fbpx

Técnica Pomodoro

Compartilhe:

Você já ouviu falar na técnica Pomodoro? É uma técnica bastante utilizada para auxiliar na organização do trabalho ou estudos e fazer com que a pessoa “renda” mais. Consiste em cronometrar os tempos em que você trabalha e descansa com o intuito de aumentar a sua concentração nos trabalhos e estudos. Em 1988 o italiano Francesco Cirillo criou essa metodologia, utilizando um timer de cozinha em formato de tomate (por isso o nome Pomodoro), para organizar suas tarefas. Ao perceber os resultados positivos, a divulgou em 1992.

Vamos ver a seguir como essa técnica funciona e as suas vantagens!

Método Pomodoro consiste em dividir o tempo de trabalho ou estudo

Como a técnica funciona?

Primeiro as tarefas a cumprir são definidas. Depois, se realiza uma atividade por 25 minutos, com total concentração, sem distrações interrupções. Quando acabar o tempo, deve haver um descanso de 5 minutos, assim, sucessivamente até que as duas horas desse ciclo sejam completadas. Como “recompensa”, você pode descansar por 15 ou 30 minutos dependendo da sua disponibilidade de tempo.

Durante essas pausas, é interessante não fazer nada que requeira muito esforço mental, caso contrário, sua mente não será capaz de reorganizar e integrar o que você aprendeu ou realizou. O descanso é necessário para que, no próximo “pomodoro” você possa cumprir sua tarefa com disposição e eficiência. Nesse intervalo, você pode levantar, caminhar um pouco, fazer um alongamento… ou pode comer algo, beber um copo d’água, dar uma olhada nas suas notificações das redes sociais, assistir a um videoclipe ou apenas relaxar da forma que achar melhor.

Uma dica é anotar as distrações que podem ser internas (como sentir fome, precisar ir ao banheiro, etc) ou externas (como alguém te chamar, um barulho de celular, sons da rua, etc).

Nesse momento de descanso, o cérebro libera dopamina, neurotransmissor responsável pelo prazer e felicidade, e trazendo a sensação de recompensa. O mecanismo do nosso cérebro funciona o tempo todo esperando por recompensas. Por isso os intervalos entres os pomodoros são fundamentais para deixar o cérebro “respirar” e aumentar a agilidade mental.

As principais vantagens do método Pomodoro:

– Aliviar a ansiedade;

– Aumentar o foco e a concentração por meio da redução das interrupções;

– Potencializar a conscientização das decisões;

– Amplificar a motivação e mantê-la constante;

– Reforçar a determinação para atingir os objetivos;

– Melhorar o processo de trabalho.

E aí, já conhecia essa técnica? Compartilhe com um amigo!

Que tal receber uma notificação sempre que lançarmos um novo artigo ou atualização? Assine nossa Newsletter agora.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Assine nossa Newsletter agora