O que é Design Thinking e como aplicá-lo em sua empresa

Devido a constante busca por soluções imediatas e resultados melhores, muitos gestores têm investido cada vez mais em técnicas e abordagens com o intuito de estimular o desenvolvimento pessoal e profissional dos colaboradores, além de desenvolver o pensamento crítico e criativo diante dos problemas de toda rotina.

Com um mercado mutável e saturado, trabalhadores passam a conviver com o dia a dia cada vez mais agitado, suportando muitas vezes a pressão por resultados imediatos com o máximo de eficiência e produtividade. Com isso, o termo “design thinking” vem se fortalecendo diante das organizações. Mas, afinal, o que é design thinking e como ele funciona na prática? Confira a seguir!

Design thinking vem sendo uma ferramenta cada vez mais utilizada no mercado
Design thinking vem sendo uma ferramenta cada vez mais utilizada no mercado

O que é o design thinking, afinal?

Ao longo do tempo, os gestores começaram a perceber que é preciso estar aberto a mudanças e ter um olhar diferenciado para o mercado. Assim surgiu o design thinking, que nada mais é do que uma abordagem que soluciona os problemas através de maneiras criativas e modernas.

A abordagem faz uso do pensamento crítico e criativo para organizar informações e ideias e tomar decisões precisas e corretas. O principal objetivo do design thinking é focar no usuário e melhorar seu feedback.

Como funciona?

Para entender melhor como funciona o design thinking, temos que separá-lo em algumas questões como:

Quem?

Quem são seus clientes? Para quem você fornecerá trabalho? Compreender o seu público é de extrema importância para o exercício da empatia, que é a chave para um bom relacionamento entre sua empresa e os clientes.

O que?

Diz respeito às definições de seus projetos. Qual é o foco da sua empresa? O que você estima? Respondendo a essas questões fica mais fácil definir seus objetivos e encará-los com clareza.

Como?

Essa é a fase de pensar nas idealizações de seus projetos. Defina maneiras de como você e seus colaboradores podem lidar com as situações. Faça um brainstorm com a sua equipe para alinhar ideias. Pense em soluções criativas e inclusivas.

Por que?

Essa é a fase em que você coloca em prática e testa todas as respostas às perguntas anteriores e, através dos feedbacks, você estuda se vale a pena continuar seguindo essa linha ou se está na hora de renovar na estratégia.

Como aplicar o design thinking na rotina da empresa?

Agora que você já sabe do que se trata essa metodologia e a sua importância para garantir melhores resultados em seu negócio, confira maneiras para colocá-lo em prática:

Através da equipe de vendas

A equipe de vendas, além de criar estratégias para engajar os clientes, deve buscar soluções criativas e inovadoras para o processo de persuasão. Através do design thinking, a equipe desenvolve a habilidade da empatia, que nada mais é do que se colocar no lugar do consumidor e enxergar suas necessidades, assim conseguindo oferecer o produto ideal no momento correto.

Na busca de soluções por parte dos gestores

Quais são os maiores problemas internos e externos do negócio? Quais erros a equipe de vendas está cometendo? Como alcançar melhores resultados e desempenho?

Através de uma análise antecipada, o gestor é capaz de encontrar soluções totalmente inovadoras sem continuar seguindo estratégias ultrapassadas e que não geram resultados positivos. O design thinking permite que o empreendedor encontre uma solução para seus problemas de forma colaborativa e coletiva, ou seja, que seus stakeholders (interessados) participem integralmente do desenvolvimento de produtos, criação de estratégias, enfim, do processo de multidisciplinaridade como um todo.

Em oportunidades de negócio

Identificar os pontos fortes e fracos da concorrência é o melhor caminho para fazer diferente e fazer melhor. Ferramentas como a análise SWOT e o benchmarking podem auxiliar o gestor no processo de estratégias e criação de produtos ou serviços com base nas reais necessidades e percepções de valor do cliente, e não por meio de pressuposições ou análises estatísticas.

Gostou do artigo? Fique de olho em nosso blog para ficar por dentro de nossos conteúdos!

Que tal receber uma notificação sempre que lançarmos um novo artigo ou atualização? Assine nossa Newsletter agora.

0 resposta em “O que é Design Thinking e como aplicá-lo em sua empresa”

Assine nossa Newsletter agora