fbpx

Produtividade no Home Office

Compartilhe:

O home office é uma forma de trabalho remoto. Portanto, o colaborador não precisa estar pessoalmente na empresa para continuar exercendo suas funções, vamos explorar neste artigo formas de aumentar a produtividade neste modelo de trabalho da nova era.

Muitas empresas já estão acostumadas a ver o home office como uma oportunidade de economizar no aluguel de espaço, por exemplo. Além disso, a tecnologia tornou muito mais fácil gerenciar pessoas remotamente, o que torna esse formato de trabalho ainda mais confortável.

Por outro lado, alguns gestores ainda não aceitam totalmente a ideia, temendo que haja queda na produtividade das equipes.

Embora um funcionário precise de disciplina e comprometimento ao trabalhar remotamente, existem algumas práticas que um empregador deve seguir para incentivar o envolvimento de sua equipe.

Portanto, vamos falar sobre o que os funcionários e gerentes podem fazer para aumentar a produtividade durante o home office.

É necessário se organizar para conseguir ser produtivo em home office ou teletrabalho.
É necessário se organizar para conseguir ser produtivo em home office ou teletrabalho.

Como aumentar a produtividade no home office?

Se você não está acostumado com o home office, fique tranquilo: é normal perder um pouco de produtividade nos primeiros dias. Por outro lado, existem coisas que você pode fazer para voltar ao seu ritmo normal e até melhorá-lo. Acompanhe os próximos tópicos conosco.

Criar uma rotina

Claro, a tarefa em casa é muito diferente de trabalhar cara a cara, mas criar uma rotina pode ajudá-lo a se organizar melhor.

Acorde antes do início do trabalho, troque de roupa, tome um café.

Outra coisa que o ajuda a manter o foco é escolher um canto da casa para usar como escritório, de preferência um lugar tranquilo, claro e confortável.

Ser responsável

A distância não diminui a necessidade de entregar resultados, diminui? Portanto, nunca se esqueça de que seu trabalho é muito importante para os resultados financeiros do negócio.

A responsabilidade pelo seu trabalho é de todos, e estar ciente disso não só contribui para a qualidade do seu trabalho, mas também permite que vejam que o resultado do seu trabalho faz a diferença em toda a empresa.

Por isso, mesmo em casa, dedique-se realmente ao trabalho durante o expediente, cumprindo o seu papel no fluxo interno do negócio.

Respeitar os horários

Trabalhando em casa não se pode perder de vista que cada entrega que você faz é muito importante e faz parte de outros processos.

Os intervalos para almoço e aqueles intervalos no escritório para olhar pela janela e tomar um café são muito importantes para a concentração e a produtividade.

E é claro que você não pode parar de trabalhar para atualizar a série, não é?

Evitar distrações

Tente não deixar a TV ligada, pois a tentação de espiar de vez em quando pode levar a erros e perda de foco.

Além disso, tente deixar seu celular em silêncio, evitando também olhar para suas redes sociais privadas.

Se você mora com outras pessoas, peça que falem com você apenas sobre o essencial durante o horário de trabalho, para que você não se perca.

Como as empresas podem ajudar a aumentar a produtividade dos funcionários?

Reduzir a renda de um funcionário é uma grande objeção ao home office. Mas, ao contrário do que pensam alguns gestores, o negócio tem muito a ver com a produtividade das equipes e o comprometimento com o trabalho remoto. E o que você pode fazer para ajudar sua equipe? Descubra nos próximos tópicos.

A estratégia é sua melhor amiga para aumentar a produtividade

A primeira coisa que recomendamos é uma estratégia para organizar a forma como as ações serão realizadas, de curto a longo prazo.

Certifique-se de que este plano chegue também aos seus colaboradores, pois evitará, por exemplo, especulação, ansiedade e sentimentos de alienação.

Forneça ferramentas

Profissionais que geralmente têm mais probabilidade de administrar um escritório doméstico geralmente executam suas tarefas por meio do computador. Portanto, todos precisam de softwares e ferramentas específicos para realizar o trabalho, como o Pacote Office, Java e Adobe.

Qualquer que seja a ferramenta necessária, cabe à empresa garantir o acesso a ela para os funcionários. Além disso, existem algumas ferramentas gratuitas que podem ajudar a organizar as rotinas de seus colegas de trabalho, como ferramentas de gerenciamento de projetos, serviços de colaboração em nuvem, planilhas, etc., e seria ótimo compartilhá-las com eles.

Eles não desaparecem

O distanciamento social não é desculpa para não falar com sua equipe. Existem muitas ferramentas de comunicação empresarial por aí, e uma delas certamente atenderá às suas necessidades.

Além das ferramentas para perguntas rápidas, também existem várias para reuniões online e teleconferências.

Afinal, as conversas em equipe são essenciais para manter todos focados. cada um percebe sua importância no fluxo de trabalho.

Seja um bom líder

Por falar em comunicação, é muito importante que você fique perto de seus funcionários (mentalmente!) E apoie-os em suas rotinas de trabalho.

  • Crie metas e marcos reais porque entender o que você precisa realizar com seu trabalho aumenta o engajamento dos funcionários;
  • Estabeleça datas de entrega claras e ajude a definir o horário de trabalho de seus funcionários, priorizando para que a rotina se torne mais organizada;
  • Esteja aberto para ouvir perguntas, medos e ideias. Assim, além de valorizar o funcionário, você pode receber ideias interessantes;
  • Realizar reuniões 1:1, ou seja, reuniões entre gerente e funcionário individualmente, e entender a situação e particularidades de cada um;
  • Se possível, relaxe com seu time com um happy hour online ou até jogue algo como Stop, por exemplo. Para tornar mais divertido, escolha atividades que se adaptem à sua equipe, ou melhor: pergunte a eles o que seria legal.

O gerenciamento remoto de viagens é mais fácil do que você pensa

Sonoda Ponto tem a solução completa para controlar seu tempo, confira:

Colaboradores remotos

Nosso sistema coleta todas as informações de que você precisa, gerando pontos de espelho com apenas alguns cliques, contando valores de horas extras, mantendo o controle de prazos e saldos bancários por hora e muito mais.

Nosso aplicativo para funcionários é super simples e intuitivo e você pode definir a quais informações da jornada de trabalho eles terão acesso.

Gostou desse artigo? Acompanhe nosso blog para mais conteúdos como esse!

Que tal receber uma notificação sempre que lançarmos um novo artigo ou atualização? Assine nossa Newsletter agora.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Assine nossa Newsletter agora