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O que é Design Thinking e como aplicá-lo em sua empresa

Devido a constante busca por soluções imediatas e resultados melhores, muitos gestores têm investido cada vez mais em técnicas e abordagens com o intuito de estimular o desenvolvimento pessoal e profissional dos colaboradores, além de desenvolver o pensamento crítico e criativo diante dos problemas de toda rotina.

Com um mercado mutável e saturado, trabalhadores passam a conviver com o dia a dia cada vez mais agitado, suportando muitas vezes a pressão por resultados imediatos com o máximo de eficiência e produtividade. Com isso, o termo “design thinking” vem se fortalecendo diante das organizações. Mas, afinal, o que é design thinking e como ele funciona na prática? Confira a seguir!

Design thinking vem sendo uma ferramenta cada vez mais utilizada no mercado
Design thinking vem sendo uma ferramenta cada vez mais utilizada no mercado

O que é o design thinking, afinal?

Ao longo do tempo, os gestores começaram a perceber que é preciso estar aberto a mudanças e ter um olhar diferenciado para o mercado. Assim surgiu o design thinking, que nada mais é do que uma abordagem que soluciona os problemas através de maneiras criativas e modernas.

A abordagem faz uso do pensamento crítico e criativo para organizar informações e ideias e tomar decisões precisas e corretas. O principal objetivo do design thinking é focar no usuário e melhorar seu feedback.

Como funciona?

Para entender melhor como funciona o design thinking, temos que separá-lo em algumas questões como:

Quem?

Quem são seus clientes? Para quem você fornecerá trabalho? Compreender o seu público é de extrema importância para o exercício da empatia, que é a chave para um bom relacionamento entre sua empresa e os clientes.

O que?

Diz respeito às definições de seus projetos. Qual é o foco da sua empresa? O que você estima? Respondendo a essas questões fica mais fácil definir seus objetivos e encará-los com clareza.

Como?

Essa é a fase de pensar nas idealizações de seus projetos. Defina maneiras de como você e seus colaboradores podem lidar com as situações. Faça um brainstorm com a sua equipe para alinhar ideias. Pense em soluções criativas e inclusivas.

Por que?

Essa é a fase em que você coloca em prática e testa todas as respostas às perguntas anteriores e, através dos feedbacks, você estuda se vale a pena continuar seguindo essa linha ou se está na hora de renovar na estratégia.

Como aplicar o design thinking na rotina da empresa?

Agora que você já sabe do que se trata essa metodologia e a sua importância para garantir melhores resultados em seu negócio, confira maneiras para colocá-lo em prática:

Através da equipe de vendas

A equipe de vendas, além de criar estratégias para engajar os clientes, deve buscar soluções criativas e inovadoras para o processo de persuasão. Através do design thinking, a equipe desenvolve a habilidade da empatia, que nada mais é do que se colocar no lugar do consumidor e enxergar suas necessidades, assim conseguindo oferecer o produto ideal no momento correto.

Na busca de soluções por parte dos gestores

Quais são os maiores problemas internos e externos do negócio? Quais erros a equipe de vendas está cometendo? Como alcançar melhores resultados e desempenho?

Através de uma análise antecipada, o gestor é capaz de encontrar soluções totalmente inovadoras sem continuar seguindo estratégias ultrapassadas e que não geram resultados positivos. O design thinking permite que o empreendedor encontre uma solução para seus problemas de forma colaborativa e coletiva, ou seja, que seus stakeholders (interessados) participem integralmente do desenvolvimento de produtos, criação de estratégias, enfim, do processo de multidisciplinaridade como um todo.

Em oportunidades de negócio

Identificar os pontos fortes e fracos da concorrência é o melhor caminho para fazer diferente e fazer melhor. Ferramentas como a análise SWOT e o benchmarking podem auxiliar o gestor no processo de estratégias e criação de produtos ou serviços com base nas reais necessidades e percepções de valor do cliente, e não por meio de pressuposições ou análises estatísticas.

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