fbpx

Biometria facial no controle de ponto e suas vantagens

A biometria facial é uma das tecnologias atuais mais promissoras em segurança de dados. Além de auxiliar no acesso e registro de ponto dos funcionários, é uma excelente ferramenta antifraude, já que é praticamente impossível de ser burlada.

Se você ainda não pensou em agregar essa ferramenta de proteção e conveniência em sua empresa, agora é o momento!

Confira nesse artigo o que é exatamente a biometria facial e quais suas principais vantagens.

Biometria facial é de grande auxílio para o acesso e registro de ponto dos funcionários.
Biometria facial é de grande auxílio para o acesso e registro de ponto dos funcionários.

O que é biometria facial?

Antes de falar sobre o que é a biometria facial, precisamos esclarecer, primeiramente, o que é a tecnologia da biometria em si.

A biometria é um método de reconhecimento a partir de características físicas das pessoas. Como cada pessoa é única e singular, esses aspectos físicos permitem um reconhecimento exclusivo a partir do cadastro realizado. O exemplo mais comum e mais utilizado de biometria é a impressão digital.

Assim, a tecnologia de reconhecimento facial é apenas mais uma das soluções que utiliza-se da biometria.

Existem várias outras ferramentas que utilizam-se do conceito, como:

  • Reconhecimento de voz;
  • Leitura da íris;
  • E as já mencionadas: reconhecimento da digital e biometria facial.

Vamos entender melhor sobre como é o processo de mapeamento do rosto.

Como o reconhecimento facial funciona?

Em nossos rostos, existem cerca de 80 pontos nodais. Eles são as variáveis que nos tornam únicos.

Os pontos nodais nada mais são do que a distância entre os olhos, a curvatura e espessura dos lábios, cicatrizes e marcas expressivas, o comprimento do nariz, dentre outras muitas características interpessoais.

Isso tem tudo a ver com o processo de reconhecimento facial, visto que a captação das feições que esse tipo de tecnologia utiliza passa por todos esses vários pontos encontrados no rosto.

Dessa forma, um mapa completo de nossa estrutura facial consegue ser criado, permitindo a identificação e validação por meio dessa variável de biometria.

O grau de precisão deste modelo vem crescendo cada vez mais. Segundo o Instituto Nacional de Padrões e Tecnologia dos EUA, a precisão da biometria foi de 96 para 99,8% apenas entre os anos de 2014 e 2018.

Através do aperfeiçoamento da tecnologia, durante o método de reconhecimento biométrico, os pontos nodais são analisados e, então, uma imagem tridimensional é formada e criptografada de maneira que o sistema reconheça imediatamente a pessoa.

Exemplos de onde a biometria é utilizada atualmente:

Como já mencionado acima, a biometria garante a segurança das pessoas de diversas maneiras. Inclusive, falaremos também sobre o aplicativo de ponto eletrônico que também utiliza dessa tecnologia.

Porém, além do aplicativo de ponto eletrônico, confira a seguir uma lista de segmentos que já fazem uso da biometria facial:

  • Bancos e agências, com o objetivo de possuir mais um recurso de defesa para a prevenção de fraudes;
  • Caixas eletrônicos, com o intuito de agilizar os processos e torná-los seguros para os clientes;
  • Condomínios e clubes, substituindo outros métodos de controle de acesso e facilitando o cadastro de moradores e visitantes.
  • Aeroportos, onde o reconhecimento facial por foto compara a foto do passaporte e dos passageiros, presencialmente, em tempo real;
  • Laboratórios e outros locais com rigorosos controles de acesso;
  • Na análise e identificação de suspeitos pela polícia, comparando imagens capturadas e o banco de dados da instituição.

O Brasil já conta com várias iniciativas, inclusive, de órgãos governamentais, como o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Por conta do distanciamento social, devido à pandemia do coronavírus, o órgão implantou um projeto de teste de biometria facial para os beneficiários que necessitam realizar a prova de vida — que acontece anualmente.

O reconhecimento facial, feito pelo aplicativo do INSS, deu um salto de conveniência aos beneficiários. Em distanciamento social ou não, essa foi uma novidade mantida mesmo após a reabertura dos postos de atendimento do INSS.

As vantagens que pudemos ver, como praticidade, segurança e agilidade, são aplicáveis também para a rotina corporativa, como é o caso da biometria no controle de ponto, confira:

Biometria facial no controle de ponto

Uma alternativa prática, segura e que evita filas para registrar o ponto! É só entrar no aplicativo, selecionar a opção de marcação de ponto, aproximar o rosto diante do dispositivo de biometria facial, e em segundos ocorre o reconhecimento a partir do banco de dados do sistema.

Além de bastante praticidade para a marcação de ponto, a biometria facial contribui com o cálculo de horas, auxiliando o trabalho do RH, já que o processo todo é automatizado e alinhado com a empresa.

Vantagens da biometria facial no controle de ponto

Além de todas já destacadas, existem, ainda, várias outras vantagens em adotar a ferramenta da biometria facial no controle de ponto. Veja:

Evita fraudes

Como mencionamos diversas vezes ao longo desse artigo, biometria e segurança caminham lado a lado. O reconhecimento facial do funcionário que está batendo o ponto evita que existam fraudes na marcação, uma vez que apenas seu rosto que está cadastrado no banco de dados o garante acesso.

Acompanhamento em tempo real

Através da ferramenta de reconhecimento facial, a equipe de RH consegue acompanhar as marcações de cada jornada em tempo real, já que os dados são atualizados automaticamente.

Compatibilidade com a legislação trabalhista

Além de tecnologia de ponta, a biometria facial necessita estar de acordo com a legislação trabalhista vigente. E, para isso, você pode contar com as soluções biométricas mais atuais do mercado que estão em constante atualização para estarem compatíveis com as leis.

Modernização

Outro fator vantajoso é que o investimento em novas tecnologias agrega valor qualitativo à sua empresa.

Além de uma solução prática e benéfica no cotidiano, a biometria facial favorece seu valor no mercado, a partir desse trabalho simples e que é capaz de integrar as informações com outros departamentos.

Implementação facilitada

E, finalmente, mas não menos importante, vale ressaltar o quanto esse tipo de investimento é fácil de ser implementado na rotina da sua empresa. É uma solução simples, cuja configuração é feita em pouco tempo e a utilização é imediata e intuitiva.

Conheça o controle de ponto com biometria facial da Sonoda Ponto!

Como pudemos ver, a biometria facial é uma ferramenta versátil e precisa, e é capaz de desenvolver a sua empresa de maneira simples e efetiva. Conheça a Sonoda Ponto!

Nosso sistema é moderno, prático e seguro, além de contar com essa grande ferramenta, a biometria facial.

Quer saber mais? Entre em contato e conheça nosso aplicativo para a sua empresa!

Que tal receber uma notificação sempre que lançarmos um novo artigo ou atualização? Assine nossa Newsletter agora.

0 resposta em “Biometria facial no controle de ponto e suas vantagens”

Assine nossa Newsletter agora