O termo Business Partner surgiu para nomear a união entre a gestão de RH e a área de negócios. O profissional atua com papel similar ao de um gerente da empresa, atentando-se ao foco, atuação e necessidade de cada área, a fim de garantir a sustentabilidade no ambiente de trabalho.
O Bussiness Partner auxilia gestores e líderes a tomar decisões mais estratégicas e mediar as relações entre a liderança e seus liderados.
Quer saber como um BP pode ajudar a melhorar a qualidade dos projetos do seu negócio? Confira nesse artigo!
De onde veio a ideia de criar o Business Partner?
O conceito foi trazido na década de 80 pelo estadunidense David Ulrich, especialista em gestão de pessoas. Ulrich quem definiu que a principal missão do Business Partner é fazer com que o desenvolvimento humano e os resultados financeiros caminhem lado a lado em uma só estratégia.
O primeiro livro que abordou o termo Business Partner foi o Human Resource Champions (Os Campeões de Recursos Humanos). Na obra, Ulrich frisa a importância de manter o RH conectado às áreas de negócio das organizações.
Quais as funções de um BP?
As funções do Business Partner podem ser resumidas nas seguintes atividades:
- trabalho como consultor de alta gestão;
- elo entre gestores e equipes de diversas áreas dentro de uma empresa.
Como mencionamos anteriormente, a presença desse profissional é fundamental para garantir um clima organizacional agradável, colaborando para que os objetivos do negócio sejam alcançados com mais agilidade. É inevitável que as orientações do Business Partner também colaborem para o crescimento profissional de cada um, impactando diretamente na formação de uma equipe com alto desempenho. Para que isso aconteça, o BP deve promover a parceria do RH com dois tipos de público: líderes e colaboradores.
Líderes e gestores precisam considerar o planejamento estratégico e financeiro, garantir recursos e monitorar os resultados daqueles que lideram. Em outras palavras, a liderança exige que os profissionais desempenhem inúmeras e diferenciadas tarefas;
Os colaboradores, mesmo que sejam profissionais capacitados, precisam estar constantemente motivados. Motivação e engajamento são palavras de ordem para empresas interessadas em garantir níveis satisfatórios de produtividade. Para isso, estabelecer uma boa comunicação é fundamental.
Ao atuar como uma ponte entre o RH e as corporações, o BP ajuda o RH a se posicionar de forma mais estratégica. Isso ajuda a resolver problemas causados por atividades malsucedidas dentro das corporações — esses problemas afetam diretamente os resultados dos negócios.
Os profissionais dessa função utilizam ferramentas para ajudar os gestores e seus funcionários a realizar seu trabalho com eficiência. Seu trabalho é direcionar as ações de RH e orientar a empresa no uso dessas ferramentas. Ao fazer isso, eles reforçam a ideia de que cada tarefa é extremamente importante e que todos devem realizar com pressa. Isso garante que a empresa não perca tempo ou recursos.
Ao remover o estresse de muitos aspectos dos ativos da organização, eles podem funcionar de forma completa e eficiente. Isso afeta positivamente toda a organização.
Quais as habilidades necessárias de um Business Partner?
Para que você entenda melhor as vantagens que um parceiro de negócios pode trazer para a atuação de sua empresa, é necessário articular as competências dos profissionais que exercem essa função.
Além de entender os processos internos da empresa, um bom BP precisa ser um profissional flexível, com visão estratégica, habilidades interpessoais e boa capacidade de tomada de decisão. Ele precisa estabelecer uma comunicação eficaz entre recursos humanos, funcionários e liderança em todas as áreas que fazem o negócio funcionar.
Mas não são apenas as habilidades pessoais que fazem um grande parceiro de negócios. Conheça algumas das habilidades técnicas que esse profissional precisa:
- a atuação desse profissional demanda conhecimentos suficientes sobre finanças e administração;
- experiência e formação na área de gestão de pessoas, visto que seu trabalho está diretamente relacionado às funções de Recursos Humanos;
- domínio de recursos e ferramentas: já que o objetivo é otimizar a rotina da empresa, é fundamental ter conhecimento sobre os recursos que promovam a agilidade dos processos internos.
Como o Business Partner ajuda na obtenção dos resultados positivos?
As competências e funções do parceiro de negócios mostram que ele não é apenas um profissional dentro da empresa. A BP atua como uma aliada do RH, ajudando os profissionais a desenvolverem as habilidades necessárias para gerenciar o relacionamento entre as equipes e propondo ferramentas que facilitem o dia a dia de todos.
É fácil destacar que esse profissional é uma das figuras-chave para o sucesso da empresa no relacionamento com seus colaboradores, ponto essencial para o alcance dos resultados desejados. Sem um diálogo eficaz, a eficácia do processo não pode ser garantida.
Nesse contexto, é preciso considerar que o mundo corporativo está sempre em transformação. A tendência é que as relações se tornem mais humanas e menos burocráticas e formais. Portanto, é necessário garantir essa proximidade. Caso contrário, as empresas podem ter problemas com a retenção de talentos – o que gera custos e metas inatingíveis.
Um bom BP está preparado para treinar as equipes da empresa e apresentar soluções para identificação e retenção de talentos, e, além de fornecer ferramentas para garantir a motivação e o desenvolvimento dos colaboradores, também oferece uma proposta de valor que promove maior interação entre gestores e subordinados.
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