fbpx

Estagiários: Saiba quais os seus direitos dentro da empresa

Diversas empresas disponibilizam oportunidades de estágios aos estudantes, uma vez que é uma atividade necessária para a formação do futuro profissional. Ao realizar esse tipo de contratação, as relações entre o concedente e o estagiário não são regidas pela Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) como as demais contratações, (sendo os direitos do estagiário diferente dos contratados) e, sim, pela Lei N. 11.788/2008.

Por conta disso, há direitos e deveres que precisam ser seguidos por ambas as partes, a fim de regularizar essa relação. A empresa deve estar atenta aos direitos do estagiário para não correr o risco de ocorrer uma relação trabalhista irregular, assim como o estagiário também deve estar ciente de seus direitos perante lei.

Confira nesse artigo quais são esses direitos:

Estagiários podem ser ótimos colaboradores se bem orientados.
Estagiários podem ser ótimos colaboradores se bem orientados.

Oficializando o estágio

A futura relação entre aluno e empresa deve ser formalizada através de um contrato de estágio, o Termo de Compromisso de Estágio. Esse contrato geralmente é elaborado pela empresa, validado pelo aluno e pela instituição onde está matriculado.

Mas, além da assinatura do contrato, é necessária compatibilidade entre as questões do Termo de Compromisso e as atividades do estagiário antes de poder oficializar o estágio. O estudante também precisa estar regularmente matriculado em uma instituição de ensino e apresentar frequência nas aulas.

Termo de compromisso

O Termo de Compromisso de Estágio precisa ter, ao menos, essas informações:

  • identificação das três partes envolvidas;
  • responsabilidades de cada uma;
  • área e objetivo do estágio;
  • plano de atividades e jornada;
  • vigência do próprio Termo;
  • motivos para eventual rescisão unilateral;
  • valores da bolsa e do auxílio-transporte;
  • benefícios oferecidos pela empresa.

Remuneração

As leis determinam que uma bolsa-auxílio seja oferecida aos estagiários (com exceção dos estágios obrigatórios pela instituição de ensino), que varia de acordo com o horário (o estágio pode ser de 4 ou 6 horas) e com as descrições no Termo de Compromisso. Além disso, a empresa deve custear os deslocamentos do estudante com o vale-transporte, valor separado da bolsa.

Redução da jornada de trabalho nos dias de prova ou atividades acadêmicas

A carga horária máxima para estágio é de 30 horas. Porém, em época de prova, caso o estagiário sinta necessidade, ele tem direito de reduzir em 50% sua jornada. Essa redução ocorre visando o bom desempenho do estudante e está prevista na legislação citada, tornando o estágio compatível com o aprendizado do estudante.

Férias

30 dias de recesso são disponibilizados após 1 ano de estágio, que funcionam como as férias e podem ser divididos em 15 dias em períodos diferentes ou de uma só vez. As férias do estagiário também devem ser remuneradas naturalmente como um mês normal de atividade, com o auxílio transporte que não será pago durante esse descanso.

Caso o tempo de estágio seja menor do que 12 meses, o período de recesso deve ser proporcional aos dias trabalhados.

Desligamento

O desligamento de um estagiário funciona como a demissão nas relações trabalhistas. A iniciativa pode partir tanto da empresa quanto do estagiário e, nesse caso, não existe aviso prévio ou compensações por qualquer uma das partes. É um exercício de vontade que deve estar previsto no Termo de Compromisso de Estágio dentre os direitos do estagiário e da empresa.

Assim como na CLT, o desligamento é oficializado e indica que o estagiário não possui mais vínculos com a empresa. Podendo, assim, ir atrás de novas bolsas e oportunidades!

Gostou deste post? Fique de olho em nosso blog para mais conteúdo como esse!

Que tal receber uma notificação sempre que lançarmos um novo artigo ou atualização? Assine nossa Newsletter agora.

0 resposta em “Estagiários: Saiba quais os seus direitos dentro da empresa”

Assine nossa Newsletter agora