fbpx

Conheça os principais direitos trabalhistas

Compartilhe:

Os direitos trabalhistas são aqueles garantidos por lei a todos os trabalhadores, independentemente de sua forma de contratação ou atividade profissional. Eles visam proteger o trabalhador e assegurar condições justas e dignas de trabalho.

No Brasil, os direitos trabalhistas estão previstos na Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), que é um conjunto de normas que regulamentam as relações de trabalho no país. A CLT abrange questões como jornada de trabalho, férias, salário, horas extras, licenças, entre outras.

Confira quais são os principais direitos trabalhistas

Salário e benefícios

Um dos principais direitos trabalhistas é o salário, que deve ser pago ao trabalhador pelo empregador em troca do seu trabalho. O salário mínimo é o valor mínimo estabelecido por lei que um trabalhador deve receber, e serve como referência para o cálculo de outros direitos trabalhistas, como férias e 13º salário.

Jornada de trabalho e pausas

Outro direito trabalhista importante é a jornada de trabalho, que estabelece o número máximo de horas que um trabalhador pode trabalhar por dia ou por semana. A jornada de trabalho também inclui o intervalo intrajornada, que é o período de descanso concedido ao trabalhador durante a jornada de trabalho.

Férias e licenças

Os trabalhadores também têm direito a férias, que são períodos de descanso remunerado a cada 12 meses de trabalho. Além disso, os trabalhadores têm direito ao 13º salário, que é uma parcela extra de salário paga no final do ano.

Outros direitos trabalhistas incluem o direito à licença por motivo de doença ou acidente, o direito à licença-maternidade e paternidade, e o direito à aposentadoria.

EPIs

Além desses direitos, os trabalhadores também têm direito a condições de trabalho seguras e saudáveis, incluindo equipamentos de proteção individual (EPIs) e treinamento adequado para exercer suas funções de maneira segura.

É importante lembrar que esses direitos trabalhistas são garantidos por lei e devem ser respeitados pelos empregadores. Em caso de violação desses direitos, o trabalhador pode procurar a Justiça do Trabalho para buscar a reparação dos danos sofridos.

Gostou desse artigo? Confira nosso blog para ficar por dentro de mais conteúdos como esse!

Que tal receber uma notificação sempre que lançarmos um novo artigo ou atualização? Assine nossa Newsletter agora.

0 resposta em “Conheça os principais direitos trabalhistas”

Assine nossa Newsletter agora