fbpx

Engajamento dos colaboradores, como medir?

Hebert H. Martins

Hebert H. Martins

Assistente de Marketing, Redator, Editor de conteúdo, Criador de conteúdo e apaixonado pela cultura pop.
Compartilhe:
Neste artigo veremos a importância de se ter colaboradores engajados e como medir o nível de engajamento dos seus colaboradores.
Veja a importância de se ter funcionários mais engajados e confira formas de medir isso.

Antes de pensar em como medir o engajamento dos colaboradores

Vamos ver alguns pontos sobre a importância de se ter uma equipe que trabalha feliz, qual o impacto disso para a empresa e como é possível aumentar o engajamento dos colaboradores.

No mundo competitivo de hoje, é fundamental que as empresas saibam como manter e melhorar a produtividade dos funcionários. Portanto, não há melhor maneira de garantir que seus objetivos sejam alcançados, a não ser construir uma cultura organizacional e medir o envolvimento dos funcionários.

Mas nem todo mundo sabe como resolver esse problema. Portanto, aqui está tudo o que você precisa saber sobre isso e como realizar essas ações. Veja mais!

Capacite e incentive os colaboradores

Para criar um ambiente de trabalho onde os funcionários se sintam-se responsáveis pelo próprio envolvimento com os objetivos do negócio, é preciso investir na satisfação dos profissionais da empresa, clientes e fornecedores. Isso garante que você esteja ciente do que está sendo feito.

Portanto, é fundamental investir no treinamento dos funcionários e incentivá-los a dar o melhor de si. Uma boa maneira de entender como fazer isso é examinar casos de sucesso, como os que mencionamos abaixo.

Ação bem sucedida

Uma empresa que se tornou referência global em engajamento de funcionários é a Disney. Sua principal estratégia é focar na formação de líderes e enfatizar o papel que cada líder desempenha. Isso geralmente significa investir em treinamento específico voltado para mais criatividade, tecnologia, cultura e muito mais o que como subsequência traz um maior índice de engajamento dos colaboradores.

Um exemplo nacional é a Natura, que investe em capacitação avançada para os colaboradores, além de treinamento prático, política de saúde e informações econômicas. Como resultado, a produtividade pessoal é melhorada e se reflete diretamente nos lucros do negócio.

No entanto, uma estrutura analítica é necessária para rastrear essa evolução no envolvimento dos funcionários. Então, como você mede esse fator?

Existem várias ferramentas que podem auxiliar no processo de monitoramento do engajamento dos colaboradores na empresa.

Muitos deles fornecem uma variedade de informações que facilitam a visibilidade dessa situação e dão aos gerentes a oportunidade de desenvolver planos de ação. Aqui estão algumas citações para explicar como eles podem ser usados.

1. Appraisd

Esta é uma ferramenta de avaliação que pode enfatizar habilidades, objetivos, progresso, planos de desenvolvimento e muito mais. Portanto, esta plataforma permite o feedback de toda a equipe de uma forma mais dinâmica e entediante.

2.BetterWorks

Você pode monitorar o desempenho de cada funcionário de acordo com uma hierarquia decrescente ou crescente com base nas metas definidas pela empresa. Portanto, o histórico gerado permite criar planos individuais.

3. Oracle Taleo

A grande vantagem dessa ferramenta é que você pode acompanhar o desempenho profissional desde o processo de recrutamento. Isso porque facilita uma visão mais ampla de sua receita ao longo do tempo.

4. Reviewsnap

O Reviewsnap fornece um painel onde os funcionários podem rastrear suas pontuações e receber remuneração, além de avaliações de desempenho individuais. Essa é uma forma mais interativa e dinâmica de abordar esse processo, pois incentiva cada especialista a avaliar seu desempenho e focar nas áreas de melhoria.

Ao investir em sistemas que suportam esse processo, você pode investigar seus dados e monitorar melhor o engajamento dos colaboradores em seus objetivos de negócios. Analise sua estratégia atual para ver como essas ferramentas podem ajudá-lo a avaliar melhor o desempenho dos funcionários.

Ficou com alguma dúvida? Consulte nosso suporte agora.

Que tal receber uma notificação sempre que lançarmos um novo artigo ou atualização? Assine nossa Newsletter agora.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Assine nossa Newsletter agora