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Controle de ponto portátil: saiba o que é e seus benefícios!

Hebert H. Martins

Hebert H. Martins

Assistente de Marketing, Redator, Editor de conteúdo, Criador de conteúdo e apaixonado pela cultura pop.
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Fazer o controle de ponto pelo celular não é coisa do futuro, é coisa do presente! Confira o artigo e descubra tudo o que diz a lei sobre controle de ponto portátil.
Fazer o controle de ponto pelo celular não é coisa do futuro, é coisa do presente!

A tecnologia no mundo corporativo se uniu de várias maneiras. Existem vários processos que simplificam, otimizam as rotinas dos funcionários e reduzem custos. Entre eles está um controle de quadro de horários portátil.

O formato aprovado pelo Ministério do Trabalho não obriga a empresa a arcar com os custos de aquisição e manutenção de determinado aparelho. Portanto, os trabalhadores podem gravar suas viagens diretamente de seus smartphones. Além de econômica, essa solução beneficia seu negócio.

Listamos quatro pontos para que você possa entender por que precisa adotar essa ferramenta o mais rápido possível. Siga-nos para mais detalhes!

O que é gerenciamento de ponto portátil?

Quando falamos em portabilidade, entendemos que é móvel e permite que você saia das instalações sem perder a conexão. E isso é exatamente o que são as marcações de tempo portáteis. É um sistema de gestão de assiduidade que permite trabalhar de qualquer local com Internet, podendo registar os dados de controle de ponto e de horários de trabalho dos trabalhadores de escritório ou de trabalhadores remotos.

O RH pode acessar o gerenciamento de marcação portátil por meio de um computador e da Internet de qualquer lugar. Além disso, os funcionários também podem acessar seu sistema de relógio de ponto de qualquer lugar, desde que a empresa possa acessá-lo usando seus dispositivos móveis. Este padrão de ponto só é possível graças ao ponto digital!

O que a lei diz sobre o controle de ponto portátil?

As portarias 1510 e 373 permitem o uso de sistemas alternativos de gerenciamento de tempo e presença, como relógios digitais e relógios vestíveis. Cada um tem suas próprias especificações e é garantido por lei que registre o tempo dessa forma.

A primeira portaria é a 1.510, publicada pelo MTE em 2009. Esta portaria regulamenta o uso de pontos eletrônicos. A Portaria 373 foi publicada em 2011 e regulamenta o uso de alternativas de gestão de controle de ponto alternativo. Algumas dessas versões incluem o uso de pontos digitais, que também são portáteis.

Quanto custa um sistema portátil de gestão e controle de ponto?

Uma coisa é certa! Os sistemas de ponto portáteis são muito mais baratos do que os relógios analógicos ou manuais marcadores de hora. Os relógios de controle de ponto requerem a compra de equipamentos e a instalação do sistema, mas para relógios de controle digitais e portáteis, tudo o que você precisa fazer é selecionar um pacote e baixar a plataforma para o seu dispositivo móvel.

Você pode ter uma ideia do preço aqui em nossa página. Isso inclui opções que dependem do número de funcionários em sua empresa.

Benefícios do gerenciamento de atendimento portátil

Você pode monitorar as viagens de seus funcionários de qualquer lugar

Você pode pensar que a cronometragem portátil pode não ser um benefício, já que monitorar os movimentos dos funcionários é função do RH.

No entanto, a gestão dos cargos de administração diretamente vinculados a este especialista e ao conselho de administração é normalmente efetuada pelos administradores e proprietários da empresa. Por um lado, se o RH pode acessar esse registro a qualquer hora, em qualquer lugar, você também pode.

Por exemplo, você pode ver se um determinado funcionário está presente com antecedência, mesmo antes de se levantar, conforme planejado no dia anterior.

O processo será mais ágil

Atualmente, já existem aplicativos que fornecem aos gerentes e funcionários informações em tempo real sobre seu banco de horas. Dessa forma, as empresas que adotam políticas de remuneração podem gerenciar rapidamente esses dados e tomar ações para evitar o desperdício de recursos. O pagamento de horas extras será reduzido – e isso tem um impacto direto no bom funcionamento do negócio.

Portanto, evita-se que os profissionais de RH paralisem os departamentos para a contagem desses períodos.

Ao automatizar processos burocráticos e torná-los mais ágeis, as empresas podem se concentrar em um desempenho mais estratégico. Eles pensam e promovem estratégias para atrair e reter talentos.

A empresa gerencia as horas de trabalho com precisão

A maioria das empresas gasta mais do que o necessário para fazer horas extras e perder produtividade com minutos não utilizados no meio do caminho entre o trabalho e seu relógio digital, ou com mostradores manuais utilizáveis.

Os trabalhadores também registram suas impressões digitais, formando uma linha na frente do dispositivo todos os dias tanto no começo como no final da jornada diária de trabalho. Portanto, os controles portáteis permitem que os profissionais criem as gravações de que precisam agora em suas estações de trabalho. Essa prática reduz fraudes, protege empregadores e funcionários e evita que problemas de registro desperdicem dias úteis.

Você pode bater ponto de qualquer lugar

Se sua empresa tiver funcionários externos, como vendedores e representantes, um sistema de ponto portátil permite que esses profissionais registrem suas horas trabalhadas com precisão. Por exemplo, alguns aplicativos, como o Sonoda Ponto WEB, oferecem um sistema de prevenção de fraudes que garante a segurança dos documentos em caso de auditoria e uma cerca digital que garante que os funcionários só possam fazer o registro caso estejam no raio da área designada. E a vantagem não para por aí! Os controles de planilha de horas portáteis também otimizam os tempos da folha de pagamento.

Mobilidade

Os sistemas portáteis de ponto e gestão são apresentados como uma solução empresarial que retém recursos externos. Existem trabalhadores que devem trabalhar fora das instalações físicas, como representantes ou porque têm uma política de home office.

Nesse contexto, esses indivíduos registram sua viagem por meio de um smartphone, laptop ou tablet. Para fazer isso, basta usar a Internet. Esses dados, bem como o local e o horário, são enviados diretamente para o RH da empresa.

Ressalta-se que esses dispositivos podem estar disponíveis no ambiente de trabalho, dispensando a necessidade de configurar pontos biométricos e mantê-los conectados à rede elétrica ao longo do dia.

Funciona contra fraudes

Alguns de nossos funcionários ainda podem dar aquelas famosas enroladas no final do turno. Mas por que? Para que a empresa pague alguns minutos extras no banco de horas ou no final do mês.

Uma solução é estabelecer uma política de que a atividade deve terminar em um horário específico.

Além disso, a disponibilização de dispositivos próximos ao setor permite reduzir a carga associada a este longo tempo de trabalho. Os pontos móveis dispensam a instalação de equipamentos adicionais, o que torna as contramedidas mais viáveis. A empresa não precisa comprar vários dispositivos: podendo serem utilizados smartphones e tablets que a empresa já possui ou o dos próprios funcionários.

Gerenciar melhor os recursos humanos

A tecnologia de gestão de ponto portátil oferece melhor controle dos recursos humanos. Na verdade, quando um funcionário cria esse registro, os dados são transferidos em tempo real para o responsável pela gestão desta atividade.

Dessa forma, as empresas podem esperar maior proteção em relação à legislação trabalhista. Isso também permite que os funcionários sejam realocados rapidamente em caso de absenteísmo ou de atraso.

Baixo custo de implementação e uso

Com um sistema de gerenciamento e controle de ponto portátil, não há necessidade de adquirir equipamentos adicionais. Portanto, se todos os funcionários tiverem um smartphone ou se a empresa tiver um bom plano de celular que permita comprar um aparelho quase de graça, basta fazer uma assinatura mensal.

Também exclui os custos de energia e reduz a agressão ao meio ambiente com redução do uso de papéis, ao contrário do rolo de papel e dos pontos eletrônicos que exigem manutenção e devem estar conectados a uma tomada 24 horas.

Otimização de rotina

Gerenciar as horas dos funcionários não é apenas calcular as horas de trabalho e fazer os pagamentos correspondentes no final do mês. A área de recursos humanos deve manter a equipe informada sobre as horas extras, remunerações acumuladas e dirimir as dúvidas que surgirem. Assim como gerenciar e administrar tudo para evitar erros que prejudiquem o negócio.

Conforme mencionado ao longo do texto, esta tecnologia permite que os dados sejam comunicados em tempo real à um servidor baseado em nuvem, resultando em aquisição de dados ágil. Além disso, os funcionários têm um rastreamento de sua jornada, o que permite que eles próprios controlem a jornada de trabalho.

Os sistemas portáteis de horário e atendimento são uma realidade que pode ser adotada por empresas de todos os tamanhos.

Como resultado, um processo seguro, ágil e lucrativo se tornou um slogan de negócios para o sucesso.

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