fbpx

Como fazer a nova prova de vida do INSS após as novas regras

Compartilhe:

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) possui novas regras em vigor para a prova de vida dos segurados. Os aposentados e pensionistas não precisam mais sair de casa para comprovar que estão vivos, garantindo o direito aos benefícios.

Por conta dessa mudança, o INSS não pode mais exigir que a prova de vida seja feita nas agências da Previdência Social ou nos bancos que pagam os benefícios previdenciários aos segurados. Além disso, todo o processo agora pode ser feito de forma digital. Confira a seguir alternativas para fazer a prova de vida:

Mudança de regras permite que sejam utilizados bases de dados públicos e atos como votação nas eleições e vacinação para fazer a prova de vida.
Mudança de regras permite que sejam utilizados bases de dados públicos e atos como votação nas eleições e vacinação para fazer a prova de vida.

Quais são as alternativas para realizar a prova de vida?

A prova de vida poderá ser realizada através dos seguintes meios:

  • Acesso ao aplicativo Meu INSS com o selo ouro ou outros aplicativos e sistemas dos órgãos e entidades públicas que possuam certificação e controle de acesso, no Brasil ou no exterior;
  • Realização de empréstimos consignados, efetuado por reconhecimento de biometria;
  • Atendimento presencial nas agências do INSS
  • Reconhecimento biométrico nas entidades ou instituições parceiras das agências do INSS;
  • Perícia médica através de telemedicina (consulta médica online) ou presencial e no sistema público de saúde (SUS) ou rede conveniada;
  • Comprovantes de vacinação;
  • Cadastro ou recadastramento nos órgãos de trânsito ou segurança pública;
  • Através das alterações do Cadastro Único, somente quando for efetuada pelo responsável pelo grupo;
  • Votação nas eleições;
  • Emissão ou renovação de documentos como passaporte, carteira de identidade, carteira de motorista, carteira de trabalho, alistamento militar ou outros documentos oficiais que necessitem da presença física do usuário ou reconhecimento biométrico;
  • Recebimento do pagamento de benefício com reconhecimento biométrico;
  • Declaração de Imposto de Renda como titular ou dependente.

Apesar de não ser mais obrigatória, a prova de vida tradicional ainda pode ser feita. Além disso, também continua ativa a prova de vida através da biometria facial feita com a base de dados do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) e do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Quais foram as mudanças no INSS?

A principal mudança ocorreu pois o INSS ficou encarregado de fazer um cruzamento de informações para confirmar que o titular do benefício realizou algum ato registrado em bases de dados da autarquia ou mantidas e administradas pelos órgãos públicos federais, estaduais e municipais. Essas ações devem ter acontecido nos 10 meses posteriores a data do último aniversário do beneficiário.

O governo ainda informou que, durante esse intervalo entre um aniversário e outro do titular, o INSS terá a obrigação de encontrar a prova de que ele está vivo.

Caso não haja movimentação no período estipulado, o cidadão terá de fazer a prova de vida da maneira em que preferir entre as citadas acima. Se houver algum entrave no processo, o beneficiário será notificado, no mês anterior ao de seu aniversário, sobre a necessidade de realização da prova de vida.

Como consultar os benefícios do INSS?

Uma das maneiras mais fáceis de consultar os benefícios do INSS é através da central de atendimento por telefone, discando o número 135. Ao ligar, será necessário informar o número do CPF e confirmar algumas informações cadastrais, a fim de evitar fraudes. O atendimento está disponível de segunda a sábado, das 7h às 22h;

O segurado pode também acessar o site Meu INSS, que reúne diversos serviços digitais. Após fazer o login, na tela inicial, clique no serviço de “Extrato de Pagamento” e você terá acesso ao seu extrato e todos os detalhes sobre o pagamento do benefício;

Além dessas duas formas, a consulta do benefício também pode ser feita através do aplicativo Meu INSS, disponível para Android iOS. Para ter acesso às informações, basta preencher os campos de login e senha, como no acesso pelo site, e então, todos os serviços disponíveis e histórico das informações do beneficiário serão listados.

Gostou desse artigo? Acompanhe nosso blog para ficar por dentro de todos os conteúdos!

Que tal receber uma notificação sempre que lançarmos um novo artigo ou atualização? Assine nossa Newsletter agora.

0 resposta em “Como fazer a nova prova de vida do INSS após as novas regras”

Assine nossa Newsletter agora