fbpx

Como configurar seu smartphone para o trabalho

Uma das maiores revoluções tecnológicas da última década foi a chegada e o domínio dos smartphones no ambiente de trabalho. Atualmente, é difícil encontrar alguém que não tenha o aparelho no bolso, e a combinação de acessibilidade e conectividade torna essa ferramenta extremamente versátil!

O uso inteligente dos celulares pode facilitar a colaboração da equipe, aumentando a segurança e a eficiência dentro da empresa.

Mas antes de aderir a utilização dos dispositivos móveis em sua empresa, você deve seguir algumas dicas importantes para garantir a sua segurança e a de sua equipe.

Confira a seguir 4 dicas para configurar seu smartphone adequadamente a um ambiente profissional:

Aprenda como deixar o smartphone apropriado para ser utilizado dentro da empresa
Aprenda como deixar o smartphone apropriado para ser utilizado dentro da empresa

1. Proteja a conexão do smartphone com a Internet

Enquanto um computador em um escritório pode contar com a infraestrutura segura da rede corporativa, um smartphone pode ser transportado para vários locais.

Desta forma, pode ser conectado a diferentes tipos de redes, como antenas de internet pública, residencial, 4G ou wi-fi. Essa transição de uma rede para outra pode deixar alguns dados importantes expostos a ataques de interceptação de dados.

Para evitar a possibilidade de vazamento de informações, precisamos instalar um aplicativo VPN no dispositivo e ativá-lo em segundo plano criptografando as conexões.

Em seguida, é importante acessar as configurações do dispositivo e as opções de “certificados” ou “perfis de configuração” para garantir que nenhum aplicativo estrangeiro tenha as configurações de rede instaladas no dispositivo.

2. Proteja os arquivos em seu smartphone para o trabalho

Outra possibilidade real que devemos estar atentos ao usar smartphones para armazenar dados confidenciais é a possibilidade de o dispositivo ser roubado ou perdido. Para reduzir a dor de cabeça dessas situações, existem certas técnicas para garantir a integridade dos dados.

A primeira delas é a criptografia de arquivos, que garante que nenhuma informação possa ser lida sem uma senha. No iPhone, basta habilitar uma senha forte para criptografar os dados.

No Android, a criptografia é habilitada por padrão, mas ao usar um cartão de memória, você precisa ir até as configurações de segurança e escolher a opção “criptografar cartão de memória”. Além disso, em dispositivos Samsung, é interessante ativar a opção “Pasta segura” do pacote de segurança Knox.

Com a criptografia habilitada, também é interessante ativar os recursos de biometria, caso estejam disponíveis em seu smartphone, priorizando o reconhecimento de impressões digitais e o scanner 3D facial. A opção de reconhecimento facial que usa apenas a câmera frontal não é segura o suficiente e não deve ser usada se houver outras alternativas.

Finalmente, para dados particularmente sensíveis, há a opção de usar aplicativos de armazenamento seguro, como KeepSafe e OneDrive Secure Storage, que adicionam uma camada extra de criptografia. Portanto, mesmo se alguém encontrar a senha do celular, não conseguirá acessar os arquivos.

3. Gerenciamento remoto e localização

Outras tecnologias que podem ser extremamente úteis para telefones celulares comerciais são o gerenciamento remoto de smartphones, rastreamento de localização e opções de configuração automática.

Em dispositivos iOS, esses recursos são chamados de Find My iPhone e Mobile Device Management (MDM). Aplicativos como o Google Find My Device e Android Device Policy são populares no Android.

Os recursos de rastreamento remoto permitem que você rastreie seu dispositivo via GPS em um mapa em caso de roubo ou perda. Também é possível apagar remotamente todos os dados, disparar um alarme e controlar os tempos de ativação.

Por outro lado, plataformas de gerenciamento remoto e perfis de gerenciamento de dispositivos móveis são usados ​​para configurar dispositivos corporativos para entrega aos funcionários. Esses recursos permitem que o administrador instale aplicativos rapidamente em todos os dispositivos, crie senhas seguras, compartilhe dados relevantes e bloqueie o uso quando necessário.

4. Controle de tempo via smartphone e automação

Outros benefícios de um dispositivo configurado para o ambiente corporativo são as comodidades que apenas um smartphone pode oferecer.

Você pode usar um aplicativo de cronometragem, por exemplo, para registrar os horários de chegada e partida do trabalho. Em alguns casos, como a Sonoda Ponto, o aplicativo também oferece upload de documentos, análise de localização, informações agregadas como horários de trabalho e pausas, o que permite maior controle e mais facilidade no dia a dia.

Também é possível e investir na classe de eletrônicos da Internet das Coisas, que, controlada por smartphones, possibilita soluções automatizadas e inteligentes. Por exemplo, você pode desligar o ar condicionado assim que todos saem do escritório, receber lembretes personalizados de tarefas pendentes, iluminação da sala de controle e muito mais tudo isso diretamente de um smartphone para o trabalho propriamente configurado.

Usar smartphones como ferramentas de negócios tem o potencial de aumentar a produtividade e a satisfação sem comprometer a segurança e o controle da empresa.

Gostou desse artigo? Fique por dentro do nosso blog para ter acesso a mais conteúdos como esse! 🙂

Que tal receber uma notificação sempre que lançarmos um novo artigo ou atualização? Assine nossa Newsletter agora.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Assine nossa Newsletter agora