fbpx

Porque dar autonomia para a sua empresa é tão importante?

Compartilhe:

Muitas vezes, os administradores têm medo de dar plena autonomia à sua equipe. Medo de que, ao capacitar os funcionários, eles se tornem insubordinados e livres demais para tomar decisões.

Pois veja que dar autonomia à sua equipe não significa, necessariamente, que irá acontecer uma revolução ou que tentarão “roubar” o teu lugar! Se você ainda pensa assim, infelizmente, talvez seu modelo de gestão esteja preso em algum lugar do passado.

Uma equipe com autonomia pode obter resultados mais positivos, uma vez que se sentem menos pressionados.

Dar liberdade é uma ótima ideia!

Dar liberdade é sinônimo de ser um líder moderno, seguro de si, atento ao desenvolvimento pessoal da equipe. É compreender que seus funcionários não estão ali apenas para cumprir ordens, mas são os motores que levarão a empresa a crescer.

Os resultados dessa independência são bons para ambas as partes – para você, o gerente, e para os colaboradores! Confira quais as vantagens de dar autonomia à sua equipe:

1) Tornar a equipe mais motivada

Os colaboradores ficam muito mais motivados ao se sentirem parte importante dos processos. Dar autonomia resulta em profissionais confortáveis e confiantes, que sabem que a empresa precisa de seus serviços e consideram válidas suas opiniões.

2) Ensina a andar sobre as próprias pernas

Com mais autonomia, a equipe perde o medo de errar. Pratique uma tarefa perfeitamente e aprenda com seus erros (mas você não pode perdê-lo de vista, é claro! Esteja sempre disponível para ajudá-lo e ensiná-lo quando ele precisar).

3) Maior conhecimento e capacitação

Direta ou indiretamente, o funcionário aprende mais, visto que ele estará mais necessitado de buscar conhecimento para exercer suas atividades, seja com o gerente, na internet ou em documentos organizacionais; capacitando-se mais e mantendo-se atualizado.

4) Testar o nível técnico da equipe

Ao deixá-los trabalhar “mais livremente”, é mais fácil saber onde estão os erros e acertos de cada colaborador, identificando desenvolvimentos e corrigindo processos.

5) Mostrar confiança em sua equipe

Colocar grandes responsabilidades nas mãos dos funcionários requer muita confiança por parte da administração. Isso mostra que você acredita no potencial e na integração de sua equipe.

6) Exercer liderança

Cabe a você, gestor, derrubar os paradigmas para que a equipe tenha liberdade para se tornar produtiva. Desenvolva ideias criativas e inovadoras para ajudar seu negócio a progredir.

7) Incentivo ao trabalho em equipe (e a integração é um presente!)

Ao trabalhar a autonomia da equipe, eles se sentem mais responsáveis ​​e se unem para encontrar soluções para os problemas, ao invés de perder tempo procurando o culpado pelos erros. Ao trabalhar em sincronia, os funcionários ficam mais unidos, engajados e o ambiente melhora – muito!

8) Redistribuir tarefas que antes dependiam apenas de você

Dar autonomia também simplifica sua vida como gestor. Você pode compartilhar algumas atividades com os funcionários que você pensava que apenas os gerentes poderiam fazer, tornando sua vida um pouco mais fácil. O controle de ponto eletrônico é um bom exemplo disso.

Usando Sonoda Ponto, você dá mais autonomia à sua equipe ao permitir que ela própria faça alterações, correções e envie certificados e ao fornecer acesso transparente aos indicadores de presença. Mais autonomia para sua equipe e menos trabalho para você!

Viu só? Dar mais autonomia aos seus funcionários pode ser a solução para muitos problemas! Então, se você ainda não pratica isso em sua empresa, comece a colocar em prática aos poucos e note a diferença.

Que tal receber uma notificação sempre que lançarmos um novo artigo ou atualização? Assine nossa Newsletter agora.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Assine nossa Newsletter agora