vida no é relacionada com o clima organizacional. Sabemos que os profissionais passam majoritariamente seu tempo dentro da empresa, logo, é essencial que eles se sintam à vontade para exercerem suas atividades da melhor maneira possível.

Por isso, é fundamental que as empresas promovam ações de integração e respeito mútuo entre os colaboradores, para garantir assim que haja um clima organizacional harmônico para todos.

Como vimos, é claro que a empresa é responsável por promover a qualidade de vida no ambiente de trabalho, mas os colaboradores também têm suas funções para que isso aconteça. Vamos conferir:

Foco

Um colaborador focado e comprometido com seu trabalho sofre menos interferências negativas do ambiente. Assim, consegue ter ainda mais qualidade de vida em seu local de trabalho.

Além disso, conversas paralelas sobre a vida dos colegas de trabalho só prejudicam o ambiente. Por isso é importante afastar-se dessas pessoas e buscar eliminar esta conduta, pois isso pode prejudicar não só o funcionário, mas também a empresa no geral.

Trabalhar bem em equipe

O trabalho em equipe é uma das habilidades mais exigidas pelas empresas e uma das principais maneiras de garantir a qualidade de vida no trabalho. Ou seja, o profissional que deseja trabalhar em um ambiente estável, deve colaborar com seus colegas e buscar aprender também.

Prazos e horários

Cumprir prazos e horários faz parte de atender as demandas com qualidade, além de evitar estresses entre colaboradores e gestores. Assim, é necessário que o funcionário evite ao máximo quaisquer tipos de atrasos, para poder reivindicar melhores formas de trabalho e para que tenha também ainda mais qualidade de vida na empresa.

Relações interpessoais

Manter boas relações interpessoais com os colegas e superiores torna o ambiente melhor e mais favorável para a execução das atividades profissionais.

Além do aspecto pessoal, a QVT é fundamental para o desenvolvimento profissional dos colaboradores, tanto dentro como fora do ambiente da empresa.

Gostou do conteúdo e acredita que poderá ajudar outras pessoas? Compartilhe em suas redes sociais!

Que tal receber uma notificação sempre que lançarmos um novo artigo ou atualização? Assine nossa Newsletter agora.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Assine nossa Newsletter agora